Sites premium 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
O Homem e a Oração  (03-08-2017)
Intuição  (03-08-2017)
Textos para reflexão  (03-08-2017)
Natureza Mistica  (06-07-2017)
Vikings - Runas  (06-07-2017)
Referências  (06-07-2017)
Meus Rituais  (06-07-2017)
Musicoterapia  (06-07-2017)
Microcosmo Místico  (06-07-2017)
Meditação em Mantras  (06-07-2017)

Rating: 2.6/5 (213 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




Incensoterapia
Incensoterapia

sites premium

 

Os antigos sábios eram muito cautelosos e minuciosos em relação aos rituais, na preparação do ambiente, dos elementos, do incenso e dos ingredientes apropriados que tenham relação com o astro que rege o dia, com os aromas que interfiram na nossa aura e com o meio ambiente em que vivemos. No passado o incenso autêntico era uma resina produzida a partir do córtex do olíbano, árvore da família Burseraceae, (Boswellia serrata) que era extraída por incisão do seu tronco e que apenas três mil famílias de sabeus (antigo povo árabe) conheciam e cultivavam. O incenso era recolhido somente depois que a resina secava e endurecia. Durante muito tempo os comerciantes de incenso mantiveram a sua procedência desconhecida tanto que até recentemente acreditava-se que viesse da Índia. As rotas do comércio do Incenso eram mantidas em total segredo, muitas lendas acabaram se desenvolvendo a partir dos grandes riscos que eram assumidos pelos donos das caravanas que atravessavam os lugares mais inóspitos. Era um comércio sagrado, muitos dos coletores eram eunucos ou castos, pois era sabido que se a resina fosse colhida por um homem que tivesse tido contato sexual com mulheres durante uma fase lunar, tornaria o incenso acre ou rançoso. Outra lenda dizia respeito aos guardiões na forma de enormes serpentes aladas que cada árvore possuía, e que eram devidamente afastadas delas com a fumaça produzida pela queima da resina do estoraque. Era um produto tão cobiçado e valioso que os escravos dos comerciantes que colhiam eram obrigados a trabalharem nus para não o roubarem.

Hoje para a maioria dos leigos, convencionou-se denominar "Incenso" toda mistura de componentes aromáticos, embora a maioria não possua incenso em sua formula. Muitos contem resinas, raízes, madeiras, cascas, gomas, flores e até minerais que são usados como material básico para serem queimados e liberarem perfumes dando uma nova atmosfera odorífica aos ambientes. O incenso tradicional é em formato de pequenos grãos ou em pó, já a sua versão em varetas é uma novidade moderna. As resinas são secreções que possuem duas consistências, podem ser sólidas ou semi-sólidas e são produzidas por plantas e árvores. Para saber se são resinas bastam observar se é solúvel em solventes orgânicos, já o gomo-resinas são parcialmente solúveis em qualquer tipo de solvente. Na antiguidade, as resinas eram coletadas de árvores que cresciam na Bacia Ocidental do Mediterrâneo, enquanto o gomo-resinas era colhido de árvores das montanhas no sul da Península da Arábia e na Abissínia (atual Etiópia).  

Os incensos, usados de maneira correta, criam uma atmosfera no ambiente, de energia, equilíbrio e harmonia, que ajuda o ser humano a sintonizar mais facilmente com os planos superiores. O incenso tem a incumbência de levar a prece para o céu. Seu uso é universal, associando o homem à divindade, do finito ao infinito, do mortal ao imortal. Relacionado ao elemento ar representa a percepção da consciência que (no ar) está presente em toda parte. Os diferentes perfumes desempenham um papel de purificação, facilitando a ancoragem. Os incensos, nunca devem ser apagados com um sopro, para que não sejam passadas para ele as impurezas do nosso corpo. Quando sentir que o astral de sua casa está um pouco denso, ande com o incenso por todos os ambientes, chamando pelo nome do seu anjo, ou então faça sua oração de preferência. Sob o aspecto espiritual, a fumaça que sobe significa a transmutação da matéria (carvão) em espírito (aroma) e sua elevação a um plano superior. Esta é a finalidade de um incenso ser aceso, pois a forma-pensamento por ela criada é elevada ao Astral. Dessa forma, ao acender seu incenso tenha sua mente repleta de energias positivas, pois tudo que se eleva (seu pensamento) retorna em energias (dádivas). Se os pensamentos forem negativos por certo não gostaremos dos presentes recebidos.

Os incensos não devem ser queimados a esmo, apenas por queimar ou aromatizar o ambiente. A maneira correta de ascender um incenso é com fósforo, pois representa o elemento fogo, significando o desejo de queimar toda negatividade. A vareta deve ser movimentada  no sentido horário do relógio e ser fixado para a queima na posição vertical.

 

Incensos e os Planetas

 

No Espaço Sideral existe a ESFERA CELESTE, tratada como um modelo geométrico, uma abstração matemática, onde é observado o espetáculo  do Sistema Solar formado pelo Sol, nove planetas e seus satélites, asteróides, cometas e meteoritos, além de poeira e gás interplanetário. Os planetas se dividem em dois grupos: os planetas interiores (Mercúrio, Vênus, Terra e Marte) e os planetas exteriores (Júpiter, Saturno, Urano, Netuno e Plutão). Os interiores são pequenos e compostos, sobretudo de rocha e ferro. Os exteriores (exceto Plutão) são os maiores e se compõem principalmente de hidrogênio, gelo e hélio.

 

Sol - Principais: Artemísia, almiscar, âmbar, amor-perfeito, açafrão, alecrim, arruda, benjoim, camomila, calêndula, canela, cidreira, cravo-da-índia,  freixo, girassol, louro, lírio, maracujá, olíbano.

Lua - Principais: Alecrim, bálsamo, camélia, chapéu de couro, dama da noite, cidreira, eucalipto, lírio branco, mirra, oliveira, papoula, violeta.

Marte - Principais: Artemísia, âmbar, amor-perfeito, arruda, alecrim, absinto, cânfora, cascas de alho, citronela, coentro, carvalho, limoeiro, mangericão, pinheiro, uva.

Mercúrio - Principais: Alfazema, almiscar, anis, canela, capim-cidrão, eucalipto, framboesa, valeriana.

Júpiter - Principais: Anis, aloés, baunilha, carvalho, camomila, cinamono, erva-doce, pitangueira.

Vênus - Principais: Artemísia, aniz estrelado, algodoeiro, cacau, cravo, hortelã, maçã, morango, rosa, violeta, verbena, uva.

Saturno - Principais: Amor-perfeito, cipreste, floral, gengibre, hortelã, laranjeira, melissa.

Urano - Principais: Alfazema, camomila, aniz estrelado, hortelã.

Netuno - Principais: Almiscar, acácia, amor-perfeito, alfazema, cipreste, jasmim, lírio branco, madressilva, orquídea, pinho, rosa, violeta.

Plutão - Principais: Aniz, acácia, amor-perfeito, alecrim, erva-doce, noz-moscada.

 

Hora Oficial Planetária

 

Hora

Domingo

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

Sábado

06h00min

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

07h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

08h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

09h00min

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

10h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

11h00min

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Marte

Lua

Mercúrio

12h00min

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

13h00min

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

14h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua 

Marte

Mercúrio

Júpiter

15h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

16h00min

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

17h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

18h00min

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

19h00min

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

20h00mim

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

21h00mim

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

22h00mim

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

23h00mim

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

24h00min

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

01h00mim

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

02h00mim

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

03h00mim

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

04h00min

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

Mercúrio

Júpiter

05h00min

Mercúrio

Júpiter

Vênus

Saturno

Sol

Lua

Marte

 

Incensos e os Quatro Elementos  

 

Os quatro elementos terra, água, ar e fogo descrevem, do ponto de vista físico, os três principais estados da matéria (sólido, líquido e gasoso) e um processo (fogo) do qual emana luz e calor.

Modernamente sabemos da interconversão destes estados físicos mediado por trocas térmicas, portanto, do ponto de vista científico, a doutrina dos quatro elementos apresenta um modo de avaliar o mundo material. Porém, o seu potencial não se esgota aí, pois cada um destes elementos exerce um papel vital no modo de vida: na terra (no solo) acontece a germinação das sementes e a planta precisa também de água e luz para crescer. O ser humano não pode viver sem água e ar. O fogo, fornecendo luz e calor ao homem, é fundamental, para toda transformação tecnológica da humanidade. Resumindo, a doutrina dos quatro elementos explica do ponto de vista material os fenômenos conhecidos. A Doutrina Esotérica define: dentro do simbolismo mágico os elementos são os componentes básicos de tudo o que existe. Esses quatro elementos – Terra, Ar, Fogo e Água – são ao mesmo tempo visíveis e invisíveis, físicos e espirituais. A partir desses elementos todas as coisas foram formadas, de acordo com o pensamento mágico. Nosso conhecimento científico atual, que sustenta haver muitos outros "blocos de construção", não contraria este princípio, é apenas uma versão mais elaborada. Eles são mais que elementos físicos, mais que o que nós vemos e sentimos, eles são simbólicos de ambos os atributos físicos, espirituais e emocionais. Todos os elementos têm certas características, mas talvez eles tenham um significado mais profundo desde que você explore seus sentimentos relativos a eles.

 

Elemento Fogo

 

O Elemento Fogo corresponde ao Plano Intuitivo (intuição ou a capacidade de antecipar o futuro através de imagens e insight). Entendimento imediato ou não de qualquer situação: Almiscar, alfazema, absinto, alecrim,  âmbar, bálsamo, canela, carvalho, coco, cravo, cravo-da-índia, erva-cidreira, girassol, heliotrópio, hortênsia, limão, louro, lótus, lírio, ópium, olíbano, patchouli, rosa, sândalo, violeta.

Constelações

Áries – Principais: Alfazema, almiscar, antúrio, alecrim, angélica, bálsamo rosa, bico-de-papagaio, bergamota, cravo, canela, cipreste, cidreira, dália, gerânio, gérbera, lima, limão, maracujá, mirra, ópium, papoula, rosa musgosa,  sândalo, violeta.

Leão – Principais: Alecrim, âmbar, almiscar, amor-perfeito,   camomila, canela, cedro, côco, cidreira, funcho, girassol, heliotrópio, lótus, lírio amarelo, narciso, noz moscada, ópium, rosa branca, sândalo vermelho,  patchouli, sálvia.

Sagitário - Principais: Alfazema, baunilha, alecrim, amor-perfeito, cedro, cravo-da-índia, canela, carvalho, hortênsia, jasmim, miosótis, rosa musgosa, sândalo amarelo, violeta.

 

Elemento Ar

 

Plano Mental – Elemento Ar (o pensamento maior/menor capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior/menor interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar):  Angélica, azaléa,  eucalipto, hortelã, jasmim, junquilho, lavanda, limão, maçã, morango, noz-moscada, orquídea, rosa, sândalo, verbena, videira, violeta.

Constelações

Gêmeos Principais: Angélica, alfazema, azaléia, alecrim, âmbar, amor-perfeito, acácia, açucena, baunilha, canela, citronela, eucalipto, hortelã, jasmim, junquilho, lavanda, limão, louro, malva, margarida, orquídea, rosa, verbena, todas as flores que nascem espontaneamente. 

Libra Principais: Angélica, amor-perfeito, benjoim, cedro, camomila, calêndula, citronela, cidreira, erva--doce, eucalipto, girassol, laranjeira, jasmim, limão, maçã, morango, orquídea, rosa, violeta, verbena, videira.

AquárioPrincipais: Copo-de-leite, cedro, citronela,  eucalipto, hortênsia, íris, jasmim, flores do campo,  orquídea azul, papoula, rosa musgosa, strelítzia, violeta.   

 

Elemento Terra

 

Plano Físico – Elemento Terra (a sensação ou a capacidade de lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de expressar suas sensações ou sentidos físicos):Alecrim, arruda, bálsamo, benjoim, camomila, canela, capim cidrão, cravo, cipreste,  eucalipto, flor-da-noite, flores do campo, gengibre, hortelã, jasmim, limão, lírio, noz-moscada,   mandrágora, orquídea, pinho, rosa,  verbena, violeta.

Constelações

Touro Principais: Alfazema, amor-perfeito, açucena, arruda, almiscar, aniz estrelado, camomila, canela, cravo, cipreste, eucalipto, flor-da-noite, hortelã, jasmim, lírio, limão, maracujá, margarida, magnólia, orquídea, pinho, romã, rosa amarela, sândalo, verbena, violeta.

VirgemPrincipais: Alfazema, açucena, amor-perfeito, angélica, aniz estrelado, bálsamo, benjoim, cravo da índia, canela, camélia, flores do campo, jasmim, lírio, louro, lótus,  madressilva, noz-moscada, orquídea, poejo, rosa musgosa, sândalo, valeriana, verbena, violeta.

CapricórnioPrincipais: Amor-perfeito, alecrim, arruda, âmbar, aniz estrelado, almiscar, bálsamo, benjoim, cravo, eucalipto, jasmim, lótus, lírio, noz-moscada, orquídea, pinho, sândalo vermelho, violeta.

 


Elemento Água

 

Plano Emocional  - Elemento Água (o sentimento maior ou menor capacidade de expressar sentimentos e emoções, maior ou menor capacidade de envolvimento com pessoas, ambientes e atividades: Alecrim, acácia, amor-perfeito, aniz, bálsamo, eucalipto, flor-do-campo, flores minúsculas, jasmim, lírio branco, limão, lótus, maçã, papoula, rosa, violeta. 

Constelações

CâncerPrincipais: Alfazema, amor-perfeito, açafrão, âmbar, acácia, aniz, cânfora,  copo-de-leite, camomila, flores minúsculas, jasmim, junquilho, limão, lírio branco, maçã, rosa branca,  ruibarbo, patchouli,  violeta.

Escorpião Principais: Almiscar, amarilis, aniz, bálsamo-rosa, bromélia, cânfora, eucalipto, flor-do-campo, gladíolo, limão, lótus, mirra, melissa, ópium, papoula, rosa musgosa.

PeixesPrincipais - Amor-perfeito, alecrim, alfazema, aniz, café, cânfora, jasmim, laranjeira, limão, lótus, menta, mirra, ópium, papoula, rosa branca, sândalo amarelo, tabaco, violeta.

 

Decanatos

 

 

Divisão de cada signo em três. Cada signo ocupa 30º de espaço na eclítica. A cada 10º de um signo, corresponde um decanato, período de, aproximadamente, 10 dias. Cada divisão de um signo mostra três tipos de um mesmo signo, que são regidos cada decanato por um planeta.

 

 Tábua dos Decanatos

 

 

SIGNOS

GRAUS

ELEMENTOS

PLANETA REGENTE

PERÍODO

Áries (fogo)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Áries-Áries
Áries-Leão
Áries-Sagitário

Marte
Sol
Júpiter

21/3 a 31/3
01/4 a 10/4
11/4 a 20/4

Touro (terra)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Touro-Touro
Touro-Virgem
Touro-Capricórnio

Vênus
Mercúrio
Saturno

21/4 a 30/4
01/5 a 10/5
11/5 a 20/5

Gêmeos (ar)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Gêmeos-Gêmeos
Gêmeos-Libra
Gêmeos-Aquário

Mercúrio
Vênus
Urano

21/5 a 31/5
01/6 a 11/6
11/6 a 20/6

Câncer  (água)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Câncer-Câncer
Câncer-Escorpião
Câncer-Peixes

Lua
Plutão
Netuno

21/6 a 30/6
01/7 a 10/7
11/7 a 21/7

Leão (fogo)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Leão-Leão
Leão-Sagitário
Leão-Áries

Sol
Júpiter
Marte

24/7 a 02/8
03/8 a 12/8
13/8 a 22/8

Virgem (terra)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Virgem-Virgem
Virgem-Capricórnio
Virgem-Touro

Mercúrio
Saturno
Vênus

23/8 a 02/9
03/9 a 12/9
13/9 a 22/9

Libra (ar)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Libra-Libra
Libra-Aquário
Libra-Gêmeos

Vênus
Urano
Mercúrio

23/9 a 02/10
03/10 a 12/10
13/10 a 22/10

Escorpião  (água)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Escorpião-Escorpião
Escorpião-Peixes
Escorpião-Câncer

Plutão
Netuno
Lua

23/10 a 02/11
03/11 a 12/11
13/11 a 21/11

Sagitário  (fogo)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Sagitário-Sagitário
Sagitário-Áries
Sagitário-Leão

Júpiter
Marte
Sol

22/11 a 01/12
02/12 a 11/12
12/12 a 21/12

Capricórnio (terra)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Capricórnio-Capricórnio
Capricórnio-Touro
Capricórnio-Virgem

Saturno
Vênus
Mercúrio

22/12 a 31/12
01/1 a 10/1
11/1 a 20/1

Aquário (ar)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Aquário-Aquário
Aquário-Gêmeos
Aquário-Libra

Urano
Mercúrio
Vênus

21/1 a 30/1
31/1 a 09/2
10/2 a 19/2

Peixes  (água)

0º a 10º
10º a 20º
20º a 30º

Peixes-Peixes
Peixes-Câncer
Peixes-Escorpião

Netuno
Lua
Plutão

20/2 a 01/3
01/3 a 10/3

11/3 a 20/3

 

Dias da semana e atributos específicos

 

Domingo – Sol – Saúde, carreira, ambição, diversão, drama, leis, promoções, triunfo, metas, financiamentos, pessoas, Deus, mistérios, crianças, compras, especulações, vendas.

Segunda – Lua - Psicologia, sonhos, projeção astral, criatividade, mistérios, reencarnações, viagens, filhos, público, preocupações, emoções, fluídos, magias, espiritualidade, tudo que pertence à água, astrologia, experiências religiosas.

Terça – Marte – Paixões, coragem, ação, energia, sexo, energia física, esportes, atividades muscular, armas, ferramentas, cirurgias,  soldados, tudo que se refira à mecânica, reparos, jardinagem, princípios.  

Quarta – Mercúrio – sabedoria, oração, comunicação, inteligência, memória, educação, mensagens, escrita, contratos, música, artes visuais, empregados, aprendizado de línguas, astrologia e convívio com amigos.

Quinta – Júpiter – negócios, lógica, problemas sociais, poder político, publicações, religiões, viagens longas, filosofia, publicidade, crescimento, sorte, esportes, expansão, leis, doutores, psicólogos, caridade, estudo, pesquisa.

Sexta – Vênus – amor, romantismo, beleza, amizade, artes, habilidade, harmonia, afetos, relações, companheirismo, alianças, arquitetura, estilistas, bailarinas, desenhistas, música, decoração, compras, festas.

Sábado – Saturno – proteção, karma, morte, manifestação, realidade, sociedade, limites, obstáculos, trabalho difícil, dentista, negócios, sacrifício, separação, justiça, matemática, testamentos, financiamentos, descobertas, transformações, relacionamento com poderosos.

 

Incensos e Religiões

 

Egípcios

Os egípcios eram bastante experientes na fabricação de incenso, sendo o mais conhecido deles o incenso chamado kyphi (ou khiphi), que é uma composição muito elaborada de ingredientes e cuja manufatura era realizada em templos; constituindo em si mesma um ritual bastante secreto e especial.

 

Hinduísmo

Os hindus utilizavam como incenso materiais nativos como benjoim e outras resinas, sementes, raízes, flores secas e madeiras aromáticas. Esses materiais eram queimados em rituais públicos ou em casa. Nos dias atuais, os hindus utilizam o incenso na adoração de deuses.

 

Judaísmo

A queima de incenso só foi introduzida no ritual judaico por volta do séc. VII a.C. Contudo, uma vez adotado, tornou-se cada vez mais importante nos atos de adoração.

 

Gregos

Como os outros povos, os gregos achavam que um aroma doce agradava aos deuses queimado com sacrifícios como oferenda..

 

Budismo

Nos cultos budistas, o incenso é utilizado nas cerimônias de iniciação de monges e constitui parte dos rituais diários dos mosteiros. É oferecido para se obter o apoio dos bons espíritos e é proeminente de festivais.

 

Romanos

Para os romanos, nenhum ritual poderia ser considerado completo sem a queima do incenso. Era utilizado na adoração de deuses e nas cerimônias fúnebres tornando-se símbolo daqueles que renunciaram a fé cristã.

 

Cristianismo

O cristianismo demorou muito a adotar o incenso em seus ritos. O incenso era evitado por estar associado à cerimônias judaicas ou pagãs. Aos poucos, porém, o incenso passou a ser adotado, pois, posteriormente, os teólogos católicos romanos declararam que sua fumaça simbolizava as orações dos fiéis e as virtudes dos santos subindo aos céus.

 

Islamismo

Na religião islâmica não há alusão ao incenso, mas é comum oferecê-lo nos altares dos santos e seu uso é permitido como perfume para uma pessoa falecida.

 

 

Propriedades dos incensos

 

A

Absinto  - Perfume exótico que estimula a imaginação, criatividade e sensualidade. Estimulante geral para eliminar o cansaço mental e físico. Também favorece o amor e a magia. Está associado à destruição de larvas negativas.

Acácia - Evita pesadelos e transmite um sono tranqüilo. Seu efeito é revigorante proporcionando autoconfiança, estimula a espiritualidade e favorece os assuntos de ordem material. É ótimo para purificar ambientes. Usado para revelar aspectos da vida futura, é tranquilizante e estimula o amor sereno e carinhoso.

Açafrão - Fortalece a saúde física, mental e emocional. É utilizado para favorecer as energias e também como medicamento.

Açucena - Harmonização sentimental, dissipação de desavenças.

Alecrim - Estimulante mental ativa a memória dispersando o cansaço da mente, estimula a consciência, animador antidepressivo. Traz saúde e sucesso nos negócios, acalma. É comum ser usado para afastar maus espíritos e oferece também proteção na área profissional e ajuda na recuperação em tratamento de doenças. Estimulante para quem tem dificuldade de memorização traz felicidade e justiça. Exerce uma ação geral de proteção e aumenta a capacidade de aprendizado. Acalma as crianças e atrai o sexo masculino, sendo apontado como ideal para as mulheres que estejam solitárias

Alfazema - Eleva o astral e transmite tranqüilidade. Reativa a alegria, alivia as dores de cabeça e ajuda na depressão. Proporciona equilíbrio emocional, dá coragem para batalhar pelas coisas que se deseja, favorece a prática da oração, aumenta o sentimento de fé. Atua no plano astral eliminando maus fluidos, e as energias negativas nos ambientes.

Aloés - Usado na limpeza Astral, acalma o nervosismo, o cansaço mental, é refresca e re vitaliza, regenera a força física.

Almíscar - Aumenta a sorte e o sucesso, assim como a intuição. Quando usado por mulheres, tem efeitos afrodisíacos. Também estimula a fé, trazendo uma grande confiança no momento de enfrentar problemas. Afrodisíaco, traz sensualidade e atração. Traz tranqüilidade e segurança emocional. Muito usado para ganhos, renovação, resistência. Usado também na cura pelo seu efeito calmante. Dá proteção e é um estimulante psíquico.

Angélica - Aumenta a proteção e a afetividade. Faz aflorar a compaixão e favorece a prática da filantropia. É excelente para purificar ambientes de hospitais, asilos, instituições de caridade, etc. Tem efeitos purificadores amplos: afasta as más vibrações dos ambientes, estimula a cura e ajuda a enxergar os acontecimentos com maior lucidez. Estimula a fé promove a conexão com o reino angelical Fortifica a espiritualidade, limpa o campo energético.

Âmbar - Aguça a sensualidade, favorece a coragem e permite lidar com os deveres de forma mais sensata e responsável. Energiza e revitaliza células danificadas. É usado para proteção dos espíritos e do mau olhado. É uma substancia gordurosa semelhante à cera. É encontrada no estômago e intestinos do cachalote. Em perfumaria é usada como fixador. É um dos melhores incensos que se conhece.

Amor perfeito - Purifica o ambiente, favorece o estudo, amor, elevação das vibrações.

Anis - Destilado a partir de sementes secas e prensadas. Esta erva é encontrada no Oriente e tem perfume fresco e adocicado. São indicados nos casos de cãibras, problemas digestivos e tosses espasmódicas. O anis é relativamente tóxico e por isso deve ser empregado somente com orientação profissional e durante pouco tempo. Atua tanto no nível material quanto no emocional, produzindo estímulo de natureza positiva. Atrai boa sorte.

Arruda - Proteção, Usado a noite, garante um sono mais tranqüilo. Importante filtro contra espíritos negativo, mau olhado, inveja e má sorte. Usado contra energias negativas de ambientes carregados. Intensifica a força de vontade, auxiliando a pessoa que a usa a realizar seus desejos, sejam quais forem.

Artemísia - É a erva da mulher, para recompor o Eu feminino, para ajudar a mulher a se integrar muito mais no seu papel, com sua maternidade e sensibilidade. É ótima para mulheres que precisam ser sempre fortes, ou que não se assumem inteiramente, pois precisam fazer numa grande parte da sua vida, papel de homens. Essas mulheres têm normalmente problemas menstruais. Também é conhecida desde a Antigüidade por ajudar nos partos. A Artemísia deve ser usada por pessoas que constantemente precisam de uma limpeza energética profunda, e quando há necessidade de limpeza profunda de toxinas físicas e energéticas. Infunde alento, ânimo e força, tira logo o cansaço do caminho. Faz aflorar a clarividência.

 

B

Bálsamo - Indicado para harmonizar e acalmar ambientes carregados. Afasta negatividades. Combate à irritabilidade.

Basílico - Usado em casos de infidelidade.

Baunilha - Combate depressão e atitudes impulsivas.

Bálsamo Rosa - Calmante e purificador de ambientes, ajuda nos estudos, no amor e eleva vibrações psíquicas.

Banana - Relaxa a mente, bom para estudantes, provoca a confiança

Baunilha - Facilita a concentração no estudo e estimula o lado intelectual.

Benjoim - Essência extraída da resina - o aroma quente, balsâmico, lembra uma mistura de baunilha e chocolate. Tem propriedade anti-séptica, antidepressiva, expectorante, sedativa e diurética. Empregado nas artrites, ferimentos, tensão nervosa, estresse e, principalmente, nos casos de catarro, bronquite, tosse e resfriado. Aumenta a criatividade, seja em trabalhos artísticos ou escritos. Elimina bloqueios espirituais. Para pedidos de ajuda a Deus. Ajuda a mergulhar em estado de meditação e a encontrar o equilíbrio interno. Também estimula a generosidade, a esperança, a fé e a compaixão.

Bergamota - Desenvolver a força interior, despertando os potenciais de riqueza e sucesso. Usada para desfazerem feitiços e proteger as pessoas de desgraças e perigos físicos. Tem as seguintes propriedades: resistência, sucesso, fortuna.

 

C

Casca de Alho - Usado para eliminar formas negativas de pensamentos obsessivos. Quando se termina um relacionamento amoroso, ou perde-se um ente querido, pode-se defumar a casa uma vez por semana durante um mês para que o sentimento de perda não se transforme em depressão.

Camélia - Atração, afrodisíaca, desperta paixões e sensualidade.

Camomila - Melhora as finanças e acalma emocionalmente. Aumenta a vitalidade física, traz serenidade, favorece os trabalhos criativos e aguça os sensos de responsabilidade e disciplina.

Canela - É indicado para questões financeiras e tranqüiliza o ambiente. Usado em purificação energética de ambientes protegem do "olho-gordo", inveja e outras perturbações. Também é usado para atrair prosperidade. Estimula a sensualidade e favorece os assuntos de ordem material. Também permite conter a agressividade e desenvolver o senso de liderança.

Cânfora - Usada em massagens para relaxamento muscular, vaporizado atua contra o egoísmo, inveja exaustão nervosa e elimina a negatividade. Aumenta a realização emocional e profissional.

Castanheira - Limpeza dos bloqueios a níveis profundos, conexão entre os diversos planos. Ligação harmoniosa entre o espírito e a razão. Ligação com o Eu Superior; aberto para o novo, empenho e aceitação de mudanças.

Cactus - Capacidade de manifestar os sentimentos sem magoar e nem ofender. Otimismo, facilidade de comunicação, fé na providência divina.

Capim Santo - Diminui o lado agressivo. Desenvolve o interior, o perdão e a alegria.

Cedro - Possui propriedades sexuais. Diminui o medo. Tem efeito vigorante Aumenta a força física. Muito indicado para purificar os ambientes, pois atrai vibrações de harmonia. Quanto aos negócios, ajuda a ter sucesso com as vendas. Desperta o apetite sexual.

Cacau - Desativa mal olhado e traz bom fluído, tanto residencial como comercial.

Cereja - Para harmonia do lar ou clima romântico, desenvolvendo a espiritualidade.

Coco - Traz o equilíbrio emocional necessário para a tomada de decisões. Aroma da boa sorte elimina o ódio e a raiva e incentiva o sucesso.

Cipreste - Aroma dos Arcanjos. Propicia um clima de fraternidade, harmonia prosperidade e conciliação. Indicado em reuniões Aumenta a concentração, a firmeza e o equilíbrio. Proporciona fortuna.

Citronela - É um repelente natural contra insetos e desodorizante. Ajuda a atrair novos amigos e clientes, afasta o mal e a negatividade, traz serenidade e tranqüilidade para o lar. Auxilia a digestão e combate a bronquite. Traz vitalidade sexual, sendo indicado como afrodisíaco.

Cravo - Abre os caminhos, atrai dinheiro, destrói as energias negativas reinantes e confere segurança. Protegem de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras. Ajuda a controlar as emoções e a superar o medo e o complexo de inferioridade. Fortalece internamente e afasta o sentimento de rejeição.

Cravo da Índia - Purifica e é utilizado para despertar força, espiritualidade, sensualidade e atração. Protegem de pessoas mal intencionadas, pensamentos negativos subconscientes. É uma das mais poderosas defumações protetoras

Cinamomo - Ideal para limpar residências comerciais e desembaraçar negócios.

Calêndula - Harmonizador da Saúde Física e Emocional.

 

D

Dama da Noite - Usava ofertá-la a deusa do amor (Vênus). Propicia a paixão e atrai novos amores. Ativa o emocional. Ajuda a encontrar pessoas com a mesma afinidade.

Délia vermelha - Paixão e fé na vida. Alegria. Senso de humor. Despertando e desabrochando para o lado mais alegre e otimista da vida. Energia positiva.

Dente -de -leão - Serenidade interior para contatar seu Eu Superior. Atividade física e mental plenas de harmonia e equilíbrio. Relaxamento, tranqüilidade, dinamismo e vitalidade sem excessos e sem desgastes físicos ou mentais. Compreensão e sabedoria para aceitar que cada coisa tem seu tempo e sua hora.

 

E

Erva Cidreira - Confere felicidade e sucesso assim como promove o encontro de verdadeiro amor.

Erva Doce - Eficaz contra o "olho gordo". Também promove a harmonia e paz. O incenso da erva doce é excelente para trabalhos de harmonia, de pensamentos positivos, de clarividência e de equilíbrio.

Eucalipto - Harmoniza e estabiliza emoções, ansiedade, meditação bom para o stress. Renova as energias e promove uma verdadeira limpeza energética do local. Um excelente medicamento para o sistema respiratório. Ajuda na cura de males pulmonares. É um anti-séptico dos mais poderosos. Protege contra o mal e a angustia mental

Estoraque - Esta erva é estimulante. Revigora as forças mentais. Verdade, vontade e poder de comunicação. Capacidade de manifestar e efetivar. Gloria.

 

F

Flor de Laranjeira - Estimula harmonia, carinho, alegria e felicidade. Calmante em caso de nervosismo, insônia, tensão e preocupação.Afasta o pânico. Aumenta a segurança e autoconfiança em assuntos emocionais e financeiros.

Flor de Lótus - Traz saúde, abundância e bens materiais, bem como felicidade e vida longa. Atrai as altas vibrações espirituais e os anjos

Flor do Campo - Equilíbrio emocional, anti-stress.

Flor Indiana - Purifica as vias respiratórias.

Flores - Abre caminhos, desenvolve o pensamento e a fé.

Floral - Afasta sentimentos negativos, promove a harmonia.

Freixo - Atrai fortuna, bons negócios, sucesso material.

Framboesa - Alinha nossos sentidos de forma racional, com sensação de paz e felicidade.

 

G

Gengibre - Fortalece a fé em obter lucros e fortunas. Tira mal olhado e abre caminho.

Gerânio - Regenerador emocional. Aumenta a capacidade de superar obstáculos. Força e vitalidade, calmante e harmonizador. Alivia tensão nervosa. Afugenta o medo, traz coragem, protege contra perigos e prejuízos. Bom para benzer um novo lar, deve ser queimado nas soleiras das portas e janelas. Ainda ajuda a fechar bons negócios. Purificação, sorte, assistência. Estimula a mente e o corpo obsessivos. Aumenta o fluxo da criação e do desembaraço. Audácia e luta. 

Girassol - Atrai prosperidade, a alegria, afasta mau-olhado e a inveja.

 

H

Hortelã - Grande inibidor da fome evitando o consumo desnecessário de alimentos. Bom para o equilíbrio emocional. Anula as energias negativas. É muito indicado para aumentar a compreensão, o poder de decisão, a ordem e a consciência ecológica. É sinônimo de boa atividade e praticidade.

Hortência - Paz interior, tranqüilidade, renovação de energias.

 

J

Jasmim – É calmante e antidepressivo, estimulante da sensibilidade, sempre usado na composição de perfumes afrodisíacos Aumenta a resistência física e melhora os negócios. Acalma o ambiente. Destruidor de obstáculos. É usado para abrir caminhos com amor. Ajuda a superar o estresse e o esgotamento nervoso. Proporciona fé e favorece a prática de meditação.

Jacinto - O incenso de jacinto é usado na área do afeto, da fé e na resistência à adversidade. Aplica-se nas curas, pois dá tranqüilidade, bom sono, elimina insônias e promove a projeção astral.

Junípero - Destilado dos frutos deste arbusto que cresce em abundância na Europa e no Canadá. Na Iugoslávia é tradicional na medicina popular, considerado quase "cura tudo". É muito eficaz no tratamento da cistite e é muito usado em fórmulas de produtos para pele oleosa e com acne por suas propriedades adstringentes. Tem efeito refrescante e estimulam a eliminação de toxinas Contra roubos em residência, casas comerciais.

 

L

Lavanda - Calmante para agitação, excitação, insônia, irritação, diminui a ansiedade, tensão, depressão. Dissolve negativismo e obstinação Traz harmonia, paz e equilíbrio. Relaxa e acalma a mente, produz tranqüilidade nos negócios e relacionamentos.

Lírio - Transmite paz e serenidade, tranqüiliza os nervos e acalma a raiva, ajuda no descanso promovendo um sono suave, traz harmonia ao ambiente e atrai a alegria.

Limão - É um estimulante e anti-séptico combate às gripes, constipações e a garganta inflamada. Ajuda a afastar o mal, combate a negatividade, traz equilíbrio e serenidade para o lar. Acalma os nervos e os acessos de raiva ao mesmo tempo em que promove a paz espiritual e ajuda a ter um sono tranqüilo. Transmite prazer.

Louro - Afasta doenças, corta o quebranto, atrai prosperidade.

 

M

Maçã Verde - Aroma leve e sutil que beneficia a saúde física. Bastante útil para pessoas enfermas e convalescentes. Coloca o homem em harmonia com os animais.

Manga Verde - Aroma suave, desperta harmonia e felicidade, sensibilidade interior.

Madressilva - Estimula a sensibilidade, o desprendimento e a compaixão. Ajuda a ser menos materialista e a dar maior importância aos valores espirituais. A madressilva é um estimulante mental usado também para desenvolver a intuição e a prospecção psíquica. Elimina o excesso de emoção e restaura o equilíbrio interno.

Madeira - Dissolve sentimentos de apreensão, preocupação excessiva. Contra medo e a compulsão. Confortante para quem necessita de amparo por insegurança Estimula a razão. Aumenta a concentração necessária ao trabalho, estudo e meditação.

Madeira do Oriente - Sensualidade, prazer, afrodisíaca. A madeira do oriente transmite sabedoria, maturidade e exalta a beleza feminina. É um incenso neutro.

Margarida - Atrai felicidade para uma casa

Musk - Sensualidade, atração, harmonização.

Mangericão - Bom para o coração, porque afasta a tristeza e a melancolia, fazendo as pessoas ficarem mais alegres. Possui um aroma fresco, suave e condimentado. Tem efeito calmante e revigorante ao mesmo tempo. É excelente contra insônia e estresse. Pode causar irritações em peles sensíveis, portanto não deve ser usado puro ou por períodos prolongados. Traz sorte, felicidade, prosperidade e proteção.

Mel - Exerce forte poder de atração, traz riqueza e proporciona sucesso, excelente para atrair prosperidade, contribui para haver harmonia em situações de discernimento.

Menta - Clareia as idéias e acalma os nervos ao mesmo tempo em que atua nas coisas boas da vida. Anula feitiços malignos. Na astrologia está associado ao planeta Saturno

Meimendro - Atrair Amor, prazer físico, felicidade.

Mirra - Usado para limpeza da casa, afasta maus fluidos e abre caminho, é também poderoso condutor de entidades do astral. Estimula a intuição, aumenta a consciência, acalma os medos relativos ao futuro. Indicado em terapia de regressão de vidas passadas. Poderoso no equilíbrio das funções do corpo, balanceando o físico e o espiritual. Afasta todo o tipo de influências maléficas. Cria o ambiente ideal para preces, meditações e trabalhos espirituais. Serve para abençoar e proteger. É muito utilizado para proteger amigos.

Morango - Serve para acalmarem ambientes e refrescar atmosferas densas.

Musgo de carvalho - Usado pelos antigos druidas como poderoso regenerador. É usado em trabalhos de cura, tanto emocional quanto material.

 

N

Narciso - Estimula a fidelidade, a inteligência, a paciência, o silêncio, a união dos opostos, o retraimento e a meditação.

Nardo - Trazem amor, paz e tranqüilidade ao ambiente. Amplia a intuição e a imaginação.

Noz moscada - Alegra o ambiente e atrai dinheiro, de maneira justa e merecida.

 

O

Oliva - Paz e prosperidade, segurança, vitórias.

Olíbano - Tem um aroma doce e picante. Este óleo vem sendo utilizado como incenso por milhares de anos. Algumas gotas colocadas em um “aromatizador”, têm efeito estimulante, antidepressivo e estimula a concentração. É adstringente, cicatrizante, digestivo e é muito usado nos casos de bronquite, tosse, catarro, laringite. Pode ser usado como tônico rejuvenescedor para peles maduras. É usado pelos povos africanos para ajudar na concentração de espíritos e divindades positivas. É forte condensador de energia. Destrói a inveja e a raiva queima as larvas negativas.

Ópio - Desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil. Proporciona êxtase e prazer. Favorece a determinação, elevação das vibrações, estudo e psíquico. Desperta a sensualidade de forma envolvente e sutil, proporciona êxtase e prazer.

Orquídea - Estimula a independência. Ajuda na auto – suficiência pessoal. Tranquiliza ânimos exaltados. Indicado para purificar o ambiente de trabalho e ajudar a encontrar soluções para problemas práticos.

 

P

Patchouli - Estimulante sexual, antidepressivo e revigorante. Muito usado como afrodisíaco e atua contra impotência sexual masculina. Traz abundância e reativa a fertilidade. Ajuda a agir com mais autocontrole e objetividade. Ameniza a raiva e a ansiedade, permitindo a tomada de decisões concretas e sensatas.

Pêssego - Auxiliar no fortalecimento da aura, purificando-a e aliviando os nervos.

Pimenta da Jamaica - Elimina brigas dentro de casa, atrai dinheiro e boa sorte.

Pinho - É um poderoso anti-séptico pulmonar, hepático e urinário, a circulação sanguínea, é descongestionante e expectorante, muito utilizado em inalações no combate e infecções pulmonares e urinárias, é ótimo para limpeza de ambientes. Atrai proteção e aumenta a fertilidade.

Pitangueira - Ativa a sensibilidade e é atuante na área de conquista materiais.

 

R

Raízes - Indicado para estabilizar o sistema emocional. Direciona também o equilíbrio financeiro, a harmonização e tranqüilidade.

Rosas - Trabalha com a energia solar, trazendo alegria e vitalidade ao coração. Antidepressivo, bom para pressão baixa, tensão nervosa e stress. Fonte do amor e da sensibilidade. Beneficia os assuntos de ordem afetiva e a espiritualidade. Também estimula a intuição e ajuda a superar medos antigos.

Rosa branca - Limpa o ambiente contra as energias maléficas e acalma as pessoas que estão ao seu redor.

Rosa Musgosa - desenvolve a intuição e ajuda a equilibrar as emoções. É indicado para os estudiosos de esoterismo, pois fortifica o raciocínio e permite decifrar enigmas.

Rosa vermelha - Símbolo de amor e de paixão. Aumenta a alegria de viver.

Rosmanus - Desperta força psíquica, intuitiva, fortalecendo os neurônios.

 

S

Sálvia - O incenso de salva é muito usado para purificar, curar e restabelecer energias. Na terceira idade promove a retomada da vida, adaptando aos novos tempos os valores mais tradicionais. É excelente para as relações de estima entre as pessoas.

Sândalo - Relaxante e calmante. Induz o relaxamento profundo e o autocontrole. Usado em trabalhos psíquicos, ioga e meditação. Principal aroma de incenso dentro da tradição hindu. Favorece a espiritualidade, a intuição, a expansão da consciência, o poder extra- sensorial e a busca do autoconhecimento. Ajuda no desenvolvimento e expansão da intuição. Energiza o astral, atraindo prosperidade material, sucesso e fé. Atua como purificador de ambientes.

Sândalo branco - Possui aroma suave e lenhoso, fragrância muito agradável, tranquilizante, age contra medo, estresse, agressividade, depressão e desânimo, bom nos cuidados de pele seca, acne e no tratamento da cistite, afrodisíaco masculino e aumenta a potência sexual masculina. Traz sucesso, proteção e aumenta o poder da meditação.

Sempre-viva - Fortalecem uniões, o prazer, a sensualidade, a paixão.

Silvestre - Atrai alegria, paz, entendimento, cooperação.

 

V

Verbena - Afasta a negatividade, tristeza e melancolia, nos libera de energias negativas atraindo a desenvoltura, alegria e bom astral afastam a tristeza, a negatividade. Promove o bom astral.

Vetiver - É a fragrância que protege o comércio, favorecendo as boas vendas, atraindo dinheiro e a boa sorte. Afugenta os espíritos malignos e é usado para meditações ao ar livre, queimado junto às plantas e flores. É excelente para quebrar o poder dos encantos e afastar feitiços malignos. Estimula a atividade mental. Evita pesadelos. É um forte afrodisíaco para os homens.

Verbasco - É a planta da honra, da integridade e da disciplina. Ajuda aos que estão tentando aprimorar essas três qualidades. Traz com ela responsabilidade, noção de tempo e espaço, noção da amplitude dos compromissos, e também atua para os que têm muita necessidade de estabilidade e estão sempre achando que não tem o suficiente para mantê-la.

Violeta - Transforma o negativo em positivo, modificando as vibrações espirituais. É indicado para equilibrar as emoções depois de um choque ou de um trauma. Quebra o poder de encantos e afasta feitiços malignos. Ajuda a superar problemas no casamento. Acalma a raiva. Aumenta a própria beleza. Contacto com outros planos. Modéstia, paz. Na astrologia é associado ao planeta Marte.

 

Y

Ylang-ylang - Potencializa a auto-estima. O indicado para o equilíbrio do sistema nervoso. Fortalece a capacidade de sentir prazer e viver a própria sensualidade.

 

 O homem, sua anatomia física e a aromaterapia

 

Alguns testes provaram que o cérebro registra e detecta um cheiro no espaço de dois segundos, mesmo depois de muitos anos após entrarmos em contato com eles pela primeira vez. O nervo responsável pelo olfato tem uma ligação com os centros nervosos que controlam a emoção. Por esta razão é que muitas pessoas experimentam uma sensação de calma e relaxamento ao passar por um jardim florido, por uma grama molhada. É uma reação do cérebro aos perfumes das plantas. Tanto no homem primitivo, como no homem moderno, as informações dependem do despertar do olfato para muitas reações, tais como: as de fome, fuga do perigo, interação sexual, e de inúmeras informações sutis que nosso cérebro processa milhares de vezes por dia.

Osmologia

Ë a ciência que trata do olfato, da anatomia de seus órgãos e dos odores.

O Nariz participa da respiração e do olfato, é uma passagem côncava que liga as narinas ao alto da garganta. Na parte superior do nariz, do tamanho aproximado de um cm2, está situada a mucosa olfativa, responsável por nossas sensações olfativas. As  principais funções do nariz são:  Filtrar, aquecer e umedecer o ar inalado antes que ele passe para o resto do trato respiratório.

 Estrutura do Nariz

O nariz é a passagem de ar que liga as narinas, localizadas na parte anterior, à região superior da garganta (nasofaringe)’’ localizada na parte posterior O septo nasal que separa as narinas, é feito de cartilagem na frente e osso atrás, dividindo as passagens em duas câmaras. Dois pequenos ossos (ossos nasais) projetam-se da parte anterior do crânio, formando o topo da ponte do nariz; o remanescente é cartilagem. O teto da passagem nasal é formado por ossos da base do crânio (etmóide e lamina fibrosa), as paredes pelo maxilar superior e o chão pelo palato duro. De cada parede lateral, projetam-se 3 conchas (3 placas de ossos descendentes, finas e encurvadas); as conchas são cobertas por tecidos e aumentam consideravelmente a área da superfície nasal. Na parte de dentro do teto nasal (osso etmoidal) está situado o bulbo olfativo, que projeta pequenos cílios através de minúsculas passagens existentes no osso que separa o bulbo. Estes cílios são as terminações dos nervos olfativos e são semelhantes a pequenos fios de cabelo e os responsáveis pela captação de moléculas que causam a sensação olfativa.

 

sites premium 

 

 A  recepção das moléculas

Os cílios olfativos partem das células receptoras, que formam um epitélio de aproximadamente 10 milhões de células (células receptoras e células de apoio). As células receptoras é que captam as moléculas aromáticas enviando através de neurônios impulsos nervosos ao cérebro, o qual reconhece a molécula e a identifica. As células receptoras possuem um ciclo de vida relativamente curto. Seu ciclo varia em torno de 4 a 5 semanas. Provêm de células basais que ganham volume, duplicam seus cromossomos e se dividem. Quando amadurecem é que os cílios olfativos se desenvolvem e então são capazes de captar as moléculas aromáticas, depois de maduras vivem por um período de tempo que varia em relação à intensidade de seu uso. Quando se degeneram são expelidas junto com secreções nasais ou engolidas e digeridas pelo sistema digestivo.

Sistema Límbico

É uma área em forma de anel,  situada na parte central do cérebro, constituída por um aglomerado de células nervosas interligadas. O sistema límbico influencia o sistema nervoso autônomo (que regula automaticamente as funções corporais), as emoções e o sentido do olfato.
As subestruturas internas do sistema límbico possuem nomes específicos: hipocampo, fornix cerebral e corpo mamilar. O HIPOCAMPO: Formação elevada e curva, consistindo amplamente em substância cinzenta, ao soalho do como inferior de ventrículo lateral. Exerce a função central do sistema límbico. O FORNIX CEREBRAL.'' Trato de fibras arqueadas que correm sob o corpo caloso; anteriormente se divide em duas colunas, indo ao corpo mamilar de cada lado; posteriormente ele se divide em duas pernas, cada uma indo para cada um dos hipocampos. O CORPO MAMILAR: Uma de duas massas esféricas de substância cinzenta no espaço interpeduncular, na base do cérebro. Elas recebem os estímulos olfativos do hipocampo através do fornix e os transmitem ao núcleo anterior do tálamo, pelo trato mamilo talâmico. A maior parte do nosso conhecimento, sobre o sistema límbico vem do estudo do comportamento animal e de pessoas que sofreram lesões ou doenças em seu sistema límbico. As alterações mais comumente observadas foram na resposta emocional, como choros ou risos inapropriados, raiva facilmente despertada, medo injustificado, ansiedade, depressão e interesse sexual excessivo.

Glândulas Apócrinas e feromônios

As glândulas apócrinas são as que elaboram um suor com odor característico, conhecido por feromônio; são maiores e situadas mais profundamente do que as glândulas écrinas (glândulas sudoríparas comuns), sendo encontradas nas regiões axilar, mamária, anal e genital. Ao funcionar, as células glandulares perdem algo de sua substância citoplasmática. Não devemos confundir as glândulas apócrinas com as glândulas écrinas. As glândulas écrinas estão espalhadas por todo o corpo e sua função é a manutenção da temperatura do corpo. Já as glândulas apócrinas reagem às emoções, como medo, irritação e excitação sexual. Hoje estas glândulas parecem ser somente resquícios de um antigo sistema sensitivo desempenhou um importante papel no comportamento social do homem; suas secreções serviam para excitação sexual e para demarcações de territórios.

 

 

topo