Sites premium 

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Translate to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
Ultimas Atualizações
Natureza Mistica  (06-07-2017)
Vikings - Runas  (06-07-2017)
Referências  (06-07-2017)
O Homem e a Oração  (06-07-2017)
Meus Rituais  (06-07-2017)
Musicoterapia  (06-07-2017)
Microcosmo Místico  (06-07-2017)
Meditação em Mantras  (06-07-2017)
Macrocosmo, o Universo  (06-07-2017)
Intuição  (06-07-2017)

Rating: 2.6/5 (190 votos)




ONLINE
1




Partilhe este Site...




Al-Khymia dos Cristais
Al-Khymia dos Cristais

  

A Al-Khymia foi processada no Egito antigo, Grécia clássica, Índia, povos nativos das Américas, monges Tibetanos, cristãos e outros.  Historicamente, a palavra alquimia vem da palavra árabe al-kimia, que se refere à preparação do 'Elixir' ou 'pedra' pelos egípcios.  A alquimia é, essencialmente, a transformação de um material primitivo direcionado à perfeição.  

Os alquimistas foram perseguidos na época medieval e seus símbolos secretos destruídos, pois eram considerados bruxos. Desta forma a Al-Khymia dos cristais, conhecida como Cristaloterapia ou Gemoterapia, consiste no uso da energia contida nos cristais ou “pedras” com finalidades específicas, como a cura física, mental ou espiritual, energização e reequilíbrio. Este tratamento deve ser orientado por um Terapeuta, que também é um Alquimista moderno, o qual usa como ferramentas sua sabedoria e partículas da nossa Mãe Terra.

 

 A Terra

É um dos nove planetas que giram em torno do Sol, que por sua vez, é somente uma dentre aproximadamente 100 bilhões de estrelas de nossa galáxia – a Via Láctea. Isto é possível porque a Terra está à distância certa do Sol. Se tivesse mais perto, seria muito quente para a vida, e, se estivesse mais longe, o frio seria insuportável. Além disso, a terra é o único planeta em que existe água em grande quantidade. Sua atmosfera filtra parte das radiações solares prejudicais, e também, protege o planeta contra os impactos dos meteoritos. A Terra é formada por quatro camadas principais: o núcleo interno, o núcleo externo, o manto e a crosta. No centro do planeta, está o núcleo interno sólido, com temperatura de 4000ºC. O calor do núcleo interno faz com que o material do núcleo externo líquido e do manto plástico circule em correntes de convecção. Acredita-se que estas correntes de convecção dão origem ao campo magnético da Terra, que se estende no espaço formando a magnetosfera. Composição da Terra:

Alumínio – 0,4%

Enxofre – 2,7%

Silício – 13%

Oxigênio – 28%

Cálcio – 0,6%

Níquel – 2,7%

Magnésio – 17%

Ferro – 35%

Outros elementos – menos de 1%

 

Crostas da Terra

O planeta Terra em toda sua dimensão esférica possui várias camadas que variam quanto sua composição química e física, essas camadas estão divididas em:

. Crosta: É a parte mais superficial, a primeira camada, basicamente é formada por composição de granito nos continentes e basalto nos oceanos, essa camada é onde desenvolve a vida, a espessura é de 5 a 70 km.

. Manto: Segunda camada da Terra, formada por minerais, como o silício, ferro e magnésio, sua temperatura varia de 100o Celsius a 3500o Celsius, a profundidade pode variar conforme a localização: oceano ou continente (30 km a 2900 km)

. Núcleo: O núcleo corresponde a 1/3 da massa da Terra e contêm basicamente elementos metálicos (ferro e níquel), o núcleo é dividido em núcleo interno e externo, sendo que os dois possuem um raio 1.250 km, as temperaturas são altíssimas, 5.000oC.

Ainda dentro das três divisões existem subdivisões:

. Litosfera: é uma fina camada da terra composta por rochas e solos onde desenvolve a vida.

. Astenosfera: Profundidade entre 60 a 400 km da superfície terrestre e faz parte do manto superior e é composta por rochas fundidas dentro dessa estrutura predominantemente sólida.

. Mesosfera: É uma larga camada sólida, com densidade muito superior a das rochas encontradas na superfície terrestre.

 

Rochas

Rochas são corpos sólidos naturais, resultantes de processos geológicos, formados por agregados de uma ou mais espécies mineralógicas. As rochas formadas por apenas um tipo de mineral são chamadas de monominerálicas, como o mármore, composto unicamente por calcita. Já as formadas por espécies diferentes de minerais são denominadas pluriminerálicas, como o granito, constituído por um conjunto de mineral formado pelo quartzo, feldspatos, micas, entre outros. Também podem ser corpos sólidos com origem na matéria orgânica, como o carvão mineral. O estudo da natureza das rochas é feita através de observações realizadas em trabalhos de campo evidenciando as formas de ocorrência, as estruturas e os tipos rochosos associados. A classificação petrográfica das rochas (determinada, principalmente, em estudos microscópicos) é obtida com base no arranjo textural, revelada pela observação detalhada do tamanho, da forma e da relação entre os minerais, e pela sua constituição mineralógica. Na agregação mineralógica constituinte das rochas, observam-se os minerais essenciais e os minerais acessórios. Os essenciais, tais como o quartzo e os feldspatos, são os mais abundantes e suas proporções determinam os nomes dados às rochas. Os acessórios como, por exemplo, o zircão (ZrSiO4) e a magnetita (Fe2+Fe3+2O4), ocorrem em menores proporções e suas presenças não modificam a classificação das rochas. 

A classificação geral das rochas subdivide-as em três grupos distintos, conforme suas origens: Rochas Ígneas ou Magmáticas, Rochas Sedimentares e Rochas Metamórficas. 

 

Rochas Ígneas ou Magmáticas

São rochas originadas a partir do resfriamento e solidificação de material rochoso fundido, chamado magma. Este processo é denominado de cristalização e ocorre tanto no interior da crosta terrestre quanto em sua superfície. Se o resfriamento do magma ocorrer na superfície, as rochas serão vulcânicas ou extrusivas. Neste caso, em que o magma chega à superfície, através de uma erupção vulcânica, ele é chamado de lava. Quando o magma não é capaz de atingir a superfície terrestre, ele cristaliza em profundidades variáveis no interior de câmaras magmáticas ou em fissuras geológicas, e estas rochas serão plutônicas ou intrusivas. A rocha vulcânica mais abundante é o basalto, cuja constituição mineralógica é formada por piroxênios e plagioclásios cálcicos. O granito é a rocha plutônica mais abundante na crosta terrestre, sendo constituída, principalmente, por feldspatos alcalinos (ortoclásio e microclínio – KAlSi3O8), plagioclásios (sódicos a intermediários) e quartzo. 

Rochas Sedimentares

São rochas formadas por partículas provenientes da desagregação e decomposição de rochas preexistentes (protólitos), através da ação dos agentes de intemperismo sobre as rochas de origem ígnea, metamórfica ou mesmo sedimentar. Estas partículas são chamadas de sedimentos que após serem transportados pela ação dos ventos, águas de superfície ou pelo gelo, depositam-se em camadas e sofrem processos de litificação  (compactação, cimentação e recristalização), resultando em rochas sedimentares.

Os processos de intemperismo sobre as rochas preexistentes fornecem sedimentos (partículas e/ou compostos químicos dissolvidos), que serão as matérias-prima geradoras das rochas sedimentares. Quando as rochas são constituídas por partículas (clastos ou detritos), serão classificadas como sedimentares clásticas ou detríticas, cujo principal exemplo é o arenito. Quando são formadas pela precipitação de compostos químicos dissolvidos na água, é chamado de sedimentares químicos, como exemplo, o calcário. Os depósitos sedimentares de origem orgânica são acúmulos de matéria orgânica, tais como restos de vegetais que, por compactação, acabam gerando turfa e, posteriormente, linhito, carvão mineral (hulha), antracito e grafita, com o aumento progressivo da diagêne. Quando houver restos de conchas, imersos em uma matriz lamítica, o material chama-se coquina. São classificadas como pseudo-rochas porque suas partículas ainda não se encontram completamente consolidadas. 

Rochas Metamórficas

São rochas resultantes da transformação, no estado sólido, de rochas preexistentes (protólitos), apresentando texturas e estruturas muito características. As rochas metamórficas podem ser formadas a partir de rochas ígneas, sedimentares ou mesmo de outras metamórficas. O processo de transformação ocorre por aumento de temperatura (100-700ºC) e pressão sobre o protólito, em profundidades superiores a 3 km. Os limites de temperatura envolvidos no processo metamórfico, geralmente, ficam abaixo do ponto de fusão dos minerais. Quando essas rochas ficam sujeitas a grandes pressões e temperaturas (em geral, na faixa de 700-800ºC), podem fundir, dando origem a um magma que solidificará como uma rocha ígnea. O principal tipo de metamorfismo é o regional, que ocorre em grandes extensões da crosta terrestre, em conseqüência de eventos geológicos de ampla magnitude, como por exemplo, a formação de cadeias de montanhas por processos tectônicos. As principais rochas geradas são os gnaisses e os xistos. Quando o metamorfismo for local e ocorrer próximo às intrusões ígneas, denomina-se termal ou de contato. Neste caso, serão geradas rochas denominadas cornubianitos. No metamorfismo dinâmico predomina o aumento de pressão sobre as rochas, como nas zonas de grandes falhas, onde são gerados milonitos.

Mineral

É uma substância natural com composição química característica e propriedades físicas específica, tais como hábito, traço, etc. Por comparação, uma rocha é um agregado de minerais e não apresenta necessariamente uma composição química específica. Os minerais são formados por substâncias que não podem ser divididas quimicamente em substâncias mais simples, sendo representados por símbolos químicos.

Propriedades e Composição

. Brilho é a aparência geral da superfície de um mineral à luz refletida. Pode ser metálico (pirita e galena), não-metálico: vítreo (quartzo), sedoso (amianto), resinoso (âmbar) e sub-metálico quando for difícil caracterizar.

. Clivagem, um mineral possui clivagem quando se fende seguindo direções paralelas e constantes. O mineral que não possui clivagem apresenta fratura que pode ser: concoidal (quartzo, vidro), terrosa (ocre), granular (magnetita), fibrosa (limonita).

. Cor é a propriedade física mais importante, mas por não ser constante deve ser usada com cautela na identificação de minerais. Pode ser classificada como: Idiocromáticos: possuem cor própria e constante (o malaquito -verde, azurita-azul e enxofre-amarelo.  Alocromáticos: a cor varia com impurezas ou composição química ( fluorita - incolor, amarelo, róseo, verde,  quartzo - incolor, amarelo, róseo, verde).

. Dureza é a resistência do mineral ao risco. Um mineral mais duro certamente irá riscar um menos duro e, quando não riscar e nem ser riscado, terão certamente a mesma dureza.

. Densidade ou peso específico é a relação entre o peso do material comparado com o peso de igual volume de água a 4°C. Facilita o reconhecimento do mineral por ser uma característica mais ou menos constante.

. Escala de Mohs estabelece valores de 1 a 10 de dureza para os minerais. Alguns materiais podem nos auxiliar na estimativa da dureza de um material. Talco,Gipsita, Calcita, Fluorita, Apatita, Ortoclásio, Quatrzo, Topázio, Coríndon, Diamante.      

. Estrutura química é o estado cristalino, a disposição dos átomos, que leva a formação de formas geométricas definidas.

. Gênese é uma questão primordial e determinante, pois busca a essência da origem que decorre a constituição do mineral.

Grupos de minerais:

. Essenciais são os que caracterizam uma rocha. São  exemplos de minerais essenciais:  Quartzo, Feldspato, Feldspatóides, Micas (Moscovita, Biotita),  Piroxênio,  Anfibólios,  Peridotos. Minerais Acessórios -  são minerais que numa rocha,aparecem acidentalmente, não fazem falta para a formação da mesma. Exemplo: pedras preciosas. Minerais Secundários são os que resultam da ação do intemperismo dos minerais anteriores. Exemplo: concreções calcárias e concreções de ferro.

. Magnetismo é a atração pelo ímã que ocorre em poucos minerais. Ex: magnetita e pirrotita. O manganês, níquel e titânio se tornam magnéticos quando aquecidos.

. Paragênese -  consiste numa associação característica de minerais formada pelo mesmo processo genético, também definida como ordem seqüencial pela qual os minerais ocorrem nas rochas, seu  conhecimento é muito importante, na medida em que permite prever a presença de um determinado mineral ou excluir a existência de outros.

. Propriedades Químicas resultam da constituição química do mineral. Ouro, diamante e enxofre são constituídos por um elemento químico. Através da composição química pode-se identificar a presença ou não de alguns minerais. Por exemplo, a reação à água oxigenada, volume 30, significa presença  de enxofre, e a reação ao ácido sulfúrico à presença de carbonatos.

Exemplos: Piroxênio e anfibólios,    silicatos de Mg, - Ca e Fe), Feldspatos (  K2O, Al2O3, 6SiO2 , Plagioclásios -Na20, Al2O3, SiO2, CaO, Al2O3, 2SiO2 ).

. Tenacidade é a resistência que um mineral oferece ao ser rompido, esmagado, curvado ou rasgado, em resumo, é a sua coesão, Quebradiço ou frágil: o mineral se rompe ou pulveriza com facilidade ( quartzo). Maleável: pode ser transformado em lâminas ao ser martelado (ouro, cobre, prata). Sutil: quando pode ser cortado em aparas delgadas com um canivete (cobre, estibinita). Dúctil: quando pode ser estirado em fios (prata). Flexível: quando se curva, mas não retorna a forma primitiva quando a pressão cessar (talco).  Elástico: quando depois de encurvado retorna a posição original ao cessar a pressão (micas).

. Traço é a impressão deixada ao riscar numa pedra polida branca. A Magnetita possui traço preto; hematita, traço vermelho; goetita, traço marrom-avermelhado; galena traço preto acinzentado.

 

Sistemas Cristalinos

Todos os minerais têm uma estrutura cristalina, isto é, formam cristais. Há alguns que são amorfos, ou seja, não possuem esse arranjo ordenado de átomos que caracteriza os cristais. Mas são pouquíssimos, apenas 0,3% das espécies conhecidas. Alguns minerais habitualmente exibem cristais bem formados, com todas as suas faces, chamados de cristais euédricos. Servem como exemplo as granadas, as zeólitas e diversas variedades de quartzo, como o citrino, a ametista, o quartzo enfumaçado e o quartzo incolor.

Outros minerais, ao contrário, raramente são vistos em cristais euédricos. É o caso da rodonita, da rodocrosita e do quartzo róseo. A forma do cristal é muito importante na identificação do mineral. Ela reflete a estrutura das muitas moléculas dos minerais. Algumas vezes o cristal é tão simétrico perfeito em suas faces que coloca em dúvida a sua origem natural. Na maioria das vezes cristais perfeitos são muitos raros.

De qualquer modo, raros ou comuns, todos os cristais são classificados, de acordo com suas características geométricas, em um dos sete sistemas cristalinos. Entende-se por sistema cristalino o conjunto de cristais cujos eixos cristalográficos são iguais nas suas dimensões relativas, apresentando relações angulares gerais constantes.

Eixo cristalográfico é qualquer das linhas imaginárias que atravessam um cristal, encontrando-se em seu centro (linhas vermelhas nas figuras a seguir). Há um eixo frontal ao observador, chamado de a; um eixo vertical, chamado de c; e um eixo perpendicular a esses dois, chamado de b. O ângulo entre c e b é chamado de alfa (α); o ângulo entre a e c é chamado de beta (β); e o ângulo entre a e b, de gama (γ).

Os eixos cristalográficos servem como referência na descrição da estrutura e simetria dos cristais. Medindo suas dimensões relativas e os valores dos ângulos pode-se determinar a qual sistema cristalino pertence o cristal.

Por convenção, o eixo a é considerado positivo na porção anterior ao ponto de encontro com os outros eixos e negativo na porção posterior; o eixo b é positivo na porção à direita desse ponto e negativo à esquerda; o eixo c é positivo acima do mesmo ponto e negativo abaixo dele.

Há sete sistemas cristalinos, chamados de: cúbico, tetragonal, ortorrômbico, hexagonal, trigonal, monoclínico e triclínico. Eles se subdividem em um total de 32 classes cristalinas.

 Sistema Cúbico

Sistema cristalino em que há três eixos cristalográficos de mesmo tamanho e mutuamente perpendiculares. Como os três eixos têm o mesmo tamanho, os cristais desse sistema são equidimensionais, ou seja, não são nem alongados, nem achatados. O fato de o sistema chamar-se cúbico não significa que os cristais todos têm a forma de um cubo. Eles podem ser, por exemplo, um cubo com todos os vértices cortados por faces inclinadas; octaedros (duas pirâmides de base quadrada unidas por essa base); dodecaedros (cristais com doze faces) etc.

Os cristais do sistema cúbico têm uma característica que nenhum outro tem: isotropia térmica e óptica. Isso significa que a luz e o calor neles se propagam com a mesma velocidade, seja qual for à direção. Pertencem ao sistema cúbico os cristais de 7,8 % das espécies minerais conhecidas, entre elas diamante, ouro, granadas, prata, espinélio, pirita e sodalita. 

Sistema Tetragonal

Neste sistema, os três eixos cristalográficos são mutuamente perpendiculares, como no sistema cúbico. Mas, enquanto os eixos a e b têm mesmo comprimento, o eixo c é diferente, sendo maior ou menor.

Pertencem a este sistema 6,4% dos minerais conhecidos, entre eles apofilita, cassiterita, idocrásio, rutilo e zircão. Ele e seus cristais recebem também o nome de quadrático.

Sistema Hexagonal

No sistema hexagonal, em vez de dois eixos horizontais existem três separados entre si por ângulos de 120º e todos com o mesmo comprimento. Além deles há o eixo vertical (c), perpendicular aos demais, diferente deles no comprimento e com simetria senária. Simetria senária significa que, num giro completo do cristal, a mesma imagem repete-se seis vezes.

Pertencem a este sistema 7% dos minerais conhecidos, entre eles apatita, berilo e covellita. 

Sistema Trigonal

Sistema cristalino caracterizado, como o anterior, por três eixos cristalográficos de igual comprimento e horizontais, formando ângulos de 120° entre si, e um eixo vertical perpendicular aos demais, diferente deles no comprimento e com simetria ternária.

Como se vê, a única diferença entre esse sistema e o hexagonal é a simetria do eixo vertical, que aqui é ternária, ou seja, num giro completo do cristal a mesma imagem repete-se três vezes (e não seis como no sistema hexagonal). Devido a essa semelhança entre os dois sistemas, alguns autores consideram o sistema trigonal uma subdivisão (classe) do sistema hexagonal. Pertencem ao sistema trigonal 10,1% das espécies minerais conhecidas, entre elas o quartzo, o coríndon ou corundum  e as turmalinas,

Esse sistema e o cristal a ele pertencente são também chamados de romboédrico.

Sistema Monoclínico

No sistema monoclínico existem três eixos cristalográficos de comprimentos diferentes. Os ângulos α e γ têm 90º e o ângulo β, um valor diferente deste. São monoclínicas 30,8% das espécies minerais, sendo este o sistema com maior número de minerais. Ex.: espodumênio, eucláusio, jadeíta, ortoclásio.

Sistema Triclínico

Este último sistema é o que exibe cristais de simetria mais pobre. Ele possui três eixos cristalográficos, todos diferentes entre si, o mesmo acontecendo com os ângulos entre eles.

Compreende 9% das espécies minerais conhecidas, como rodonita e turquesa, por exemplo.

 

 

 

 

Cristais são substâncias que manifestam uma forma exterior poliédrica devido à estruturação interna de seus átomos. Os cristais podem ter origem inorgânica e, neste caso, também são considerados minerais, como também origem orgânica e/ou artificial. No entanto, o conceito de cristal é mais amplo e o termo descreve qualquer sólido com uma estrutura interna, ordenada sistemática, a despeito de  possuir ou não faces externas regulares.

Os cristais e as pedras preciosas são a manifestação mais pura da energia e da luz no plano físico. Os átomos que os compõem estão em perfeita harmonia e permitem assim a manifestação da luz em forma sólida. Fisicamente já está provado e comprovado que os cristais são os melhores condutores e amplificadores de energia sendo utilizados na composição de fibra ótica, chips de computadores, fabricação de relógios (Rubi, Quartzo), etc. Da mesma forma, como são condutores, receptores, amplificadores ou geradores de energia, são utilizados para curas, meditações, energização de ambientes e pessoas, ou de qualquer outro ser vivo. Os cristais têm vida, são parte de um todo maior formado de energia pura. Esses seres tão especiais podem tornar-se amigos imprescindíveis, ajudando no crescimento espiritual e no autoconhecimento, e principalmente ensinando inúmeras formas de utilizar positivamente sua energia em conjunto com a nossa.

O cristal por si só não pode processar nenhum tipo de cura, desta forma, a interação de energias é absolutamente necessária. Existem vários tipos de cristais e pedras preciosas e cada um tem sua energia particular

Tipos de Cristais

Para melhor compreensão da ação dos cristais a nível energético, é preciso dividi-los  de acordo com sua função.

Mestres

São cristais de formas geométricas perfeitas (energia de forma), significativos, retratando desta maneira a "manifestação física da ordem divina". Estão à nossa disposição para nos ajudar no nosso processo evolutivo. Existem mais de dez "cristais mestres", e cada um deles apresenta uma função especifica. Eles têm a característica de mostrar o que está obscurecendo a visão, proporcio-nando clareza à mente. Servem para construir uma comunicação consciente com as nossas potencialidades latentes.

Canalizador

É identificado por apresentar sete lados (heptágono) numa face e um triângulo no extremo oposto. Cada um dos sete lados simboliza um aspecto de nossas vidas: saúde, vida, paz, trabalho, amor, dor e morte. Estas são, sem dúvida, sete questões primordiais para todos os ser humano. Tem a sua capacidade de canalização diferente, com um volume de energia canalizado, muito maior.

Geradores

São cristais de quartzo singulares e límpidos, hexagonais. Podem mostrar-se nebulosos na base e límpidos no topo. São geradores de força cósmica e podem ser aplicados na canalização da pura energia de cura. Ensina-nos como concentrar, enfocar e ampliar nossa energia curativa. O tamanho dos cristais geradores varia de 60 mm a 1m. A ametista, citrino e quartzos enfumaçados de terminação única também formam cristais geradores, cada um canalizando sua própria essência particular. São ideais para meditação em grupo.

Drusas

São agregados de cristais com terminações individuais que compartilham uma base comum. São vários cristais singulares que vivem juntos em perfeita harmonia, representando a comunidade evoluída, onde cada membro é individualmente perfeito e único, mas estão em uma base comum. Servem para purificar a atmosfera e para gerar mais harmonia entre grupos.

Dupla terminação

Quando ambas as extremidades de um quartzo unem-se para formar pontas individuais opostas, formam-se cristais de dupla terminação. Estes cristais demonstram as leis de polaridade, sendo seu aspecto dual a perfeição. Eles nos ensinam que é possível atingirmos o equilíbrio em nossa expressão dual de espírito e matéria. Possuem a capacidade de atrair e emanar energia de qualquer de suas pontas. É muito usado em trabalho entre duas pessoas e também em trabalhos de equilíbrio.

Tabulares

Dois de seus lados consecutivos são mais largos que os demais. Geralmente têm base achatada (aparecem em drusas) e dupla terminação. São cristais raros de se encontrar. Servem como elo. Seu poder está na habilidade de transmitir de um lado para outro mantendo um equilíbrio perfeito. Excelentes para equilibrar energia entre duas pessoas ou dois elementos qualquer.

Arquivistas

Não são considerados cristais curativos, e sim cristais sagrados. Já manipulados por possuidores de alto conhecimento sobre o universo, só é possível entrar em contato com este os puros de coração. A principal característica física dos arquivistas é a apresentação de um ou mais triângulos eqüiláteros, que não constituem as facetas em si, mas sim estão gravados no interior dos cristais. Estes triângulos, que são o símbolo universal da trindade, representam também o equilíbrio perfeito entre os três planos: o físico, o mental e o espiritual. São cristais pessoais de meditação. Podem também ser encontrados em agregados, ametistas, citrino e em quartzos enfumaçados.

Arco-íris

Constituem a manifestação mais próxima de pura luz branca visível no plano físico. Ele reflete nas seis faces as cores do arco-íris. O arco-íris é o símbolo dos mais especiais da luz em cor panorâmica, é a ponte entre o céu e a terra. Os cristais arco-íris nos ensinam a ser multifacetados em nossa única expressão de luz. Usado em meditações para conhecimento interior.

Projetores Programadores

Podem ser de vários tipos diferentes de quartzo. Têm base achatada e límpida com suas terminações na mesma direção. Possuem alguns tipos de imagens como pirâmides, sombras, fisionomias e figuras geométricas das mais variadas. São ideais para uso em programação, pois conseguem transmitir pensamentos e imagens que lhe são transferidos.

Fantasma

São raros e intrigantes. Apresentam pequenas inclusões em formato de pirâmide. Estes espelhos internos são chamados de fantasmas, e marcam o padrão de crescimento de um cristal em sua evolução. A difícil meditação com cristais fantasmas requer disciplina mental e paciência, pois podem revelar segredos de natureza superior.

Bola de Cristal

Não é por acaso que os planetas e estrelas têm basicamente uma forma esférica. A dança das energias, e seu movimento no espaço sideral é uma imagem da importância dessa forma geométrica no Universo. As esferas, além das pirâmides, do hexágono e de outras formas geométricas, eram pesquisadas e utilizadas por seres oriundos de outros planetas, muito antes do surgimento do homem na Terra. Estes seres apreciavam muito a capacidade de emissão de energia na bola de cristal, que, em vez de ser dirigida num só raio, formava múltiplos raios saindo de um centro. Além de servirem como grandes meios de energia de templos e laboratórios, esses seres usaram, e usam esses poderes da bola de cristal para estimular a percepção extra-sensorial.

A bola sendo de quartzo por causa da composição química é um veiculo que amplifica as diversas vibrações do ambiente. É comum em sessões espiritualistas de diversas linhas, em todo o mundo, uma bola de cristal sobre a mesa. Facilita a chegada e funciona como raio transmissor para o espírito se comunicar e se manifestar nesse meio. Seu uso enriquece o trabalho de interpretação astrológica, e leitura do tarô, por exemplo, pois amplia a intuição. Simultaneamente, desenvolve a visualização e a telepatia. No cotidiano, pode ser usada inclusive por pessoas que precisam de concentração, ou direcionamento de energia, para reforçar a atividade racional.

Por servir de foco ou ponto de referência, a bola desenvolve e mantém no praticante um estado alterado de consciência, um transe, durante o qual ela se torna uma espécie de tela, um visor. É aconselhável, entretanto, que se delimite um tempo para o trabalho com a bola de cristal. Se for utilizada como instrumento de adivinhação de um modo irregular e a qualquer hora, poderá ser um canal desregulado, exposto também as energias do mal.

Embora a imagem mais freqüente que temos do uso da bola de cristal seja a de tamanho médio (dez a vinte centímetros de diâmetro), numa almofada sobre a mesa de um vidente, ela pode ser de qualquer tamanho,  e pode ser consultada em várias posições, nas mãos, por exemplo, na altura dos olhos, na mesa ou num altar, etc. Suas cores possuem efeitos inerentes à cor: Rosa é muito usada para massagens sobre o coração.  Fumê é ótima para massagens nos pés. Ametista é especialmente eficaz para massagear a testa, trabalhando o Chacra frontal, a garganta, e o coronariano. Brancas se aplicam a qualquer Chacra.

Cabochão

Uma pedra ou gema cortada de forma convexa mito bem polida, mas não facetada.

Cachos de cristal

Também são chamadas de Drusas. É a formação de muitos cristais de quartzo de uma ponta que dividem uma base comum. Esses cachos geram uma energia maravilhosa se forem colocados nos aposentos. Ajudam a elevar as vibrações e iluminam a atmosfera.

Caveiras de cristal

São esculpidas em pedaços grandes de cristal de quartzo, são portadoras de grande energia e poder.

Agulha

Trata-se de um cristal longo, estreito, perfeitamente formado, com uma só ponta que pode ser usado para mover a energia ou para remover bloqueios do corpo. Normalmente um cristal agulha é aproximadamente quatro vezes mais longo que sua largura.

Professor

Tem esse nome porque traz sua característica é sinalizar, indicando que algo está para acontecer em nossas vidas. Quando nos sentimos atraídos por esse cristal é porque estamos precisando de alguém que nos guie naquele determinado momento.

Chumbo

Formado através da mistura de areia derretida e chumbo. O alinhamento molecular dessa mistura é feita ao acaso e não possui nenhuma das propriedades terapêuticas curativas dos cristais de quartzo.

Detonador ou gatilho

É um cristal de uma só ponta que tem um cristal menor em uma de suas faces, perto da base. Este cristal menor é o gatilho que, ao ser pressionado, diz-se que amplia o poder vindo de um cristal maior.

Bideterminado

É um tipo de cristal branco e tem duas pontas. Sua principal característica é ser eficaz no que diz respeito a interligar pólos. Podem ser corpos físicos ou até mesmo órgãos dentro de um mesmo corpo. Ele movimenta a energia nos dois sentidos.

Aglomerado

É muito usado como protetor de ambientes, já que é composto de vários outros cristais, possui propriedades que atacam as energias negativas rebatendo-as com positivas.

Companheiro

Este é o cristal que você determinar. Com ele está selada uma aliança de amizade, companheirismo, proteção. É aquele cristal que vai estar sempre com você, em todos os momentos, participando de sua vida em todas as ocasiões. Como bom amigo, dá e nunca pede nada em troca.

Memorial

São cristais programados para armazenar informações específicas num certo período de tempo. Podem também ser atemporais selecionando e armazenando, sem terem sido programados pelo homem (desde o surgimento do homem neste planeta). Registros sobre determinada época ou área do conhecimento. Emitem ondas de som de alta freqüência que, além de outras formas de vibração, transmitem comunicação sonora e visual. Para recebermos do cristal todas as informações armazenadas, temos que trabalhar com ele vários anos. Os conhecimentos esotéricos gravados nos cristais requerem nossa evolução para estados mais elevados de consciência, onde, somente lá podemos receber todas as informações.

Receptor

Tem uma face dominante, com sete lados, oposta a uma face de três lados (ou de quatro lados, quando o cristal tem aresta em lugar de ponta). Abre a percepção para entidades do mundo espiritual.

Transmissor

Sua face dominante é um triângulo perfeito, entre duas faces de sete lados. Refina e fortalece a comunicação não verbal e a força do pensamento. Pode ser comparado a uma estação de rádio emitindo seus sinais.

Mão Dupla

Suas faces apresentam também a relação sete/três lados (hectógono e triângulo), perfeitamente alternados: uma face com três lados, uma com sete, uma com três, e assim por diante. Usado por médiuns, médicos, e curandeiros, combina as características dos receptores e dos transmissores.

Janela

Tem um losango entre as suas faces, como se fosse uma sétima face que se liga ao ponto por uma aresta entre duas faces. É um espelho para o nosso subconsciente, para a nossa essência. Nas meditações e introspecções, ajuda-nos a mergulhar em nosso eu interior, funcionando como uma janela que nos faz olhar o núcleo do nosso ser.

Estrela

Tem paralelogramos entre suas faces. Abre nossa percepção para seres multidimensionais. Como uma espaçonave sideral, ajuda-nos a atravessar fronteiras no espaço e no tempo.

Irradiador

É um agrupamento de cristais em torno de um cristal maior. Cada cristal é idêntico aos outros, parecendo interpenetrar-se no centro do cristal, todos ligados ao maior, como nave-mãe. É como uma grande catedral, rodeada de capelas. Armazena a luz pura de culturas antigas. Especialmente útil na meditação e na reza, esse cristal é como uma universidade de luz, ou um convento, nos ensinando a ter mais poder de concentração.

Gaia

Sua face dominante é um pentágono com três lados inferiores ultrapassando a linha das outras faces. É especialista no balanceamento de perturbações emocionais. Ajuda-nos no alivio de espaços emocionais confusos e protege-nos como um útero acolhedor. Assim como os do tipo Janela, o cristal Gaia nos ajuda a ver nossa essência. Além disso, nos dá colo, proteção materna, e nutre de força vital o nosso corpo sutil.

Personal

É raro encontrar um exemplo desse tipo. Dentro dele vemos inclusões na forma de cristal. Essas faces internas representam nossas faces interiores, chave de reconhecimento da nossa verdadeira história de desenvolvimento. Este cristal nos ajuda a lidar com a criança dentro de nós, fazendo nascer uma nova forma de pensamento e criando a base para níveis mais altos.

Lápis

São cristais alongados, com faces pequenas que se juntam para fazer o ponto, parecem dedos, com as faces no lugar das unhas. Esses cristais são como "bisturis" do invisível, para cirurgias profundas, inclusive podendo ser utilizado como elemento de unificação do corpo mono-estrutural, para extração de bloqueios emocionais incrustados. Podem ser também usados nos mesmos pontos de acupuntura, como agulhas (colocados sobre a pele). São especializados em transfusões energéticas do espaço etérico para o corpo humano.

Guardiões dos Mistérios

Entre os mais sagrados, esses cristais têm sido programados por mestres Angelicais, especialmente marcados por sacerdotes de várias Seitas Brancas. Contem registros de vida fora do nosso sistema solar. Tem um triângulo perfeito numa das faces, que marca os cristais programados por antigos visitantes de outros planetas há milênios.

Quem tem um cristal desse tipo, tem a responsabilidade de meditar junto com esse Guardião, e compartilhá-lo com outras pessoas. No trabalho continuo com esses cristais, eles nos darão valiosos ensinamentos.

Cristal Dow

É ao mesmo tempo canalizador e transmissor; suas faces formam três heptágonos e três

Triângulos representam a trindade – corpo (consciente) + coração (subconsciente) + mente (super-consciente) – no movimento constante de um círculo. Transmite a mensagem de que precisamos ter acesso à nossa verdade interior (antes de podermos manifestar a Divindade. Com ele é possível se chegar à consciência crítica.

Cristal Elo do Tempo

Apresenta um paralelogramo em sua face frontal, que funciona como uma ponte por meio da qual a alma pode se conectar conscientemente com aspectos do ser existente em outros tempos e espaços. Se o paralelogramo estiver inclinado para a direita, a ligação é feita com o futuro; se para a esquerda, com o passado. Quando o cristal apresenta mais de um paralelogramo, seu poder de ligação multidimensional é ainda maior.

Cristal Ísis

Caracterizado por um pentágono em sua face frontal, relaciona-se com a deusa egípcia Ísis, personificação do poder criativo feminino, mãe de todas as criaturas. Ensina como combinar forças, aparentemente opostas de vida e morte, doença e saúde, dor e alegria, criando um estado de

Totalidade, usado para encorajar a integração da substância espiritual no corpo emocional, para a integração das emoções, para ajudar o homem a desenvolver seu aspecto feminino, para equilibrar pessoas hiper-sensitivas e confortar aqueles que enfrentam o processo da morte.

Cristal Elestial

Sem forma definida, caracteriza-se pela apresentação interna de uma espécie de  “esqueleto”, sendo conhecido no Brasil como quartzo crocodilo. Além de eliminar bloqueios energéticos, transmite força para superar cargas emocionais, trabalhando a separação tanto no plano físico como no físico-espiritual. É especialmente indicado para auxiliar pacientes em estado terminal na liberação do medo de deixar o corpo físico.

Cristal Laser

Fino e alongado, esse tipo de cristal assemelha-se aos dedos da mão, parecendo velho e enrugado. Por carregar os segredos da projeção do raio laser, serve como instrumento para a prática avançada da cura, sendo capaz de canalizar energia precisamente para um ponto que necessite de extirpação. Além disso, propicia uma relação íntima entre o espaço exterior e o interior da Terra, atuando como ponte entre ambos. Só deve ser usado por quem já possui vasto conhecimento dos cristais, pois seu emprego indevido pode ocasionai danos às outras pessoas.

Cristais Catedrais/Bibliotecas

Parecem constituir de várias partes que se juntam, estando todas ligada, à um cristal-mãe, maior que os outros, que formam uma terminação única. Segundo o autor, contêm o conhecimento sagrado universal e permitem o acesso aos registros Akáshicos  (as informações gravadas n o éter cósmico). Representam, ao mesmo tempo,  um lugar onde Deus é reconhecido (catedral) bem como um lugar de conhecimento e aprendizado (biblioteca). É através deles que os Mestres transmitem informações específicas referentes à Nova Era.

Cristal Templo Dévico

 Mostra inclusões internas que representam impressões de outros mundos, templos e principalmente faces ou silhuetas de seres. Trata-se geralmente de um gerador simples que pode estabelecer uma passagem para que os devas entrem em contato com o plano físico, ajudando no desenvolvimento espiritual e na auto-realização das pessoas, principalmente através de sonhos e intuições.

Cristal Gêmeos Tântricos

Apresentam duas terminações diferentes no ápice, embora partilhem de uma base comum. Sua função é orientar o relacionamento que devemos ter conosco, com outras pessoas e coisas, para trabalhar o relacionamento interno, qualquer tipo de Gêmeos Tântricos é aconselhável. Para o relacionamento com outra pessoa, os melhores são os que têm ambas as terminações da mesma altura.  Para o relacionamento com todas as pessoas e coisas, usam-se os que têm terminações com duas alturas diferentes.

Cristal Guardião da Terra

É um gerador gigante, que chega a medir mais de um metro de altura. Aparece em locais de grande energia e serve para guardar e proteger a Terra, sendo habitualmente utilizado em meditações grupais. Possuidor de grande sabedoria, esse cristal detém o conhecimento de toda a história do planeta.

 

Tamanho dos Cristais

Quanto ao seu tamanho, existem cinco tipos que podem ser chamados de micro, mini, médio, grande e gigante. O mini cristal pode ter desde milímetros até cinco centímetros de comprimento. Uma característica marcante desse tipo de cristal  é a transparência. Reunindo matéria em alto grau de pureza, mas com menos massa agrupada, ele se mostra translúcido e brilhante.  Os mini cristais, tem a ver com a sabedoria da criança recém nascida, aquele saber que fica oculto (em outra dimensão) desde o momento em é desperto para trabalhar com o operador. Já que tem grande sintonia com bebes, gostam de ser colocados perto de berços, onde realizam um excelente trabalho de equilíbrio energético.

Os cristais médios, que cabem na mão, são manipulados com os dedos e permitem ser direcionados para o ponto que se deseja. Por isso, são muito usados em trabalhos de cura que envolve o contato da mão com o corpo (de outra pessoa, ou de si próprio, como já ensinei dando o exemplo no quadro negro).

Os cristais grandes são mais indicados para energizar ambientes. São usados em altares diversos, ou mesmo sobre o chão e estante. São excelentes para energização de proteção dentro dos lares.  Podemos chamar de cristais grandes os que têm mais de 15 centímetros de comprimento (cerca de 1/2 quilo), e podem ainda ser manipulados por algumas pessoas, até os que pesam cerca de 50 quilos e já precisam de duas pessoas para transportar. Estes cristais somente funcionariam em rituais mágicos de abertura de portais guardados por entidades afins com o praticante.

Os cristais gigante de menor tamanho tem cerca de um metro e são ótimos como atrativos de energias cósmicas plenas,  indicado dentro de templos onde o trabalho requer uma reposição de energia ilimitada e constante.

Os cristais microscópios, com menos de um milímetro, mesmo às vezes invisíveis a olho nu, estão muito mais presentes em nosso cotidiano do que temos percebido.

Energia dos Cristais

A energia se movimenta dentro dos cristais através de canais espirais, que são formados ao longo do crescimento de cada um. Sua formação molecular, como vimos, tem estrutura geométrica precisa e exata, em forma de espiral como a do nosso código genético, mas com uma simetria ainda maior. A energia da vida se manifesta em espiral como eu já expliquei. É uma harmonização fundamental de todas as energias cósmicas. É a forma natural do crescimento. A própria evolução espiritual manifesta-se por meio da espiral, e assim é simbolizada em diversas culturas.

A direção da espiral em que se forma o cristal pode ser negativa (para a esquerda) ou positiva (para a direita).  Uma distinção semelhante ocorre no corpo humano, onde o hemisfério esquerdo do cérebro e positivo, o lado direito é negativo, enquanto no restante do corpo dá-se o inverso.

Polaridade e gênero

Os cristais são "direitos" ou "esquerdos", de acordo com a direção com que foram formados. Os "andróginos" foram formados  e cresceram em ambas as direções. Quando a energia entra em um cristal, o plano de vibração polarizada é direcionado para a esquerda ou direita, de acordo com a rotação das aspirais, e isto cria diferenças significativas com relação às características do fluxo de energia.

Cristais esquerdos - a energia circula dentro de uma estrutura molecular espiralar, rodando no sentido contrário aos ponteiros do relógio; eles tendem a absorver e juntar energia para o cristal (cristal de energia negativa ou feminino).

Cristais direitos - a energia circula dentro de espirais que circulam no sentido dos ponteiros do relógio, tendem a facilitar a projeção e disseminação de energia do cristal (cristal de energia positiva ou masculino).

Cristais Andróginos - servem  ambas as funções. Para reconhecer se um cristal é direito, esquerdo ou andrógino precisamos examiná-lo cuidadosamente, observando se nas extremidades das arestas laterais, encontramos um retângulo ou um losango. A direção dirá se é esquerdo ou direito e se ao invés de um retângulo encontramos um losango, o cristal é andrógino. 

 

Cores

As cores como vibração energética, propagam-se em determinada frequência e produz mudanças químicas de forma sutil no ser humano interferindo, em seu metabolismo e em seus quatro níveis de consciência ou expressão. Os cristais claros possuem mais força do que os mais escuros, também como regra geral pode-se dizer que quanto maior o cristal, mais poder energético possui.  Assim um cristal menor e completamente claro poderá apresentar uma força muito maior do que outro de maior tamanho e "nublado".  

. Amarelo

As pedras amarelas são projetivas e usadas em rituais que envolvem a comunicação. Se você tem problemas para se expressar com desenvoltura, tente usar uma pedra amarela. Os escritores podem receber ajuda no seu trabalho utilizando pedras amarelas e mesmo os oradores públicos e devem usá-las para ajudar a sua eloquência. Também governadas pelo Sol, estas pedras podem ser usadas para fortalecer a mente consciente

Com respeito à saúde, as pedras amarelas são usadas para estimular a digestão, para regular o sistema nervoso e ajudar a tratar dos problemas de pele. Algumas gemas: Âmber,  Ametrine,   Apofilite,   Axinite , Calcedônia, Calcita Amarela, Cerussite, Citrino, Corundum, Crisoberilo,  Diamante,  Dolomite,   Dravite,     Enxofre, Epidote,   Euclásio,  Fluorite,   Peridoto, Topázio Imperial,   Zircão.

. Azul

Azul, cor do mar, do sonho, do crepúsculo. As pedras azuis estimulam a cura em geral e, especificamente, atuam para reduzir a febre, eliminar inflamações e erradicar. Às vezes, são utilizadas para aliviar ou tirar a dor do corpo. As pedras azuis têm efeitos refrescantes sobre abcesso, úlceras, e estados febris. Sua ação é empregada em casos de aftas, inflamações, cólicas, dores de cabeça, vômitos, picadas de insetos, dor de garganta. Algumas Gemas: Angelita, Ágata azul, Calcita Azul, Cianite, Dolomite, Feldspato, Halite, Indicolite,  Labradorite, LapisLazuli,  Larimar,  Magnesita, Quartzo Azul, Safira, Sodalite, Topázio Azul, Tanzanite, Turmalina, Turquesa.

. Branco

As pedras brancas são receptivas e são governadas pela Lua. Como tal, estão intimamente ligadas ao sonho e ao psiquismo. No passado, as mães que tinham problemas para amamentar os seus bebês usavam as pedras brancas, em especial a calcedônia, para estimular a abundância do leite. Na América contemporânea, considera-se que são pedras da sorte e muitas vezes usam-se nos bolsos ou na forma de pingentes para atrair a boa sorte.

Alguns praticantes dizem que as pedras brancas, ao conter todas as cores, podem ser carregadas magicamente para atuar como substituta de outras de qualquer cor. Isto é feito através da visualização. Representa pureza em sua forma extrema. Diferentemente do preto, tudo é excluído da cor branca. Algumas gemas: Amonite, Azurita, Apofilite,  Calcita, Celestite, Diamante, Lápis Lazuli,  Sodalita, Safira Azul, Turmalina Azul.

. Índigo

Fortalece os órgãos dos sentidos, principalmente olhos e ouvidos. Estimulam a visão interior é anti-hemorrágico.  As pedras índigo ajudam no tratamento de todas as doenças que de alguma forma prejudiquem a capacidade de pensar, ajudam a combater a melancolia, hipocondria, alucinações, demência, histeria.  Índigo: Crisopásio, Cristal, Diamante, Safira, Sodalita, Selenita, Pedra da Lua, Zircônia.

. Laranja

As pedras cor-de-laranja têm algo do fogo das vermelhas mas os seus efeitos são mais suaves. São projetivas e muitas vezes foram consideradas símbolos do Sol. São ideais para se usar em rituais de proteção e naqueles que são destinados a estimular a inspiração.

Estas pedras estão relacionadas com o poder pessoal e são excelentes pedras para aquelas pessoas com baixa estima, pois expandem a sua consciência do valor próprio.

Esta cor de pedra está ligada à sorte, sucesso, prosperidade e êxito. Estimula a sexualidade, auxilia a digestão, ajuda a dissolver cálculos, eficaz na bronquite na asma, na obesidade e na prisão de ventre. Ajuda, também, a eliminar mágoas que ficaram guardadas. Algumas gemas:  Ágata de Fogo, Calcita Laranja, Cornalina, Coral, Crocoíta, Carnelian,   Chiastolite,   Datolite,    Opala de Fogo,  Sapphire ,  Serandite,   Vanadinite , Wulfenite.

. Cinza

Cinza é a cor do luto, tristeza e desesperança. A cor cinza está relacionada com pensamentos sombrios e deprimentes. Cinza pode ter um efeito de resfriamento quando colocado ao lado de outras cores mais vibrantes. Pedras cinzentas estão curando pedras e pode ajudar a melhorar as relações para mais estabilidade. Algumas Gemas: Ágata, Axinite   Calcedônia,   Dolomite,   Epidote,   Feldspato,   Hematita,   Kyanite   Moonstone,   Pirita,   Sapphire,   Smoky Quartz.

. Marrom

Cor da integração e do oferecimento, até do sacrifício. Materialmente, associam-se a outono, doenças e terra. Afetivamente, a melancolia, orações, etc. O vermelho na cor marrom dá energia prática, enquanto o amarelo e o azul adicionar energias foco mental. Algumas gemas: Âmbar, Amonita, Andalusite, Ágata, Calcedônia, Catseye,  Chiastolite,   Citrino,   Dolomite, Enstatite,   Espodumênio,Feldspato   Fogo Ágata,   Goldstone, Madeira petrificada,  Magnesita,   Mellite,  Nuummite,  Sillimanite,   Spessartite, Tigereye  Topaz, Vanadinite,  Zircon.

. Preto

As pedras negras são receptivas. Representam a Terra e a estabilidade governadas por Saturno, o planeta da restrição. As pedras negras são o símbolo do autocontrole, da elasticidade e do poder tranquilo. Por vezes, são consideradas protetoras, mas as pedras negras são mais usadas para fazer com que uma pessoa "desça a terra". Se você é cabeça no ar, aéreo, está confundido ou se se dedica tanto ao espiritual que a sua vida física sofre, use pedras negras.

Misticamente, o negro é a cor dos espaços exteriores, da ausência de luz. Se você deseja fazer um trabalho de invisibilidade mágica para assegurar-se de que as suas ações não serão notadas pelos outros, use uma pedra negra para isso. Atrai  todas as vibrações para si, absorvendo-as. Funciona como um isolante.  Algumas Gemas: Apache Lágrimas   Axinite  Blackonyx   Charoite,  Dolomite,  Epídote,   Nuummite,  Obsidian,    Smoky Quartz,   Spinel.

. Rosa

Ajuda a despertar a ternura, estimula  a afetividade, o sentimento de bem estar e felicidade. Rosa simboliza doçura, carinho e amor. Pink é simbólica das emoções femininas mais suaves. Algumas pessoas podem precisar para dar mais suavidade e carinho para o Chacra do coração. Pedras-de-rosa vai melhorar as habilidades mentais do utente e acalmar os níveis emocionais, raiva e sentimentos de abandono. Algumas Gemas: Quartzo Rosa, Calcita Rosa, Calcita Verde, Halite,   Kunzite  Leifite, Malaquita,   Morganite   Turmalina Rosa, Turmalina Verde, Malaquita,   Quartz  Rhodonite  Rhodochrosite   Rubellite   Smithsonite   Spinel   Spodumene   Tourmaline,   Topaz,  Tugtupite, Villiaumite

. Vermelho

Símbolo de vida, força, vitalidade e natureza física. Na natureza, o vermelho é associado com o calor, fogo, raiva. Para cura, o vermelho é excelente em problemas sanguíneos como a anemia, deficiente na alimentação, depressão, ou letargia. Algumas Gemas: Almandite,  Coríndon, Granada, Hematita, Jaspe Vermelho, Quartzo Vermelho, Rubi, Sardonyx, Topázio, Vanadinite.

. Verde

Cor da Natureza, da fertilidade, da vida, as pedras desta cor são receptivas e usadas na magia curativa. Também se pode usar ou levar consigo para proteger a saúde, pois fortalecem os olhos, controlam os rins, aliviam os problemas estomacais .

Governadas por Vênus, as pedras verdes são indicadas no cultivo da terra para estimular um crescimento frondoso - experimente colocar algumas dela na terra com este propósito. Se você tem plantas em casa, tente colocar algumas pedras verdes energizadas na terra. Devido a esta utilização, também se pensa que aumentam a fertilidade e, em consequência, estimulam a concepção.

Na Magia, por causa de suas associações com o elemento Terra, são usadas nos rituais que envolvem dinheiro, riquezas, prosperidade, sorte, equilíbrio. Algumas gemas: Apatite, Apophyllite, Aquamarina, Aventurina, Azurite, Calcita verde, Calcita Rosa, Malaquita,  Quartzo Verde, Quartzo Rosa,  Rodocrosita, Turmalina Verde, Turmalina Rosa.

. Violeta ou Púrpura

Violeta tem relação com o misticismo, à purificação, estimula o aspecto mais espiritualizado. E a cor dos sentimentos mais elevados, aspirações e idealismo.  Desestimula as explosões de raiva, acalma dores de cabeça, Também pode ser usado em casos de queda de cabelo e caspa. Ametista  Ametrine  Apophyllite,  Axinite  Calcedônia,   Charoite,  Espodumênio, Fluorita,   Kunzite,   Spinel, Sugilite, Tanzanite.

Pedras multi-coloridas

As pedras que contêm várias cores, como a pedra-da-lua (verde e vermelha), a turmalina (muitas combinações) e a opala (todas as cores) são, obviamente, mais complexas na sua conformação mágica do que as pedras de uma só cor. Para a maioria destas, só se deve observar as cores individualmente e determinar os usos da pedra combinando as energias de cada cor. As opalas são um caso especial, como o são todas as pedras que mostram arco-íris ou uma variedade de cores.

As Pedras e os Quatro Elementos

As Pedras Vermelhas e as vermelho-escuro meio amarronzado, por exemplo, estão ligadas aos Elementais do Fogo, as Salamandras. Elas possuem uma energia ligada à transmutação de padrões negativos que se opõem ao fogo da vida, podendo assim fazer bem a parte de energização, vitalidade, coragem, decisão

As Pedras Azuis, principalmente as que possuem transparência, estão ligadas à energia do elemento Água e, portanto, aos seus Elementais Ondinas, que são capazes de trazer leveza, acalmar, aliviar dores da alma e trabalhar a energia da fertilidade e fecundação. Também pertencem a esta energia as Pedras Multicoloridas que refletem cores como a Labradorita, por exemplo, e também as Amarelo mais claro.

As Pedras Lilás bem claro e as Pedras Brancas são ligadas ao elemento Ar, capazes de nos remeter às mais elevadas esferas da espiritualidade, de maneira muito sutil e calma. Os Elementais ligados a elas são os Silfos, Fadas, Ninfas e também os Anjos. Trazem  a paz interior, a calma, a certeza inabalável da continuidade através da eternidade, da fé.

As Pedras Verdes e Pretas estão ligadas o Elemento Terra. As Pedras Verdes, as Pretas, as Roxas, Índigo e as Amarelas são a morada dos Gnomos nos cristais. Na energia da Terra temos os Gnomos, trabalhando intensamente pela flora.  Temos nas verdes a ação do equilíbrio criativo que traz a saúde. Nas pretas temos as transformações de energias pesadas e densas. Nas Roxas, transformações profundas. Nas pedras Índigo, direcionamento mental, introspecção. Nas Amarelas, criatividade, prosperidade, expansão e crescimento.

Não maltrate sua pedra colocando-a no fogo, por exemplo, ou em banhos fervidos, lembre-se que o estado natural de uma pedra é à temperatura ambiente. Não faça rituais que envolvam a queima de cristais ou de qualquer outro tipo de pedra, pois você atua principalmente sobre os Elementais, prejudicando-os. Cuidar bem de um cristal é cuidar bem do canal da energia que pode trazer muito benefício em sua vida, portanto, lembre-se que mais do que uma simples “pedrinha”, um cristal é a morada dos Elementais. 

Limpeza dos Cristais

Existem inúmeras formas de limpar os cristais, você deve escolher a que mais lhe chamar a atenção, siga apenas uma regra geral:

- Deixe os cristais na solução de água e sal grosso por 78 horas no mínimo. Quando os cristais chegam de uma loja, o ideal é que fiquem três dias e três noites de molho. Pode ser do quarto Crescente, até a lua cheia. Não se limpam cristais na Minguante, ou Nova.

- Reserve um recepiente só para a lavagem dos cristais preferencialmente de vidro, mas pode ser de cerâmica ou porcelana, o tamanho dependerá da quantidade de cristais a serem lavados.

-  Quando você acaba de lavar um cristal, é perceptível que ele está mais limpo, tanto externa como internamente. Ele tem um brilho especial quando está limpo, uma irradiação as veze, sutil. Registre esse brilho em sua memória, como um ponto de referência para saber, no futuro, se um cristal está limpo.     Participe desse processo de limpeza sentindo-o não só no cristal, mas também em você. Faça esse trabalho de limpeza interna em você também, e você sentira o cristal ajudando-o nisso.

O cristal só é um objeto mágico   á medida que a pessoa se conscientiza das suas próprias impurezas e da necessidade de limpá-las para o seu próprio aprimoramento humano e espiritual.

Energia solar

Uma energia masculina (doze horas do dia)

Energia lunar

Uma energia feminina (doze horas da noite).

Elemento Fogo

Usar de sua energia interior, segurando o cristal com sua mão direita, desta forma energizando com seu Fogo Interior.

- Cristais: Opala de fogo, jaspe, pedras vulcânicas, cristais de quartzo, rubi, carnélia, Rodocrosita, ágatas

- Decretos para a funcionalidade dos cristais: Trabalho ritual: Energia, espírito, calor, chama, sangue, vigor, vida, vontade, cura, destruição, purificação, fogueiras, lareiras, velas, sol, erupções, explosões, liberdade, mudança, visão, percepção, visão interior, iluminação, aprendizagem, amor, paixão, sexualidade, autoridade, a vontade de ousar, criatividade, lealdade, força, transformação, proteção, coragem, eu superior, sucesso, refinamento, as artes, evolução, fé, exercícios físicos, consciência corporal, vitalidade, autoconhecimento, poder.

Horário: meio-dia

Elemento Ar

- Defumação (aconselho apenas salva ou sândalo que são aromas purificadores)

- Sopro – após um exercício respiratório correto, aspirar três vezes em cima do cristal, na palma de sua mão direita.

- Cristais: Topázio, pedras claras e transparentes, cristais, ametista, alexandrita, pedras azuis e amarelas

- Decretos para a funcionalidade dos cristais: A mente, todo o trabalho mental, intuitivo e psíquico, o conhecimento, aprendizagem abstrata, o vento e a respiração, inspiração, a audição, harmonia, pensamento e crescimento intelectual, viagem, liberdade, revelando a verdade, encontrando coisas perdidas, habilidades psíquicas, instrução, telepatia, memória, a habilidade de saber e entender, conhecer os segredos dos mortos, meditação zen, discussões, começos, iluminação

- Horário: nascer do sol

Elemento Água

- mergulhar os cristais em águas naturais como rios, lagos, fontes, cachoeiras, em torno de 3h. Não use a água que corre em torneiras devido aos produtos químicos usados na mesma.

- mergulhar os cristais em água da chuva ou mar apenas por 3 horas, pois alguns cristais tem reação contrária as energias destas  águas, a primeira água da chuva traz toxinas atmosféricas.

- Cristais: Água marinha, ametista, turmalina azul, pérola, coral, topázio azul, fluorita azul, lápis-lazúli, sodalita

- Decretos para a funcionalidade dos cristais: Emoções, sentimentos, amor, coragem, ternura, tristeza, intuição, a mente inconsciente, o ventre, geração, fertilidade, plantas, cura, comunicação com o mundo espiritual, purificação, prazer, amizade, casamento, felicidade, sono, sonhos, o psíquico, o eu interior, simpatia, amor, reflexão, marés e correntes da vida, o poder de ousar e purificar as coisas, sabedoria interior, busca da visão, curar a si mesmo, visão interior, segurança, jornadas.

- Horário: anoitecer

Elemento Terra

- Deixar os Cristais em contato direto com a terra, no mínimo, três horas. Esta também é uma energização bastante forte, pois os Cristais vão buscar a energia ao leito de onde nasceram e cresceram – a Terra.

- Colocar os cristais em um ponto de poder natural, como o topo de uma montanha, em uma cachoeira ou no meio de uma floresta. Fará com que eles sejam ativados com a energia desses lugares. Deixando-os por dois dias nesses lugares de poder, ele ficará carregado por vários meses.

- Cristais ativados em solo próximo a raízes de árvores são ferramentas potentes para exercícios de introspecção ou enraizamento.

- Cristais ativados em um pomar com frutas, ou em um jardim florido, são excelentes instrumentos de invocação de fertilidade, abundância, produtividade e prosperidade, em termos materiais, e espirituais.

- Cristais carregados no topo de montanhas são alargadores de horizontes, ajudam-nos a ver uma situação com mais amplitude. Além disso, enriquecem nossa capacidade de meditação, por serem ativados "perto do céu".

Decretos para a funcionalidade dos cristais: O corpo, crescimento, sustentação, ganho material, dinheiro, nascimento, morte, silêncio, rochas, pedras, cristais, jóias, metal, ossos, estruturas, noite, riqueza, tesouros, rendição, força de vontade, toque, empatia, crescimento, mistério, conservação, incorporação, negócios, prosperidade, emprego, estabilidade, sucesso, fertilidade, cura, forças da natureza combinadas, abundância material, sabedoria prática, força física, ensino.

Horário: meia-noite.

Cromoterapia

Expor cristais a cores específicas por dois dias pelo menos, para que eles sejam especialistas nas funções daquela cor. Há várias maneiras de se fazer isso:

- banhar o cristal com lâmpadas coloridas, ou adaptadas com filtros coloridos ou na ponta de uma lanterna,mas, lembre-se de sutilizar a cor de maneira correta.

- embrulhar ou costurar o cristal com tecido de tinta natural ou papel transparente colorido de boa qualidade deixando-o na luz do sol.

- colocar o cristal numa caixa ou vaso fechado contendo alguns outros cristais da cor que você quer programar aquele cristal. Sugiro que inicialmente você trabalhe com as cores do arco-íris, que são fortemente codificadas dentro dos cristais, e, portanto, as melhores para se praticar.

- Colocar o cristal em lugares sagrados ou sítios usados como ponto de devoção ou poder, mas olhem em que ponto pelo amor de Deus.

Observações

- Limpe  seus cristais ao menos uma vez por mês. Ou com maior frequência caso perceba neles uma opacidade interior, ou que parecem pegajosos ao tato ou que a energia está diminuída.

- Cristal que se parte: fique atento, quando um cristal se parte em pedaços é porque recebeu uma carga negativa de energia com a qual não pôde se relacionar. Dependendo do nível dessa energia, ele se quebrará pouco ou muito. O melhor que você faz é devolvê-lo à natureza, jogando no mar ou no rio, por exemplo, para que ele possa ganhar nova vida e voltar a ajudar os outros, ou a você mesmo, quem sabe.

-  Cristal que cai: quando um cristal cai é um sinal. Ele está nos dando um toque para que possamos ficar alerta porque algo está para acontecer em nossas vidas. Procure entender a mensagem que seu cristal quer passar. Basta você integrado com ele numa corrente única.

Consagração dos Cristais

É necessário consagrar o Cristal para que ele seja utilizado somente para propósitos de luz e nunca com a finalidade de causar danos ou prejuízos a alguém. Para tanto, sinta profundamente o desejo de que ele seja usado somente para o Bem e transfira essa sensação para o Cristal antes de efetuar a primeira Programação. É necessário lembrar que a limpeza não retira a programação do Cristal, mas um Cristal pode ser reprogramado.

Método 1 (para uso próprio)

Segure o Cristal na altura do terceiro olho (entre as sobrancelhas). Visualize claramente uma imagem, criando uma forma-pensamento daquilo que você deseja obter e envie para dentro do cristal. Não se esqueça que as imagens devem ser sempre positivas.

Método 2 (para uso de terceiros)

Coloque o Cristal no centro de seu peito, onde fica localizado o Chacra cardíaco. Sinta a emoção que está em você em um nível bem profundo e transfira para dentro do Cristal que você irá presentear.

Ativando, Carregando e Energizando

Cada Cristal tem várias camadas áuricas em seu corpo etérico, assim como nós. No seu núcleo, ele mantém sua energia primordial, enquanto as demais camadas são sensíveis ao meio ambiente. A poluição ambiental, que afeta a vitalidade do cristal, é formada também por nossas emoções, como tristeza, raiva, inveja, medo, agitação, ambição de poder, etc.

Assim um cristal torna-se sujo, quando se acumulam nele essas energias. Quando está sujo, seu funcionamento é reduzido, sua capacidade torna-se menor. Então, conforme expliquei, a primeira coisa que você tem que fazer depois que comprar ou ganhar um cristal é a sua limpeza.

Após a limpeza, os cristais estarão prontos para Carregar e Ativar sua estrutura molecular, aumentando sua carga energética, como uma bateria, despertando áreas adormecidas no seu espectro energético. Para carregar e ativar os cristais, é preciso que você lhes forneça alguns estímulos e a ambientação adequada.

Técnicas para Carregar e Ativar Cristais

. A técnica mais frequente é a de colocar o cristal na água corrente de um riacho, por dois dias ou mais, em períodos de doze horas. De preferência, coloque-o na água quando o sol estiver raiando e retire-o no crepúsculo. Esse método, além de limpar, ativa o cristal.

. As pirâmides são poderosas para a ativação de cristais. Pegue uma Pirâmide que tenha as mesmas proporções da de Quéops no Egito, e a posicione, orientada pelo norte magnético e suspenda o cristal dentro dela durante um dia inteiro para que ela absorva as energias.

.Colocar o cristal a luz do sol e da lua por dois dias ou mais. O procedimento mais usado é colocá-los na soleira da janela. Através da luz do sol e da lua, você estará colocando-o em contato com as fontes mais evidentes e arquetípicas das energias yin e yang.

.Expor um cristal a tempestades elétricas, com raios e trovões, chuvas fortes, ventos fortes, chuvas de granizo é uma forma de carregá-lo com a força específica de uma condição climática. Isso pode ser feito pelo tempo que durar essa condição, pode ser por uma hora, três horas ou mais.

.Cristais ativados assim são excelentes para desenvolver nossa percepção extra-sensorial e servem também como libertadores de situações de estagnação. Cristais ativados por um céu azul e claro, com sol, clareiam situações obscuras, quando nos encontramos perdidos sem saber o que fazer. Quando são ativados por chuvas fortes, são ferramentas para liberações emocionais, especialmente o choro. Cristais expostos com arco-íris são excelentes aliados para viradas em situações que precisam ser solucionadas.

. Colocar os cristais em um ponto de poder natural, como o topo de uma montanha, em uma cachoeira ou no meio de uma floresta. Deixando-o por dois dias nesses lugares de poder, ele ficará carregado por vários meses.

Essas são algumas formas, mas existem muitas outras dependendo o que se quer trabalhar. É importante saber que cada cristal ativado pelas forças da natureza passa a ser um transmissor dessas forças.

.Arco-íris

O arco-íris é um poderoso recurso de ativação dos cristais. Ao ver um belo arco-íris coloque-os com as pontas voltadas para o mesmo, e os mesmos servirão para a invocação de viradas em situações que precisam ser solucionadas.

Para programar um cristal, siga as seguintes etapas:

. Vá até seu lugar ideal de meditação, onde não será interrompido, e fique um mínimo de dez minutos simplesmente se soltando ou, se quiser, limpando e equilibrando seus Chacras. E prepare-se muito para isso. Ritualize-se, porque é óbvio que alguma coisa muito especial vai acontecer. Para fazer este trabalho, é bom estar bem desperto e de estômago vazio.

. Sentado ou em pé, pegue o cristal, apontando para você, com as duas mãos e leve-o até o nível do Chacra frontal, segure-o, tocando seu corpo físico (encostando-o na testa um palmo, no máximo). Enquanto segura o cristal, imagine um raio de luz conectando você e o cristal, ligando seu Chacra a ponta do cristal.

. Sinta uma linha de comunicação, um caminho aberto entre você e o cristal. Uns vão realmente ver um raio fino, brilhante, ou um caminho, um canal, entre a testa e o cristal, mas todos vão poder sentir alguma coisa especial acontecendo. Quem não conseguir ver o raio conseguirá, no mínimo, senti-lo.

. Entre em estado de intenção total, (força de vontade) com toda a sua atenção dirigida para aquilo que você quer que seja programado. É preciso que você esteja respirando, vibrando, pulsando aquilo que deseja transmitir para o seu cristal.  Se quiser, visualizar-se mesmo andando por esse raio de luz, entrando no cristal e levando para dentro dele o que você quer programar, na forma de palavras, imagens, enfim como preferir. Se quiser rodar o cristal nesta etapa do exercício, faça-o no sentido horário (na direção do futuro). Deixe o programa dentro do cristal e saia, respirando profundamente para voltar a sua consciência normal. Você acabou de programar o seu cristal, e agora está de volta a esta dimensão.

ato de programação pode demorar alguns segundos ou minutos. Se você está realmente em atenção total, vai demorar no máximo dez minutos na etapa 4. Com prática, geralmente se consegue encurtar o tempo, que em media é de um a quatro minutos.

Se programar mesmo o cristal, você não terá dúvida. Saberá disto com certeza, porque na programação há um "clique". Até os iniciantes terão consciência de uma transmissão real de energia entre você e o cristal. É normal sentir-se um pouco tonto, com dor de cabeça ou dor atrás do olho. Se isso acontecer, o melhor a fazer é relaxar, prestando atenção na respiração, até chegar a seu ritmo normal. Há sinais que nos confirmam se a programação teve sucesso. O cristal pode parecer mais pesado, brilhar mais do que brilhava, ou dentro dele pode surgir repentinamente, uma inclusão, uma imagem ligada de algum modo à programação que você fez. Mas o sinal real, mais importante, é a sua consciência e convicção quanto à programação.

A primeira vez que você programa um cristal é um momento importante em seu caminho espiritual. É um rito de iniciação, um passo muito especial, que representa para você o reconhecimento concreto de um espaço de dimensões espirituais.

. Colocar o cristal junto ao seu Chacra cardíaco pode ser um excelente auxílio à programação. Se você sente que não programou ainda o cristal, o apoio deste Chacra pode ser exatamente o que estava faltando. E a qualquer programação que tem o amor como tema, pode ser enriquecida com esse procedimento.

Assim como você projetou seu programa com o frontal, o mesmo pode ser feito com o cardíaco. Use a energia centrífuga do Chacra para transmitir o programa para dentro do cristal, deixe-o lá dentro, saia e volte a você. Pessoas emotivas programam melhor seus cristais quando recorrem à ajuda desse Chacra.

Um programa pode ser fortalecido acoplando-se ativação com programação. Por exemplo, se você quer tratar de uma enfermidade cardíaca, programe um cristal que já foi ativado com energia solar. Ou, se está tratando de insônia, use um cristal ativado pela lua. Ou ainda, se o seu programa é relacionado à prosperidade, use um cristal ativado em jardins ou pomares.

Se você ainda acha que não programou seu cristal, então tente de novo, com paciência e calma, sem pressa. Para isso ser efetivado, o cristal só depende da real intenção e da convicção de quem está programando.

Reprogramando

O cristal pode também, da mesma forma como é programado, ser apagado para depois ser novamente  reprogramado.

Para apagar um programa, siga os itens de 1 a 4 deste exercício. Relaxando e soltando, ligando o seu frontal a ponta do cristal através de um canal de luz e preparando-se para entrar no cristal.

Mas neste caso, em vez de deixar lá dentro alguma coisa, você vai retirar dali o que colocou, ou deixar uma luz branca. Como no processo de programar você vai saber quando o cristal foi apagado.

Assimilar na prática é começar de verdade o trabalho com os cristais. Você não é mais um iniciante. Como o estudante que sai do primário e entra no ginásio, você subiu de grau .Agora que acabou de programar pela primeira vez um cristal, você está pronto para usá-lo com um determinado objetivo ou meta. O seu primeiro cristal já é seu cristal pessoal, que o acompanhará aonde você for, ou pode ficar na cabeceira de sua cama, em sua mesa de trabalho, ou ponto de oração.

Para sair junto com você, o cristal pode ser colocado num bolso, ou numa bolsinha feita especialmente para ele, ou pode ser usado como uma jóia. No bolso, é preciso tomar cuidado para que chaves ou outros objetos não o arranhem nem danifiquem. A melhor maneira de carregar os cristais com você, quando não na forma de jóia, é numa bolsinha (no tamanho do cristal) feita de um tecido grosso macio, como a flanela.

Cristais para Cura 

A cura com os cristais não visa somente à manutenção de nossos corpos, mas também ao equilíbrio da mente: matéria e espírito agindo em comunhão com todo um meio em que vivemos.

Os cristais a serem usados manualmente têm que ser bastante grandes para caberem em nossas mãos, de forma que possamos segurar a raiz do cristal com os dedos conforme já ensinei, segurando seu corpo com firmeza, guiando e apontando o cristal para a direção que desejamos focalizar.

Esses cristais têm campos magnéticos particularmente unificados e são capazes de interagir nos corpos densos e sutis. Os cristais de cura podem trabalhar para um tratamento genérico, ou podem ser programados especialmente para determinada doença, mas lembre-se que os cristais por si só no promovem a cura, mas sim a dedicação do operador que os orienta. E ainda digo mais, não são todas as doenças que podem ser curadas pelos cristais, e sim somente as doenças não consideradas Kármicas. Os cristais devem ser colocados sobre o Chacra do meridiano afetado e a partir dai outro cristal ser direcionado para o local da lesão. Este cristal colocado sobre o Chacra principal do meridiano, tem a função de dimensionar um campo, ou seja, não deixando que a doença atue diretamente sobre outro meridiano.

Além de serem usados com as mãos, apontados para o corpo, também podem ser colocados sobre a irradiação dos  Chackras menores para que possam ser isolados campos. Essa prática é muito eficaz quando junto ao tratamento dos cristais aplicamos o passe de cura sobre a área afetada.

O que eu acho mais incrível na lida com os cristais, é que eles nos facultam a que nós próprios possamos nos beneficiar na lida da cura conosco mesmo. É somente seguir o ritual acima, e colocar o cristal sobre o Chacra responsável pelo nosso meridiano durante uns dez ou quinze minutos. Esse tempo é também recomendado para quando formos aplicá-los em outras pessoas, lembre-se que é o esforço que faz com que nós consigamos realmente aliviar o sofrimento dos outros, isso aplicado também com a constância do trabalho, conosco quando for o caso, e com os outros.

Cristais para Remédios

Pode-se ainda fazer remédios (elixires) com os cristais e pedras preciosas, energizando a água com eles, colocando-os em vidros com óleos de massagem, cremes hidratantes, colírios, etc. O elixir dos cristais é um preparado líquido feito a partir de uma técnica, que se utiliza das vibrações eletromagnéticas dos cristais transferidas para água mineral.  É muito útil no tratamento de problemas que surgem por causa de pensamentos e emoções negativas. Quando usamos o elixir, estas propriedades eletromagnéticas são assimiladas pelos Chacras e então retificam qualquer desequilíbrio. De imediato o elixir de um cristal recarrega o nível de energia.

Cada elixir age em um departamento mental ou psicológico específicos, isto é, o corpo energético, melhorando a qualidade e a quantidade de energia vital dos departamentos envolvidos no desequilíbrio.

Cristais e Chacras

Os Chacras são nossos "órgãos espirituais", localizados no duplo etérico, eles captam a energia vital e a distribuem para o corpo, mantendo nossas funções físicas. São centros de força, verdadeiros metabolizadores com forma espiralada que possuem hélices girando no sentido do relógio. Esses vórtices emitem não só energia, mas padrões de consciência. Tudo isso é distribuído ao corpo através das glândulas endócrinas. Os Chacras também são dispositivos que "sentem" a energia e nos informam sobre o mundo a nossa volta. O descontrole ou obstrução do Chacra pode atingir nossa energia vital e nosso psiquismo, trazendo consequências para a saúde e a vida. Já o seu bom funcionamento estimula o autoconhecimento e a realização não só na vida material como espiritual.

Chacra básico ou Muladhara - (fundação, raiz).

Cores: Vermelho, marrom, cinza e preto.

Pedras: Granada, jaspe vermelho, hematita, quartzo fumê, turmalina negra.

Localização: Na base da coluna (abrangendo o baixo quadril, até a região dos joelhos).

Chacra obstruído: É o "homem invisível", a pessoa de baixa vitalidade, enfermiça, parece que "não está aqui". Aérea, evita a realidade, não consegue levar seus projetos adiante, nem se sustentar, não se organiza na vida material, sua energia está faltando porque está distante de sua natureza animal.

Chacra descontrolado: O homem fica ligado demais à matéria, alimenta a inveja, a cobiça, avareza, fica ligada aos prazeres da vida material. Quer ostentação.

Segundo Chacra: Svadhisthana (morada do ser)

Cores: Laranja

Pedras: Cornalina, calcita laranja, pedras alaranjadas.

Localização: Próximo ao umbigo inclui parte do intestino, ovário, rins, região lombar.

Chacra obstruído: Dificuldade em expressar as emoções e receber afeto; isso acaba prejudicando sua vida sexual.

 Chacra descontrolado: O homem  só vive para satisfazer suas emoções, acaba fora da real. Pode desenvolver distúrbios sexuais.

Terceiro Chacra: O Plexo solar - Manipura (cidade das gemas)

Cores: Amarelo

Pedras: Citrino, topázio imperial.

Localização: Plexo Solar

Centro obstruído: Não tem autoconfiança, falta de ânimo e força de vontade e o sujeito vive na dependência dos outros. Sofre influencias externas, ataques psíquicos.

Centro Descontrolado: O sujeito é um exibicionista que vive no centro das atenções, como se os "pobres mortais" tivessem muito que aprender com ele. Autoritário. Adora falar de suas aptidões. Tem dificuldades em unir a afetividade à vida sexual.

Quarto Chacra- Anathata (intocado)

Cores: Verde, evoluindo para o rosa

Pedras: quartzo rosa, quartzo verde, aventurina, turmalina rosa, turmalina verde, rodonita, rodocrosita, malaquita, esmeralda, canga rosa, ágata musgo, jade, kunzita, moranita e turmalina melancia.Turmalina rosa, quartzo rosa, esmeralda, jade verde, kunzita, malaquita. Pedras verdes e rosas

Localização: Centro do peito

Chacra obstruído: O homem só pensa na satisfação de seus desejos pessoais, que nunca estão satisfeitos. Tende para a histeria. Nunca se sente amado.

Quinto - Chacra- Vishudda (Puro)

Cores: Azul

Pedras: Água Marinha, berilo, apatita, jade, ágata azul rendada, indicolita, lápis lazúli, malaquita, pirita, ágata musgosa, ágata azul rendada, ametista, apatita, esmeralda, quartzo azul, safira, sadonix, nefrita e kormerupina.As azuis - quartzo azul, turmalina azul, sodalite, turquesa, água-marinha

Localização: Garganta

Chacra obstruído: O homem é insatisfeito com o trabalho, não consegue expressar seus talentos numa profissão que o agrade. Tem medo de soltar a voz, vive engolindo tudo.

Chacra Descontrolado: Tem sucesso, faz a cabeça dos outros com seu discurso, no entanto suas palavras quase não têm fundamentos.

Sexto Chacra- Frontal - Ajna (autoridade)

Cores: Índigo e Violeta

Pedras: lápis lazúli, sodalita, azurita, turmalina azul, quartzo azul, safira azul, apatita azul, ametista, biterminado de cristal transparente, cianita, fluorita.Fluorita, ametista, sodalite, Azurita

Localização: Terceiro Olho

Chacra obstruído: Tem conceitos confusos sobre a realidade. Suas idéias nunca funcionam.

A criatividade é obstruída,  pois falta-lhe energia para mantê-la. Precisa sempre de alguém para levá-lo adiante.

Chacra Descontrolado: Usa seus poderes psíquicos para controlar as pessoas. Tem idéias em excesso e leva adiante conceitos distorcidos fazendo os outros segui-lo. Pode até dar golpe na praça. É o dono do pedaço, tem o ego inflado e o emocional imaturo.

Sétimo Chacra - Sahasrara (lótus de 1000 pétalas, portão de Brahman)

Cor: Branco

Pedras: diamante, quartzo transparente, cristal arco iris, cristal fantasma, cristal rutilado de dourado, ametista, safira violeta, calcita ótica, howlita, pedra do sol, pedra da luz, pirita, leopardita, obsidiana floco de neve.Ametista, quartzo branco, diamante

Localização: Topo da cabeça.

Chacra obstruído: É um materialista, sua vida é norteada pelas suas posses e status, pois não percebe a vida espiritual.

Chacra Descontrolado: A pessoa não se adapta a este planeta. Sente que está "sobrando" aqui e não há lugar prá ela. Seu mundo é rico em fantasias e não encontra lugar para seu ideal de perfeição e beleza aqui na Terra. Torna-se distante da própria vida, até um suicida em potencial. Escolha alguns cristais e coloque-os dentro de um vidro, um deles precisa ser quartzo. A medida que a água dentro do vidro for ficando escura, troque a água e lave os cristais.

 

Energização de ambientes

Através da utilização de drusas:

Drusa Cristal Rocha (Quartzo branco ou transparente), Drusa de ametista. Pode-se colocar durante um tempo a selenita atrás da drusa de cristal.

Para ambiente de meditação e repouso utiliza-se a drusa de ametista ou uma drusa com a ametista sobre ela, pois esta pedra (ametista) é ideal para relaxar, tranquilizar e é excelente para insônia.

Para ambiente de estudo coloca-se uma Azurita sobre a drusa.

Para o ambiente de uma pessoa que está doente e em processo de recuperação, o ideal é colocar a Malaquita em cima da drusa.

Para deixar o ambiente animado, alegre, sociável e sempre que se deseja reunir os amigos, fazer uma festa ou qualquer outro evento com muitas pessoas, coloca-se uma Calcita laranja em cima da drusa.

Além da utilização de drusas, podemos energizar ambientes com spray de elixires de cristal, de acordo com a finalidade que queremos.

Para purificar o ambiente e limpar a energia, um bom spray é o de Peridoto.

Cristais em formato de esfera, ou seja, bolas de cristais são excelentes energizadores, pois a energia se propaga de forma circular, como quando jogamos uma pedra em um lago.

Além de tratar e energizar ambientes e pessoas, podemos cuidar de animais através de pedras, colocando-as na água de beber. Deve-se ter o cuidado de colocar apenas pedras roladas na água dos cachorros, pois estes adoram engolir.

 

Cristais e Numerologia

Número 1 - Cristal ou pedra: Âmbar, Citrino, Pedra do Sol, Topázio Amarelo, Wulfenita.

Todas as pedras de cor amarela ou laranja são relacionadas ao número 1 e sua energia solar. O âmbar e o citrino apresentam uma tonalidade de amarelo mais escuro, ao passo que a pedra do sol e o topázio exibem um amarelo mais claro e brilhante. Já a wulfenita é dona de um amarelo radiante e intenso, e auxilia a impulsionar Personalidades 1 que estejam por qualquer razão hesitantes.

Número 2 - Cristal ou pedra: Água marinha, Opala, Pedra da Lua, Crisocola.

A água-marinha, cujo nome explica a própria natureza vibratória, é a pedra ideal para representar o número 2, bem como a pedra da lua, que se conecta com o aspecto lunar/feminino do número. A crisocola também age no aspecto feminino.

Número 3 - Cristal ou pedra: Turquesa, Esmeralda, Turmalina verde, Aventurina.

A turquesa é uma pedra de tom azul-esverdeado claro, que facilita a comunicação e a objetividade na expressão das idéias e emoções. A esmeralda é de um verde vivo, especialmente se lapidada, e atua como fonte de revitalização do corpo físico. A turmalina verde é linda em seu estado natural, e funciona como amplificadora de qualquer outra pedra no tratamento de enfermidades em geral. Finalmente, a aventurina é de um verde opaco e é usada como amuleto.

Número 4 - Cristal ou pedra: Granada, Ônix negro, Quartzo olho-de-tigre.

A granada é uma pedra cujo tom escuro de vermelho lembra certos tipos de terra. É uma pedra que auxilia a pessoa a se estabilizar, atuando no chacra básico. As mesmas funções são atribuídas ao ônix de cor negra. O quartzo olho-de-tigre promove uma conexão entre os chacras básico e solar, o que se reflete em sua coloração amarelo-escura trespassada por listras marrons. É também uma pedra que auxilia na organização.

Número 5 - Cristal ou pedra: Rodocrosita, Hematita, Cobaltocalcita

De um vermelho suave, e tingida com partes brancas, a rodocrosita é uma pedra que representa o amor em seu sentido mais pleno e desapegado. A hematita, por sua qualidade de promover transformações e proteger de contaminações e purificar o sangue, é extremamente indicada para estar com Personalidades 5, seja no anel, no cordão, ou mesmo no bolso, na bolsa. Já a cobaltocalcita, de cor rosa gritante, evoca o amor sexual e romântico.

Número 6 - Cristal ou pedra: Celestita, Turmalina Melancia, Dioptásio

A turmalina melancia é verde e rosa, misturando assim as propriedades de curar e amar, o que a faz a pedra típica do número 6. A celestita por sua vez faz a ponte entre o ego e o espírito, e o dioptásio é usado em casos de rancor e estimula o bom funcionamento do coração.

Número 7 - Cristal ou pedra: Ametista, Sugilita, Lápis-Lázuli

A ametista é a pedra clássica da magia e do ocultismo, daí sua óbvia relação com o número 7. Além disso, é uma pedra que facilita a introspecção, bem como a sugilita, outra pedra de cor violeta a estimular o sétimo chacra. Também o lápis-lazúli é conhecido por estimular o estudo e aguçar os poderes mentais.

Número 8 - Cristal ou pedra: Cristal de Enxofre, Goshenita, Crocoíta

O cristal de enxofre é usado para a eliminação de resíduos, sendo indicado para a função do 8 de movimentar a matéria. A goshenita por sua vez tem a função de, com sua transparência, deixar a verdade de Ma'at fluir, tendo o número 8 como instrumento. A crocoíta representa o magma, a essência da riqueza da terra, e intensifica a ação telúrica nas pessoas.

Número 9 - Cristal ou pedra: Calcita, Amazonita

A amazonita dissolve as tensões típicas da Personalidade 9, levando ao mesmo tempo a uma flexibilização da expressão, o que contribui para que a mensagem chegue a mais ouvintes. A calcita pode ser encontrada nas mais variadas cores, o que reflete a multiplicidade de personalidades contidas na Personalidade 9.

Número 11 - Cristal ou pedra: Obsidiana, Azurita, Apofilita

A apofilita, que facilita o contato com energias angélicas, estimula o lado mais light da Personalidade 11, ao passo que a obsidiana revela, e de maneira crua, as verdades ocultas - sejam elas dolorosas ou não. A azurita é uma pedra azul-escura e brilhante que focaliza e sintoniza os pensamentos, o que pode ser preciso para uma antena parabólica como o 11.

Número 22 - Cristal ou pedra: Apofilita, Cianita, Diamante

A apofilita é uma pedra rara, que pode ser verde ou transparente, e que promove a conexão com esferas angelicais. A cianita é também transparente, e igualmente faz a ponte entre a mente racional e os planos superiores. 

 

Pirâmides

As propriedades das pirâmides variam conforme o material de que elas são feitas. Escolha o mais adequado para você.

A pirâmide ideal para as suas necessidades específicas pode ser inteira ou vazada, feita de diferentes materiais como cristal, ouro, alumínio, latão, cobre, madeira, ferro e até mesmo o papel e o papelão. Convém evitar o plástico e as demais ligas sintéticas e as pirâmides feitas de mais de um material. Evite também as pirâmides de cor negra, que absorvem energias negativas.

Cristal

As pirâmides de cristal são muito eficazes, pois este mineral é um grande captador de energia. São geralmente usadas pirâmides pequenas, de cristal maciço e lapidado. Entre seus usos, podem-se mencionar a limpeza de pele e dos cabelos, a energização da água – para purificar o sangue e combater gripes, distúrbios digestivos e outros problemas orgânicos como o equilíbrio dos chacras (centros energéticos do corpo humano), o combate ao estresse e ao nervosismo, a garantia de um sono repousante e o crescimento das plantas.

Ouro

Pequenas pirâmides de ouro, usadas como pingente na altura do coração, atuam do chacra do coração, atuam como escudo protetor contra as doenças e vibrações negativas, criando uma espécie de feixe energético em torno da pessoa. Facilitam, além disso, os problemas de relacionamento, inclusive no local de trabalho.

Alumínio

Muito usadas em terapia, são ideais para relaxamento e meditação. Ajudam a desenvolver a percepção extra-sensorial e combatem o estresse.

Latão

Têm efeitos análogos aos das pirâmides de alumínio, porém menos intensos. Além de serem utilizadas para conservar alimentos e plantas e afiar lâminas de barbear, facilitam a adaptação a situações novas.

Cobre

Muito úteis no local de trabalho, pois transformam energias negativas em positivas. Outros usos: restabelecimento d saúde e combate ao estresse, às doenças reumáticas e problemas cerebrais. Também podem ser utilizadas para curas à distância.

Madeira

Utilizam-se na maioria dos casos pirâmides de carvalho, cedro ou pinho, que servem para curar feridas e outras disfunções orgânicas.

Ferro

Combatem a febre e as fobias e energizam alimentos e água para pessoas anêmicas.

Papel ou papelão

Servem para aliviar a dor e também para a recuperação do fio das lâminas de barbear

Inúmeras pesquisas confirmam que as pirâmides,  seja qual for o material usado para confeccioná-las, condensam uma energia altamente benéfica ao ser humano, mas consideram que a que capta a energia anímica é a de cristal de quartzo. As demais pirâmides necessitam sempre estar na posição norte-sul e a de cristal é a única que funciona fora de alinhamento com os pontos cardeais, dispensando assim, o uso constante da bússola.

São encontradas em diversos tamanhos e podem ser usadas como simples pedras lapidadas ou como jóias incrustadas em metais como ouro e prata. As pirâmides não possuem contra-indicação, pois sua energia é sempre benéfica atuando na saúde física (relaxamento, alívio de dores, eliminação de estafa, sensação de bem-estar, ânimo e disposição para o trabalho, ação repousante, funcionalidade dos cinco sentidos) mental (acalma a mente porque é necessário concentrar-se naquilo que o seu corpo está a fazer num determinado momento da prática, desenvolve a criatividade) e emocional (auto-estima, confiança, sentimentos nobres que conduzem a paz interior e equilíbrio nos níveis afetivos).

A energia da pirâmide é absorvida através da glândula pineal (que fica no centro da cabeça, na altura das orelhas), pois temos uma cavidade microscopia, por onde deve entrar corretamente a energia cósmica, ou seja, o centro do campo energético, desta forma, use-a use bem no alto da cabeça em torno de 30 segundos, tempo suficiente para a absorção.

Pode ser usada para energizar água, coloque-a em um vidro transparente (preferência cristal), com o ápice para cima. Encha o recipiente com água filtrada ou mineral e cubra para não entrar insetos, por um período mínimo de 6 horas, após retirar e guardar em lugar fresco. A água ficará com energia por muitos dias, se for guardada em recipiente fechado. Deverá ser tomada em jejum.

Em uso externo, aplicar sobre a pele sem enxugar, devendo ser absorvida naturalmente. É ótima para cicatrizar feridas superficiais, cortes, e aliviar dores.

Precauções: a água energizada tem um extraordinário poder de cicatrização e atua em nosso organismo, levando energia para todos os órgãos principalmente a bexiga e os intestinos.

Obs. Para feridas e operações profundas, o uso da água deverá ser adaptado para cada caso quando for constatada a sua conveniência, não devendo nestes casos despejar a água diretamente no local, mas utilizando-se de um algodão ou gaze embebida na mesma. Com crianças de colo e pessoas de idade avançada é recomendado a cautela no uso interno desta água, iniciando-se sempre com pequenas doses a fim de evitar distúrbios intestinais. O mesmo se recomenda com recém operados da bexiga ou dos intestinos.

Uso Externo

Enxaqueca: usar a pirâmide sobre a cabeça com o corpo bem ereto. Tempo médio: 15 minutos. Cada pessoa deve acertar o seu tempo para mais ou para menos, conforme os resultados verificados.

Dor de coluna: usar a pirâmide sobre a cabeça por alguns minutos e, em seguida, colocá-la por mais tempo sobre o local dolorido. 

Afecções nos Olhos, Cataratas: Usar somente água energizada como colírio; não convém colocar a pirâmide sobre os olhos.

Alcoolismo: usar a pirâmide sob o travesseiro ou sob a cama. Quando possível, colocar a pirâmide dentro da bebida. Tomar água energizada

Alergias: passar água energizada sobre o local. Não enxugar.

Artrite, Reumatismo, Gota: carregar constantemente junto ao corpo, uma pirâmide. Passar a água energizada no local dolorido.

Bronquite: tomar água energizada várias vezes ao dia. Passar a mesma água sobre o peito sem enxugar.

Cálculos nos rins ou vesícula: tomar bastante água energizada

Diabete, Prisão de Ventre: tomar água energizada várias vezes ao dia.

Dor de garganta: Colocar a pirâmide sobre o local. Passar água sem enxugar e tomar água energizada.

Esgotamento nervoso: Usar a pirâmide na cabeça por meia hora ou mais.

Feridas, Inchaços: Passar várias vezes passar água no local sem enxugar, colocar a pirâmide sobre a parte afetada.

Insônia: Usar a pirâmide sobre a cabeça por alguns minutos antes de deitar. Colocá-la sob o travesseiro ou sob a cama. Observar os resultados, pois algumas pessoas não se sentem bem dormindo sobre a pirâmide.

Gravidez: Tomar água energizada com precaução, ao menos no início do tratamento. Colocar a pirâmide sobre a barriga. 

 

Funções dos Minerais no organismo

Os organismos vivos, em especial ao organismo humano contem uma série de minerais que se encontra em sua maior parte em forma de compostos inorgânicos e em menor proporção associados os compostos orgânicos (compostos que contém em sua estrutura química Carbono, Hidrogênio, Nitrogênio e Oxigênio). Os minerais assim como a água e as vitaminas não fornecem energia ao organismo, mas se encontram no organismo desempenhando uma ou várias ações fundamentais a vida. Estas funções podem ter a seguinte classificação:

 - Plástica ou estrutural: nesta função os minerais participam da formação do corpo, participando de estruturas formadoras do organismo (ossos, dentes, pêlos, proteínas), como é o caso principalmente do cálcio e do fósforo do enxofre.

- Reguladora: para regular o equilíbrio ácido base, a excitabilidade neuromuscular e para manter e regular propriedades físicas da matéria orgânica (viscosidade, pressão osmótica).

- Como componentes ou ativadores de enzimas e/ou outros sistemas ou unidades biológicas (Hemoglobina, Tiroxina, etc).

Em resumo, os minerais participam da formação e do funcionamento do organismo. Como componentes dos alimentos, os minerais, além de sua importância fisiológica, participam no sabor, cor, ativam o inibem a ação enzimática e outras reações que influem na textura, qualidade nutricional, durabilidade e outras características dos alimentos.

A quantidade em que um elemento mineral está presente no organismo não é um índice de sua importância funcional, assim o Cobre, o Zinco e o Iodo, que se encontra em pequena quantidade desempenham funções vitais essenciais: Segundo sua importância biológica pode dividi-los em:

- Essenciais - apresentam função biológica conhecida  (por exemplo: Cálcio, Magnésio, Ferro, Zinco, Iodo, etc.)

- Possivelmente essenciais: são os minerais que a ciência ainda não descobriu evidencias suficientes para demonstrar que cumprem as condições de essencialidade. Na medida em que avançam as pesquisas e os conhecimentos, de suas funções, podem tornar-se essenciais.

- Contaminantes ou, não essenciais: são aqueles que são detectados em alguma quantidade no organismo, sem nenhuma função metabólica.

- Tóxicos  -  são os minerais que podem ser tóxicos se ingeridos em quantidades relativamente grandes ou por períodos de tempo prolongado ou quando organismo é exposto a ele. Os principais minerais tóxicos são: Mercúrio, Chumbo, Arsênico, Cádmio, Níquel e  Alumínio. Existem minerais essenciais ou possivelmente essenciais como o Cobre, Molibdênio, Selênio, Ferro e Silício que em função da quantidade em que se ingerem podem ser tóxicos.

 

Classificação nutricional dos elementos minerais.

Macros nutrientes essenciais: São aqueles minerais que o organismo necessita de quantidades iguais ou superiores a 100mg por dia (Ca, P, Na, K Cl, MG, S).

- Micronutrientes essenciais ou Oligoelementos: São aqueles minerais que o organismo necessita de quantidades inferiores a 1 MG ao dia (Fe, Cu, F, Co, Zn, Cr, Mn, I, Mo, Se).

Cálcio  – forma dentes e ossos, apoia as funções nervosas, a contração muscular e proteção sanguínea. A  falta de cálcio pode originar osteoporose, “ossos moles” e pedras nos rins. Os cristais com cálcio são a calcite, a labradorite, grossular e uvarovite.

Ferro – vital para a absorção do oxigênio dos pulmões para o sangue e outros tecidos, a falta de ferro causa anemia e aumenta o risco de infecção, ferro em excesso pode causa problemas em alguns órgãos e deficiências em cálcio e magnésio. Os cristais que contém ferro são as granadas, pedra do sangue, hematite, ametista, citrino, lodestone e cornalina.

Magnésio – constrói ossos fortes, necessário para a absorção do cálcio, utilizado por 90 enzimas diferentes no nosso corpo, apoia os músculos e as ações nervosas, falta de magnésio pode causa fraqueza, problemas musculares, TPM e batida cardíaca irregular. Os cristais que possuem magnésio são a iolite, o períodoto e jade.

Fósforo – constrói o tecido ósseo,  forma componentes que apoiam o corpo na conversão das calorias em energia, fósforo a menos pode causa fraqueza, perda de minerais nos ossos e problemas respiratórios; em excesso impede que o seu corpo absorva minerais importantes como o cálcio, ferro, magnésio e o zinco. A apatite parece ser um dos poucos cristais que contém fósforo

Potássio – fornece a base que constrói os fluidos intercelulares (que permite a comunicação entre as células e o sistema nervoso), assiste com o funcionamento dos músculos e tecidos nervosos, falta de potássio pode causar paralisia muscular, em excesso pode provocar ataques cardíacos.

Os cristais que têm potássio são a pedra da lua, amazonite, granite, lepidolite e apofilite.

Sódio  – ajuda a manter o volume extra dos fluidos celulares (que também apoiam o andamento da informação ao longo do sistema nervoso), corrige o equilíbrio do PH no seu corpo, ajuda no funcionamento muscular; falta de sódio pode causar pressão baixa, fraqueza, febre, problemas respiratórios, sódio a mais causa pressão alta, desidratação e retenção de líquidos. Os cristais que tem sódio são a sodalite, a halite, jadeíte, algumas turmalinas, labradorite, albite e apofilite.

O grupo de minerais que se seguem é encontrado em muito pequenas quantidades no seu corpo. Nem todas as funções e disfunções destes minerais são conhecidas ou completamente compreendidas neste momento.

Crómio – trabalha com os músculos do esqueleto, sua falta pode conduzir à depressão, fraqueza e falta de paciência.

Os cristais com crómio são a esmeralda, uvarovite, diopside e algumas turmalinas verdes.

Cobre  – ajuda a formar colágeno no sangue, e faz parte de enzimas importantes, falta de cobre pode causar queda de cabelo, problemas no sistema nervoso e doenças nos ossos.

Os cristais com cobre são a turquesa, a malaquite, a crisocola e azurite.

Magnésio – trabalha como antioxidante, fortalecendo os ossos, nervos e músculos, faz parte de uma enzima muito importante (CuZn SOD), sua falta de pode causar irritação cutânea, deformação óssea, crescimento deficiente do couro cabeludo e em excesso pode causar sintoma idênticos à doença de Parkinson. Os cristais com magnésio são o quartzo rosa, rodonite, rodocrusite, morganite, granada e sugilite.

Selênio  – é outro antioxidante, apoia o sistema imunitário, e é o componente essencial da enzima glutathione peroxidase, sua  falta pode causar doenças na cartilagem junto das junções dos ossos e problemas cardíacos e em excesso pode ser venenoso. O selênio é muito raramente encontrado em cristais ou gemas, mas eventualmente pode ele próprio cristalizar-se.

Sulfuro -  ajuda a remover toxinas do seu corpo, é um dos ajudantes na construção dos aminoácidos, ajuda a ter uma pele, cabelo e unhas saudáveis,  o corpo precisa de tão pouco sulfuro que raramente existe uma deficiência. O sulfuro também se cristaliza, normalmente em pedras ou gemas e é ocasionalmente encontrado no quartzo (especialmente o proveniente da índia) e na selenite.

Zinco – ajuda cerca de 200 enzimas a efetuarem as suas funções, fortalece o sistema imunitário sua falta provoca problema de pele e na córnea e aumenta o seu risco de infecção e o excesso vai impedir o seu corpo de absorver devidamente o cobre. Alguns cristais com zinco são a hemimorphite, junitoite e queimite.

Estes não são os únicos minerais encontrados no seu corpo. Existem leves vestígios de que flúor, iodo, cobalto, molibdênio e silicone estão também presentes, embora as suas funções não sejam ainda compreendidas na totalidade.

 

Alimentos com Minerais

Cálcio - Iogurte,  Sardinhas em lata,  Leite,  Queijo  Tofu,  Salmon,   Raízes

Cromo: Sementes de milho,  Carne,  Maçãs,  Batata doce,  Ovos,  Cogumelos, Queijo

Manganês – Chá, Passas, Espinafre,  Cenouras,  Brócolis,  Fígado.

Magnésio – Bananas,  Abacates,  Leite,    Arroz integral, Legumes

Cobre - Ostras, Carne de fígado,  Abacates,  Batatas, Legumes

Selênio – Carnes,  Frutos do Mar,  Carne magra,  Frango  Castanha do Brasil,  Cebolas,  Tomates

Fósforo - Carne de fígado,  Iogurte,  Frango,  Leite, Ovos

Zinco – Ostras, Carne de peru escura,  Carnes magras

Feijão -  Amêndoas,  Outras frutas de casca,  Produtos integrais

Iodo - Sal iodado,  Leite,  Ovos  Queijo,   Abacaxi,  Peixe

Potássio - Abacates,  Bananas, Batata,  Leite  Feijão  Farinha de soja, Hortaliças,

Ferro - Carne de fígado,  Melaço,  Passas Feijão,  Espinafre,  Mariscos crus

Sódio - O sal em carnes secas, nozes, Manteiga e nos alimentos processados.

Magnésio – Legumes, Castanha do Brasil, Amêndoas, Soja

Molibdênio - Nozes, Legumes, Grãos.

Muitos minerais podem ser tóxicos em altas doses, com efeitos colaterais que vão desde a prisão de ventre danos ao fígado e rins.  Demasiada de sódio e cloreto pode dificultar o controle da pressão arterial.  Excessiva ingestão de minerais geralmente vem de suplementos de alta dose.  É por isso que a maioria das pessoas deve escolher suplementos que contêm mais de 100 para 150% do valor diário para cada mineral.   Alguns minerais podem interferir com a forma como funciona uma medicação no organismo.  Por outro lado, alguns medicamentos podem interferir com a forma como o organismo utiliza um mineral.  É por isso que é importante perguntar ao seu médico ou farmacêutico antes de tomar um suplemento mineral.

Doses Máximas

Não consuma mais do que estes montantes a partir de uma combinação de alimentos e suplementos

Cálcio: 2.500 MG  -  Fósforo: 4.000 MG  -  Magnésio: 350 MG -  Ferro: 45 MG -  Zinco: 40 MG -  Boro: 20 MG -  Magnésio: 11 MG -  Cobre: 10 MG -  Fluoreto: 10 MG -  Molibdênio: 2 MG -  Vanádio: 1,8 MG -  Iodeto: 1,1 MG -  Níquel: 1,0 MG -  Selênio: 0,4 MG -  (MG = miligramas)

 

Elixires de Cristais

Proporcionam a cura nos Corpos Sutis, para obter o equilíbrio nos quatro planos de consciência ou expressão: Físico, Mental, Emocional e Intuitivo.

As pedras preciosas e os cristais apresentam um notável arranjo molecular geometricamente simétrico. Tal simetria geométrica das estruturas cristalinas também está associada a singulares propriedades vibracionais, com específicas características de frequência, que são transmitidas para a água durante o processo de captação de energia, através do método solar. Trás uma estabilidade para as células e moléculas do corpo físico. Certos cristais apresentam uma ressonância (fenômeno físico em que se registra transferência de energia de um sistema oscilante para outro) de harmonia especial com pontos específicos da anatomia física humana. Os elixires de cristais conseguem efetuar curas quando os padrões cristalinos armazenados no elixir são transferidos de forma ressonante para as estruturas biomoleculares existentes no corpo físico doente. À medida que a energia é transferida para o corpo, a estabilização provoca um aumento da organização celular, uma aceleração do processo de regeneração dos órgãos e uma transformação na saúde física.

Funções especiais dos Elixires de Cristais

. Desbloqueia padrões mentais e emocionais cristalizados, permitindo-nos maior clareza.

. Neutralizar os efeitos colaterais ou tóxicos dos medicamentos químicos. Existem essências de cristais que tem como função neutralizar parcial ou completamente esses efeitos indesejáveis.

. Proporciona condições para responder prontamente a qualquer tratamento alopático, permitindo  uma recuperação mais rápida e eficaz.

. Facilita o acesso ao contato com nosso Espírito, Eu Superior, Sabedoria Divina, resgatando nossa capacidade de cura e reequilíbrio.

. Em estado de equilíbrio temos muito mais condições de captar naturalmente a Sabedoria e, perceber a proteção física e espiritual  que se faz presente de uma maneira natural e constante. 

Preparo dos Elixires

O Elixir é uma água energizada com Cristais, usada no tratamento de situações que já se estejam a manifestar fisicamente.

Ele é preparado com água mineral e com alguns Cristais, que deverão ser selecionados de acordo uma determinada intenção terapêutica.

A escolha dos Cristais deverá ser rigorosamente cuidada e feita por quem tenha conhecimento para tal, pois existe Cristais que não devem ser usado em Elixires, pois suas substâncias poderão ser prejudiciais quando ingeridas.

- Azurita – contém cobre tóxico

- Calcopirita – contém cobre e enxofre e pode ser tóxica

- Crisocola – contém cobre venenoso e tóxico

- Crocoíta – contém quantidade de cromo venenosa e tóxica

- Cuprina – contém cobre venenoso e tóxico

- Hematita – não recomendada, pois enferruja com a água.

- Malaquita – Contém cobre venenoso e tóxico

- Pirita – não recomendada pode conter marcassita que em contato com o oxigênio forma um pó de ácido sulfúrico que não pode entrar m contato com a pele

- Olho de Tigre – contém amianto

- Wulfenita – contém chumbo e molibdênio

- Zircônia – contém zircônio que é radioativo

 

Material

Após ferver um vidro branco transparente de 500 ml com sua tampa em torno de 10m com 1 colherinha de café de vinagre de maçã, coloque as gemas escolhidas que previamente já foram limpas, energizadas e programadas, com 400ml de água mineral sem gás e 1 colher de sopa de álcool de cereais ou mel. Deixe o vidro na rua ou no peitoral de uma janela por três dias e três noites, após retire as pedras e coloque o líquido em um vidro claro com contas gotas. O Elixir deverá ser armazenado em lugar  fresco, ventilado, seco, longe de geladeira, vídeos, relógios e TV, pois os cristais são sensíveis às frequências eletromagnéticas. Se você usar o mel poderá guardar por três meses e se usar o Álcool poderá durar  até seis meses. Se o Elixir alterar sua cor, refaça-o.

Divisão dos Elixires

Uso Interno

Uso: 05 gotas usadas sob a língua quatro vezes ao dia, cerca de duas horas antes das refeições (pode ser antes do almoço e do jantar), durante três semanas. Dê pausa por um mês e após retorne por mais três meses.

Obs. só podem ser usados em conjunto com remédios homeopáticos e essências florais.

Uso Externo

Em massagem – 25 gotas em 10 ml de óleo mineral.

Em banhos – 25 gotas colocadas na esponja e pendurar no chuveiro

 

Plano Físico – Elemento Terra (a sensação ou a capacidade de lidar com os aspectos materiais e concretos da vida e ainda de expressar suas sensações ou sentidos físicos).

A Terra é o Elemento mais estável e seguro, e corresponde à função Sensação - que tem como propósito determinar que algo exista. É o mundo dos sentidos físicos e dos próprios objetos com os quais nos relacionamos. É a Terra que dá forma e confere realidade, solidez e estrutura a tudo o que existe. Por isso a Terra está associada às formas porque é com as formas que contatamos antes de perceber a essência que as anima, se polariza nos sentidos, tende a apegar-se à sua necessidade de segurança sobre o real e desconfia de tudo o que não pode ver ou tocar ou cheirar, medir. Tudo o que apela aos sentidos e ao prazer físico que nasce da relação com a matéria é um apelo à Terra que existe em cada um de nós. A falta de Terra fala-nos da dificuldade em lidar com as questões práticas da sobrevivência, em suprir as necessidades de abrigo e sustento, em alimentar convenientemente o corpo físico, em cumprir com as obrigações do quotidiano, enfim - é não ter "os pés bem assentes" ou "plantados no chão" como diz, sabiamente, o nosso povo.

Energia de provisão e sustentação. As formas, os sentidos físicos e a realidade concreta. Paciência, disciplina e eficiência. Aquisição, retenção e autoproteção. Apego à rotina, materialismo, imobilidade. Tipo: sensação ou percepção. Temperamento: melancólico.

A

Abdômen - Citrino, Malaquita, Obsidiana, Opala, Pedra da Lua, Peridoto, Pérola, Pirita, Quartzo (cristal), Safira, Topázio Imperial.

Ácido Úrico - Enxofre, Peridoto.

Acidez - Âmbar, Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Dolomita, Malaquita, Peridoto, Pirita, Smithsonita, Topázio Imperial.

Acne - Magnetita, Smithsonita, Tanzanita, Turquesa, Zincita.

AIDS - Cuprita, Diamante, Diamante Herkimer, Heliotrópio, Hematita, Jaspe Vermelho, Malaquita, Quartzo Vermelho, Realgar, Rubi, Selenita, Sugilita.

Alcoolismo - Ametista, Kunzita, Selenita, Sugilita.

Alergias - Ágata Musgo, Calcita Verde (fumaças tóxicas e produtos químicos), Cornalina, Jaspe Paisagem, Magnetita (pele), Peridoto, Smithsonita (pele), Tanzanita, Turquesa (pele), Zincita (pele).

Amigdalite - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Angelita, Celestita, Indicolita, Malaquita, Quartzo Azul, Shattuckita, Topázio Azul.

Amnésia - Azurita, Diamante, Diamante Herkimer, Selenita, Sugilita, Tanzanita.

Anestesia - Diamante, Diamante Herkimer, Hematita, Selenita, Tanzanita.

Anemia - Coral, Cornalina, Granada, Heliotrópio, Hematita, Rubi, Turmalinas (todas).

Aneurisma - Ágata Musgo, Diamante, Diamante Herkimer, Selenita.

Anorexia Nervosa - Ágata Musgo, Azurita-Malaquita, Cornalina, Diamante, Kunzita, Topázio Imperial, Turquesa.

Apêndice - Enxofre.

Arteriosclerose - Esmeralda,  Madeira Petrificada, Selenita.

Artrite - Ágata Azul Rendada, Azurita, Calcita Verde, Coral, Crisocola, Enxofre, Fluorita, Howlita, Kunzita, Madeira Petrificada, Rubelita, Turmalina Preta.

Asma - Água Marinha, Albita, Celestita, Crisocola, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

Assimilação de Cálcio - Calcita (todas), Dolomita, Howlita.

Assimilação de Ferro - Heliotrópio, Hematita.

Assimilação de Flúor - Fluorita.

Assimilação de Oxigênio - Hematita.

Assimilação de Proteínas - Alexandrita, Rubelita.

Assimilação de Vitaminas - Piromorfita.

Assimilação de Zinco - Zincita.

Astigmatismo - Apatita (azul), Azurita, Calcita Ótica, Indicolita, Lápis Lázuli.

Artérias - Hematita, Rubi.

Audição - âmbar, Azurita, Ônix, Rodonita, Rubi, Zircão.

Azia - Âmbar, Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Dolomita, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

B

Baço - Água Marinha, Albita, Alexandrita, Calcita, Citrino, Coral, Enxofre, Heliotrópio, Jadeíta, Madeira Petrificada, Malaquita, Nefrita, Opala, Pedra da Lua, Peridoto, Pérola, Quartzo Rosa, Rubi, Serpentina, Topázio Imperial.

Batimento Cardíaco - Charoíta, Esmeralda, Magnesita, Malaquita. 

Bem estar geral - Hemimorfita, Malaquita, Quartzo (Cristal), Smithsonita.

Bexiga - Enxofre, Jaspe, Peridoto, Uvarovita, Vanadinita.

Boca - Água Marinha, Celestita, Fluorita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

Bronquite - Água Marinha, Albita, Celestita, Crisocola, Indicolita, Lápis Lázuli, Malaquita, Pirita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

Bursite - Fluorita, Malaquita.

C

Cabeça - Ametista, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Malaquita, Selenita.

Cabelos - Galena, Magnetita, Ônix, Turquesa, Zincita.

Cãibras - Hematita, Lepidolita, Magnetita, Malaquita.

Câncer - Azurita-Malaquita, Crisocola, Diamante Herkimer, Fluorita, Hematita, Indicolita, Lápis Lázuli, Malaquita, Pedra da Lua, Pérola, Quartzo Azul, Rubelita.

Candidíase - Cinábrio, Hemimorfita.

Cardiovasculares - Adamita, Dioptásio, Esmeralda, Heliotrópio, Hematita, Kunzita, Malaquita, Rubi.

Catarata - Apatita (azul), Azurita, Calcita Ótica, Indicolita, Lápis Lázuli, Malaquita, Quartzo (cristal), Turquesa.

Células - Apofilita, Hemimorfita, Turquesa.

Cérebro - Ametista, Azurita, Charoíta, Cianita, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Quartzo Rutilado, Safira, Selenita, Sugilita.

Cicatrização - Hematita, Malaquita, Rubi. .

Circulação - Ágata Musgo, Albita, Bixbita, Coral, Cornalina, Enxofre, Esmeralda, Espinélio, Galena, Granada, Heliotrópio, Hematita, Kunzita, Lápis Lázuli, Malaquita, Pirita, Quartzo Rosa, Rubi, Topázio Imperial, Turmalina Preta, Verdelita.

Cirrose Hepática - Enxofre, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial.

Cirurgia - Esmeralda, Hematita, Malaquita, Peridoto, Verdelita.

Cisto - Cornalina, Crisocola, Magnesita, Malaquita, Shattuckita.

Cóccix - Crisocola, Opala Negra, Turmalina Preta.

Cólon - Ágata Musgo, Citrino, Enxofre, Peridoto.

Coagulação - Hematita, Rubi, Shattuckita.

Cólera - Malaquita.

Colesterol - Coral, Esmeralda, Magnesita, Rubi.

Cólica - Crisocola, Granada, Magnesita, Malaquita, Safira.

Coma - Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Hematita, Selenita, Sugilita, Tanzanita.

Conjuntivite - Apatita (azul), Azurita, Indicolita, Lápis Lázuli.

Coluna Vertebral - Fluorita, Hematita, Selenita, Tanzanita.

Convulsões - Diamante, Diamante Herkimer, Selenita, Sugilita.

Cura Generalizada - Aventurina, Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Esmeralda, Espinélio (verde), Hiddenita, Jadeíta, Malaquita, Nefrita, Peridoto, Quartzo (Cristal), Serpentina, Turquesa, Variscita, Verdelita.

Coração - Adamita, Ajoíta, Coral, Cuprita, Diopsídio, Dioptásio, Esmeralda, Granada, Jade do Transvaal, Jadeíta, Malaquita, Nefrita, Peridoto, Quartzo Rosa, Rubelita, Rubi, Serpentina, Uvarovita, Verdelita.

Cordas Vocais - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Indicolita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

D

Daltonismo - Ametista, Apatita (azul), Azurita, Indicolita, Lápis Lázuli.

Dengue - Malaquita.

Depressão - Citrino, Crisocola, Larimar, Topázio Imperial.

Derrames - Diamante, Diamante Herkimer, Rubi, Selenita, Sugilita.

Dentes - Fluorita, Howlita, Magnesita, Vesuvianita.

Descongestionamento - Água Marinha, Amazonita, Celestita, Crisocola, Quartzo Azul, Smithsonita, Topázio Azul, Turquesa.

Desequilíbrios Hormonais - Granada, Kunzita.

Desmaios - Selenita, Zircão.

Diabetes - Ágata Musgo, Ametista, Ametrino, Bixbita, Citrino, Enxofre, Granada, Hematita, Magnetita, Malaquita, Peridoto, Rodocrosita, Rubi, Topázio Imperial.

Diarréia - Citrino, Enxofre, Halita, Hematita, Magnesita.

Dietas - Hemimorfita, Topázio Imperial.

Digestão - Âmbar, Apatita (verde, amarela), Bixbita, Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Enxofre, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

Disfunções Cerebrais - Safira, Selenita, Sugilita.

Dislexia - Ametista, Azurita, Diamante, Hematita, Indicolita, Malaquita, Safira, Sugilita, Turmalina Preta, Vivianita.

Distrofia Muscular - Azurita-Malaquita, Turmalina Preta.

Diurético - Enxofre, Halita, Peridoto.

Diverticulite - Citrino, Enxofre, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial, Vesuvianita.

Doenças Genéticas e Congênitas - Ágata Musgo, Granada, Shattuckita, Turmalinas (todas).

Doenças Venéreas - Cornalina, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Hemimorfita, Opala Negra, Quartzo Rosa, Rubelita, Rubi.

Dor de cabeça - Ágata Azul Rendada, Ametista, Fluorita, Halita, Hematita, Kunzita, Magnetita, Zircão.

Dores em geral - Âmbar, Ametista, Diopsídio, Enxofre, Euclásio, Hemimorfita, Kunzita, Magnetita, Malaquita, Safira.

E

Eczema - Malaquita, Tanzanita, Turquesa.

Edema - Malaquita, Pedra da Lua.

Endorfina - Diamante.

Endurecimento de Vasos - Esmeralda, Granada, Heliotrópio, Rubi, Variscita.

Enfarte - Adamita, Esmeralda, Malaquita.

Enfizema – Malaquita

Envelhecimento - Ajoíta, Apofilita, Hemimorfita, Smithsonita, Turquesa.

Enxaqueca - Ametista, Charoíta, Malaquita, Zircão.

Enzimas - Pirita.

Epilepsia - Ametista, Diamante, Diamante Herkimer, Hematita, Kunzita, Malaquita, Opala Branca, Sugilita.

Equilíbrio (perda) - Azurita, Granada, Hematita, Zircão.

Esclerose - Diamante, Diamante Herkimer, Selenita, Sugilita.

Esclerose Múltipla - Água Marinha, Charoíta, Cuprita, Diamante, Diamante Herkimer, Heliotrópio, Malaquita, Rubi, Selenita, Sugilita, Tanzanita.

Esôfago - Citrino, Crisocola, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial.

Esqueleto - Cuprita, Dolomita, Fluorita, Howlita, Lápis Lázuli, Quartzo (cristal), Selenita.

Esterilidade - Cornalina, Crocoíta, Wulfenita.

Estomatite - Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Dolomita, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

Estômago - Citrino, Enxofre, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

F

Fadiga - Crocoíta, Hematita, Selenita, Topázio Imperial, Vanadinita.

Faringe - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Malaquita, Quartzo Azul, Smithsonita, Topázio Azul.

Faringite - Água Marinha, Angelita, Celestita, Malaquita, Pirita, Quartzo Azul, Topázio Azul.

Febre - Água Marinha, Brasilianita, Celestita, Coral, Crisoberilo, Crisocola, Diopsídio, Jaspe Vermelho, Lápis Lázuli, Malaquita, Quartzo Azul, Rubi, Topázio Azul, Turquesa.

Ferimentos - Hematita

Fertilidade - Coral, Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Rubelita, Thulita.

Fibroma - Cornalina, Crisocola, Malaquita.

Fome - Apatita (verde, amarela), Cornalina

Fígado - Água Marinha, Azurita-Malaquita, Bixbita, Citrino, Enxofre, Esmeralda, Granada, Jaspe, Malaquita, Peridoto, Quartzo Azul, Quartzo Rutilado, Topázio Imperial.

Força Vital - Calcita Vermelha, Crocoíta, Esmeralda, Hemimorfita, Malaquita, Peridoto, Piromorfita, Quartzo (Cristal), Realgar, Selenita.

Fraqueza - Apatita, Cinábrio, Cornalina, Crocoíta, Cuprita, Heliotrópio, Hematita, Magnesita, Malaquita, Peridoto, Pirita, Rubi, Turmalina Preta, Zircão.

Fraturas - Ágata Azul Rendada, Dolomita, Fluorita, Howlita, Malaquita.

Frigidez - Cornalina, Crocoíta, Uvarovita, Wulfenita.

G

Gânglios - Indicolita, Jadeíta, Lápis Lázuli, Quartzo Azul, Quartzo Rosa.

Gagueira - Vivianita.

Gangrena - Citrino, Cuprita, Heliotrópio, Hematita.

Garganta - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Angelita, Celestita, Cianita, Crisocola, Quartzo Azul, Shattuckita, Topázio Azul, Turquesa.

Gases - Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Peridoto.

Gastrite - Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Dolomita, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

Gengivas - Piromorfita.

Gengivite - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Coral, Cornalina, Malaquita, Piromorfita.

Glândula Pineal - Calcita Amarela, Diamante, Diamante Herkimer, Halita, Malaquita, Opala Branca, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal), Selenita, Sugilita, Zircão.

Glaucoma - Apatita (azul), Azurita, Indicolita, Lápis Lázuli.

Glândula Pituitária - Ametista, Diamante, Diamante Herkimer, Jaspe Paisagem, Lápis Lázuli, Malaquita, Opala Branca, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal), Rubi, Safira, Selenita, Sugilita, Topázio Incolor, Zircão.

Glândulas Supra-renais - Cianita, Opala, Peridoto, Turmalina Preta.

Glóbulos Brancos - Coral, Halita, Quartzo (cristal).

Glóbulos Vermelhos - Ágata de Botswana, Cuprita, Hematita, Malaquita, Opala de Fogo, Pirita, Quartzo (cristal), Quartzo Rosa.

Gota - Citrino, Crisoprásio, Enxofre, Kunzita, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial.

Gravidez - Amazonita, Crisocola, Smithsonita, Unakita.

Gripe e Resfriados - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Enxofre, Fluorita, Malaquita, Quartzo Azul, Topázio Azul.

H

Halitose (mau hálito) - Citrino, Topázio Imperial.

Hemofilia - Ágata Musgo, Cuprita, Granada, Heliotrópio, Hematita, Rubi, Shattuckita.

Hemoglobina - Esmeralda, LápisLázuli, Rubelita, Verdelita.

Hemorragia - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Coral, Cornalina, Cuprita, Granada, Heliotrópio, Hematita, Malaquita, Rubi, Topázio Imperial.

Hemorróidas - Granada, Heliotrópio, Hematita, Rubi, Turquesa.

Hepatite - Ágata Musgo, Azurita-Malaquita, Bixbita, Citrino, Coral, Enxofre, Fluorita, Granada, Hematita, Magnesita, Malaquita, Peridoto, Rubelita, Rubi, Topázio Imperial

Hiato - Citrino, Enxofre, Peridoto, Topázio Imperial.

Hérnia de Hiato - Citrino, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

Herpes - Granada, Hemimorfita, Magnetita, Turquesa.

Hipertensão - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Esmeralda, Quartzo Azul, Rubi, Topázio Azul, Turquesa.

Hipoglicemia - Ágata Musgo, Ametista.

Hipotiroidismo - Água Marinha, Azurita, Celestita, Crisocola, Cuprita, Indicolita, Kunzita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

Hormônios - Granada, Kunzita, Rubelita, Verdelita.

I

Impotência - Âmbar, Cornalina, Crocoíta,  Wulfenita.

Intestinos - Citrino, Cornalina, Enxofre, Granada, Obsidiana, Pedra da Lua, Peridoto, Pérola, Quartzo (cristal), Safira.

Indigestão - Âmbar, Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial.

Infecções - Angelita, Crisocola, Madeira Petrificada, Malaquita, Obsidiana, Peridoto, Rodonita, Rubi, Thulita.

Infecções causadas por fungos - Ágata Musgo.

Infecções Linfáticas - Ágata Azul Rendada, Pedra da Lua, Sodalita, Sugilita.

Inflamações - Ágata Musgo, Água Marinha, Âmbar, Celestita, Crisocola, Euclásio, Fluorita, Galena, Granada, Hematita, Malaquita, Obsidiana, Peridoto, Quartzo Azul, Rodonita, Thulita, Topázio Azul.

Insolação - Brasilianita, Crisoberilo, Crisocola, Turquesa.

Insônia - Ametista, Fluorita, Hematita.

Intoxicações - Ágata Musgo, Calcita, Citrino, Crisocola, Diamante, Diamante Herkimer, Espinélio, Granada, Halita, Lápis Lázuli, Magnesita, Magnetita, Malaquita, Nefrita, Pedra da Lua, Peridoto, Quartzo Azul, Rubelita, Safira, Turquesa.

Irritações da Pele - Pérola, Smithsonita, Tanzanita, Turquesa.

J

Juntas - Fluorita.

L

Labirintite - Azurita, Hematita, Indicolita, Zircão.

Laringe - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Indicolita, Jadeíta, Morganita, Quartzo Azul, Smithsonita, Topázio Azul, Turquesa.

Laringite - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Angelita, Celestita, Crisocola, Lápis Lázuli, Pirita, Quartzo Azul, Topázio Azul.

Lepra - Tanzanita, Turquesa.

Leucemia - Alexandrita, Coral, Cuprita, Diopsídio, Granada, Heliotrópio, Hematita, Malaquita, Opala, Pedra da Lua, Quartzo (cristal), Quartzo Rosa, Realgar, Rubi.

Limpeza Energética - Selenita, Turmalina Preta.  

Longevidade - Ajoíta, Apofilita, Cinábrio, Hemimorfita, Jadeíta, Madeira Petrificada, Quartzo Rutilado, Smithsonita, Topázio Imperial.

Lumbago - Magnetita.

Lúpus - Água Marinha, Albita, Cuprita, Diamante Herkimer, Heliotrópio, Malaquita, Realgar, Rubi, Selenita, Sugilita, Tanzanita, Turquesa.

M

Mal de Hodgkin - Ágata Musgo, Enxofre, Lápis Lázuli.

Mal de Meniere - Kunzita.

Mal de Parkinson - Kunzita.

Mãos - Turquesa.

Medula - Crisocola, Heliotrópio, Selenita.

Meningite - Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Selenita.

Menopausa - Cornalina, Crisocola, Crocoíta, Pedra da Lua, Wulfenita.

Menstruação - Coral, Cornalina, Crisocola, Granada, Jadeíta, Magnesita, Pedra da Lua, Rubelita, Rubi, Wulfenita.

Metabolismo - Água Marinha, Âmbar, Ametista, Azurita, Citrino, Coral, Crisocola, Cuprita, Enxofre, Galena, Granada, Indicolita, Jadeíta, Lápis Lázuli, Madeira Petrificada, Morganita, Opala Negra, Rubi, Safira, Sodalita, Turmalina Melancia.

Miopia - Apatita (azul), Azurita, Calcita Ótica, Indicolita, Lápis Lázuli.

Mongolismo - Charoíta

Músculos - Amazonita, Apatita, Aventurina, Azurita-Malaquita, Cianita, Citrino, Crisoprásio, Enxofre, Halita, Lepidolita, Morganita, Obsidiana, Smithsonita, Turquesa.

N

Narcolepsia - Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo Olho de Tigre, Rodocrosita, Selenita, Sugilita.

Narinas - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Quartzo Azul, Smithsonita, Topázio Azul, Turquesa.  

Náusea - Citrino, Espinélio, Granada, Kunzita, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial.

Nefrite - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Cornalina, Diopsídio, Enxofre, Esmeralda, Halita, Jadeíta, Kunzita, Magnesita, Malaquita, Nefrita, Peridoto, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita, Safira, Serpentina, Uvarovita.

Nervo Ciático - Cuprita, Zircão.

Nutrição - Citrino, Coral, Jaspe, Topázio Imperial.

O

Obesidade - Apatita (verde, amarela), Cinábrio, Topázio Imperial.

Odores do Corpo - Magnesita.

Olfato - Água Marinha, Celestita, Jaspe, Quartzo Azul, Topázio Azul, Vesuvianita.

Olhos - Apatita (azul), Azurita, Indicolita, Jadeíta, Lápis Lázuli, Malaquita, Ônix, Peridoto, Rubi.

Ossos - Ágata Azul Rendada, Calcita (todas), Dolomita, Fluorita, Howlita, Magnesita, Magnetita.

Osteoporose - Dolomita, Fluorita, Howlita, Smithsonita.

Otite - Azurita, Indicolita, Zircão.

Ouvidos - Azurita, Indicolita, Zircão.

Ovário - Cornalina, Crisocola, Crisoprásio, Crocoíta, Opala Negra, Quartzo Rosa.

Oxigenação do Sangue - Cuprita, Realgar.

P

Paladar - Água Marinha, Celestita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Topázio Imperial.

Pâncreas - Ágata Musgo, Alexandrita, Ametista, Bixbita, Calcita, Citrino, Enxofre, Esmeralda, Malaquita, Opala, Pedra da Lua, Peridoto, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rosa, Topázio Imperial.

Pancreatite - Bixbita, Citrino, Enxofre, Magnesita, Magnetita, Malaquita, Peridoto, Quartzo Enfumaçado, Topázio Imperial, Turmalina Preta.

Paralisia - Diamante, Diamante Herkimer, Selenita.

Parto - Ágata Musgo, Amazonita, Ametista, Crisocola, Jadeíta, Magnesita, Pedra da Lua, Rubelita, Smithsonita.

Pedras (rins) - Brasilianita, Crisoberilo, Enxofre, Malaquita, Peridoto.

Pedras (vesícula) - Brasilianita, Calcita Dourada, Crisoberilo, Enxofre, Malaquita, Peridoto.

Pele - Ágata de Botswana, Azurita-Malaquita, Cornalina, Enxofre, Galena, Granada, Jaspe, Magnetita, Ônix, Pérola, Pirita, Smithsonita, Tanzanita, Turquesa, Variscita, Zincita.

Pênis - Cornalina, Crocoíta, Hemimorfita, Lingam, Wulfenita.

Pernas - Quartzo Enfumaçado, Turmalina Preta.

Pés - Quartzo Enfumaçado, Turmalina Preta.

Plexo Solar - Âmbar, Citrino, Enxofre, Malaquita, Pedra do Sol, Safira, Topázio Imperial.   

Picadas de Insetos - Angelita, Malaquita, Peridoto, Turquesa.

Poliomielite - Selenita.

Pneumonia - Adamita Malaquita.

 

Psoríase - Magnetita, Tanzanita, Zincita.

 

Prisão de Ventre - Citrino, Coral, Enxofre, Esmeralda, Halita, Jaspe, Magnesita, Peridoto.

Próstata - Cornalina, Crisoprásio, Selenita, Variscita, Wulfenita, Zincita.

Pulmões - Adamita, Ágata de Botswana, Ágata Paisagem, Albita, Amazonita, Cornalina, Crisocola, Cuprita, Fluorita, Galena, Granada, Hematita, Indicolita, Lápis Lázuli, Malaquita, Morganita, Quartzo Azul, Quartzo Rosa, Serpentina, Uvarovita, Verdelita.

Q

Queimaduras - Ágata de Botswana, Cornalina, Crisocola, Enxofre, Hematita, Malaquita, Turquesa.

Quistos - Malaquita

R

Respiração - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Malaquita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa.

Recuperação - Apofilita, Heliotrópio, Hemimorfita, Malaquita, Smithsonita, Verdelita.

Regeneração - Ajoíta, Alexandrita, Apofilita, Hemimorfita, Smithsonita, Verdelita, Wulfenita.

Rejuvenescimento - Ajoíta, Apofilita, Hemimorfita, Smithsonita, Turquesa, Wulfenita.

Relaxamento Muscular - Amazonita, Crisocola, Crisoprásio, Diopsídio, Lepidolita, Smithsonita, Verdelita.

Retardamento - Kunzita.

Reumatismo - Calcita Verde, Crisocola, Enxofre, Fluorita, Howlita, Madeira Petrificada, Magnetita, Malaquita, Topázio Imperial.

Revitalização - Calcita Vermelha, Cornalina, Crocoíta, Cuprita, Malaquita, Piromorfita, Realgar, Selenita, Smithsonita, Verdelita, Zincita.

Rinite - Água Marinha, Celestita, Quartzo Azul, Topázio Azul.

Rins - Água Marinha, Aventurina, Calcita, Citrino, Diopsídio, Enxofre, Esmeralda, Granada, Halita, Jadeíta, Malaquita, Nefrita, Ônix, Peridoto, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Safira, Serpentina, Uvarovita.

Rugas - Turquesa.

S

Sangue - Aventurina, Galena, Granada, Heliotrópio, Hematita, Hemimorfita, Jade do Transvaal, Realgar, Rodonita, Rubi, Thulita.

Senilidade - Coral, Diamante, Diamante Herkimer, Selenita, Smithsonita.

Sífilis - Cornalina, Crocoíta, Cuprita, Diamante, Enxofre, Granada, Hemimorfita, Rubelita, Turmalina Preta.

Síndrome de Downs - Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Shattuckita, Sugilita.

Síndrome de Pânico - Cornalina, Crisocola, Quartzo (Cristal Ísis), Selenita.

Sinusite - Água Marinha, Celestita, Quartzo Azul, Smithsonita, Topázio Azul, Turquesa

Sistema Cardiovascular - Adamita, Dioptásio, Esmeralda, Heliotrópio, Hematita, Jade do Transvaal, Kunzita, Malaquita.

Sistema Circulatório - Ágata Musgo, Cuprita, Diamante, Esmeralda, Galena, Granada, Heliotrópio, Hematita, Jade do Transvaal, Magnetita, Malaquita, Pirita, Quartzo (cristal), Quartzo Rosa, Realgar, Rubi, Turquesa, Variscita, Verdelita.

Sistema Digestivo - Âmbar, Apatita (verde, amarela), Bixbita, Brasilianita, Citrino, Crisoberilo, Dolomita, Enxofre, Lepidolita, Malaquita, Peridoto, Smithsonita, Topázio Imperial, Verdelita.

Sistema Endócrino - Ágata de Botswana, Âmbar, Ametista, Magnetita, Malaquita, Pedra da Lua, Peridoto, Sodalita, Topázio Imperial, Turmalina Melancia, Verdelita.

Sistema Imunológico - Água Marinha, Albita, Cuprita, Esmeralda, Heliotrópio, Realgar, Rubi, Turmalina Preta.

Sistema Linfático - Ágata Musgo, Coral, Esmeralda, Halita, Lápis Lázuli, Quartzo (cristal), Sodalita.

Sistema Nervoso Central - Ágata de Botswana, Água Marinha, Albita, Alexandrita, Âmbar, Ametista, Aventurina, Barita, Cuprita, Diamante, Diamante Herkimer, Halita, Magnetita, Malaquita, Ônix, Pirita, Quartzo (cristal), Rubi, Selenita, Sugilita, Tanzanita, Variscita, Zircão.

Sistema Reprodutor - Cornalina, Crisocola (feminino), Crocoíta, Hemimorfita, Unakita, Vanadinita, Variscita, Wulfenita.

Sistema Respiratório - Água Marinha, Celestita, Crisocola, Cuprita, Malaquita, Quartzo Azul, Topázio Azul, Turquesa, Verdelita.

Sudorese - Malaquita.

Surdez - Azurita, Indicolita, Zircão.

Tabagismo - Ágata de Botswana.

Tato - Cornalina, Turquesa.

Tecidos - Apofilita, Hemimorfita, Malaquita, Selenita, Smithsonita, Turquesa.

Tendinite - Calcita Verde, Lepidolita, Malaquita.

Tensões Musculares - Ágata Azul Rendada, Crisocola, Diopsídio, Lepidolita, Malaquita, Smithsonita, Turquesa.

Testículos - Alexandrita, Cornalina, Crisoprásio, Crocoíta, Diamante, Heliotrópio, Hemimorfita, Quartzo Rosa, Wulfenita.

Tifo - Cuprita, Malaquita

Timo - Água Marinha, Albita, Ametista, Aventurina, Azurita-Malaquita, Coral, Cuprita, Esmeralda, Halita, Jadeíta, Lápis Lázuli, Malaquita, Quartzo Azul, Rubi, Serpentina.

Tiróide - Água Marinha, Âmbar, Ametista, Azurita, Celestita, Crisocola, Galena, Granada, Indicolita, Jadeíta, Lápis Lázuli, Madeira Petrificada, Morganita, Quartzo Azul, Sodalita, Topázio Azul.

Tonteiras - Azurita, Hematita, Kunzita, Malaquita, Zircão.

Toxinas - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Cuprita, Hemimorfita, Malaquita, Uvarovita.

TPM - Crisocola.

Tuberculose - Adamita, Enxofre, Magnesita, Malaquita, Turmalinas (todas).

Tumores - Ágata de Botswana, Diamante Herkimer, Heliotrópio, Magnetita, Malaquita.

U

Úlceras - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Brasilianita, Citrino, Cornalina, Crisoberilo, Crisocola, Heliotrópio, Jaspe, Madeira Petrificada, Malaquita, Pedra da Lua, Peridoto, Quartzo (cristal), Topázio Imperial

Unhas - Ágata Azul Rendada, Ônix.

Útero - Cornalina, Crisocola, Crocoíta, Heliotrópio, Wulfenita.

V

Vagina - Cornalina, Crocoíta, Hemimorfita, Wulfenita.

Varizes - Coral, Cuprita, Granada, Heliotrópio, Hematita, Rubi.

Vértebras - Água Marinha, Albita, Âmbar, Azurita-Malaquita, Coral, Esmeralda, Lápis Lázuli, Magnetita, Pedra da Lua, Pérola, Pirita, Safira.

Vertigem - Zircão.

Vesícula - Citrino, Enxofre, Jaspe, Malaquita, Peridoto, Topázio Imperial.

Visão - Apatita (azul), Aventurina, Azurita, Barita, Ulexita.

Vitalidade - Aventurina, Azurita, Boji Stone, Calcita Vermelha, Coral, Cornalina, Crocoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Granada, Heliotrópio, Hemimorfita, Madeira Petrificada, Malaquita, Pedra do Sol, Peridoto, Pérola, Piromorfita, Quartzo (Cristal), Quartzo Vermelho, Realgar, Rubi, Smithsonita.

Vitiligo - Magnetita, Tanzanita, Turquesa.

Vômito - Brasilianita 

 

Planos Mental e Emocional

Plano Mental – Elemento Ar (o pensamento maior/menor capacidade intelectual, ordenação mental e aprendizado, maior ou menor interesse em atividades intelectuais e capacidade de se relacionar).O pensamento é a função mais tipicamente humana, mais desenvolvido pela Humanidade.. Relaciona-se com a capacidade de distinguir "isto" de "aquilo" e relacionar as experiências da vida com um parâmetro de idéias pré-concebido. Tem a ver com o desenvolvimento da mente, o raciocínio, a relativização dos conceitos, a capacidade de avaliação objetiva e impessoal. As transformações das realidades vivenciam  conceitos e palavras para torná-las comunicáveis. Sem o Ar, não seríamos capazes de pensar ou comunicar a nossa subjetividade e experiência. É o Ar que nos dá a capacidade de ser objetivo, imparcial a respeito experiência imediata da vida quotidiana. O distanciamento deste Elemento habilita a trabalhar com todo o tipo de pessoas, porque não se envolve intensamente com as preocupações ou com as emoções dos outros.

O Plano Mental é o mundo das idéias arquetípicas e das relações, dos. pensamentos e teorias, das descobertas e invenções, da racionalidade e imparcialidade, cooperação, flexibilidade, excentricidade, instabilidade, superficialidade. Tipo: pensamento. Temperamento: sanguíneo.

Plano Emocional – Elemento Água, onde habitam as emoções e os sentimentos, alimentados muitas vezes por polaridades antagônicas como o amor e o ódio. O uso dos cristais ajuda a fortalecer a entender as emoções, sensações e fortalecer os sentimentos, conduzindo ao caminho do auto-amor, do amor universal, buscando o semear de sentimentos nobres e trazem o equilíbrio psíquico. Empatia e ajuda na percepção dos anseios da Alma.. Tipo: sentimento. Temperamento: fleumático (linfático).

Abertura - Calcita Vermelha, Brasilianita, Lepidolita, Quartzo (Cristal), Quartzo Elestial, Selenita, Smithsonita.

Abundância - Ágata Dendrítica, Amazonita, Citrino, Diamante, Diamante Herkimer, Esmeralda, Granada, Heliotrópio, Malaquita, Pedra do Sol, Pirita, Piromorfita, Quartzo Olho de Tigre, Rubi, Shattuckita, Topázio Imperial, Zircão.

Abuso Sexual - Crocoíta, Dioptásio, Rodocrosita.

Aceitação - Ajoíta, Apatita, Bixbita, Calcita Laranja, Crisoprásio, Hemimorfita, Jaspe Vermelho, Lepidolita, Nefrita, Quartzo Vermelho, Rodocrosita, Rodonita, Sílica Gema, Thulita, Smithsonita, Turquesa, Vanadinita.

Adaptação - Calcantita, Coral, Crisocola, Quartzo (Cristal Ísis), Smithsonita, Vanadinita.

Afeto - Crisocola, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Alegria - Ágata de Botswana, Alexandrita, Amazonita, Aventurina, Escolecita, Hemimorfita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Rubelita, Rubi, Sílica Gema, Smithsonita.

Alienação - Ametista, Azurita, Diamante, Diamante Herkimer, Sugilita.

Altruísmo - Âmbar, Diamante Herkimer, Granada, Hemimorfita, Jadeíta, Malaquita, Serpentina, Sugilita.

Alucinações - Ametista, Jadeíta, Jaspe Paisagem, Opala, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal Elestial), Rubi, Sugilita, Verdelita.

Amizade - Ajoíta, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Smithsonita.

Amor - Ajoíta, Apatita, Dioptásio, Espinélio (róseo), Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Malaquita, Peridoto, Quartzo (Cristal), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubelita, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Ancoramento - Ágata de Botswana, Alabastro, Calcita Vermelha, Charoíta, Espinélio (vermelho, preto), Galena, Granada, Hematita, Jaspe, Madeira Petrificada, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Ônix, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Enfumaçado, Quartzo Vermelho, Rubi.

Ânimo - Cornalina, Crocoíta, Peridoto, Piromorfita.

Animosidade - Crisocola, Rodocrosita.

Ansiedade - Ágata Azul Rendada, Âmbar, Ametista, Apatita, Aventurina, Citrino, Coral Negro, Crisocola, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Lápis Lázuli, Larimar, Malaquita, Pedra da Lua, Pedra do Sol, Peridoto, Quartzo Rosa, Rodonita, Rubelita, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Thulita, Topázio Imperial, Turquesa.

Antipatia - Granada, Hemimorfita, Jaspe Vermelho, Larimar, Lepidolita, Rodocrosita, Turquesa.

Apatia - Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Opala Negra, Peridoto, Piromorfita, Quartzo Rosa.

Apego - Magnetita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial).

Aperfeiçoamento - Crisoberilo, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Rubi.

Apreciação das Artes - Amazonita, Quartzo (Cristal Arco-íris), Quartzo Rosa.

Arrependimento - Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Rosa.

Arrogância - Crisocola, Rodocrosita.

Assertividade - Cinábrio, Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Atenção (estado de alerta) - Ágata de Botswana, Azurita, Pérola, Quartzo Olho de Falcão.

Atitude - Azurita, Lepidolita, Malaquita, Piromorfita, Rubi.

Atração - Opala negra, Sodalita, Zincita.

Autocomiseração - Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Hemimorfita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rubelita.

Autoestima - Alexandrita, Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Diamante, Diamante Herkimer, Granada, Hematita, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Lepidolita, Quartzo Rosa, Quartzo Vermelho, Rodonita, Rubelita, Rubi, Smithsonita, Thulita, Turquesa.

Autorespeito - Barita, Hemimorfita, Malaquita, Quartzo Rosa, Rubi.

Autovalor - Crisoberilo, Dioptásio, Hemimorfita, Malaquita, Quartzo Rosa, Quartzo Vermelho, Rubi.

B

Bem estar - Ajoíta, Aventurina, Barita, Cornalina, Crisocola, Hemimorfita, Larimar, Pirita, Quartzo (Cristal), Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa, Verdelita.

Bloqueios Emocionais - Charoíta, Citrino, Dioptásio, Kunzita, Larimar, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Rodocrosita, Selenita, Sodalita, Tempest Stone, Topázio Imperial.

Bloqueios Mentais - Azurita, Dioptásio, Quartzo (Cristal Elestial), Selenita.

Bloqueios Psicológicos - Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Enfumaçado, Selenita, Sugilita.

Boa Impressão - Euclásio, Hemimorfita, Smithsonita.

Boa Vontade - Halita, Larimar, Smithsonita.

Bom Humor - Ágata Azul Rendada, Ajoíta, Hemimorfita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Smithsonita.

Bondade - Espinélio (róseo), Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Sílica Gema.

C

Calma - Amazonita, Ametista, Aventurina, Crisocola, Hemimorfita, Howlita, Indicolita, Larimar, Nefrita, Pedra da Lua, Sílica Gema, Turquesa.

Caos - Tempest Stone.

Caráter - Crisântemo, Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Carência Afetiva - Calcita Rosa, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Carinho - Ágata Azul Rendada, Crisocola, Kunzita, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Smithsonita.

Ceticismo - Calcita Laranja.

Charme Pessoal - Hemimorfita, Smithsonita.

Ciúmes - Crisocola, Diamante, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Topázio Incolor.

Clareza - Água Marinha, Albita, Alexandrita, Azurita, Calcita Ótica, Charoíta, Citrino, Crisoprásio, Diamante, Diamante Herkimer, Euclásio, Lápis Lázuli, Opala, Peridoto, Quartzo (Cristal), Rodocrosita, Safira, Selenita, Shattuckita, Smithsonita, Sodalita.

Coerência - Rodonita, Thulita, Rubi.

Colaboração - Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral), Vesuvianita, Vivianita.

Compreensão - Ajoíta, Azurita, Crisocola, Jaspe, Pirita, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita, Topázio Imperial, Turquesa, Vivianita.

Comunicação - Água Marinha, Ajoíta, Albita, Crisocola, Espinélio (azul), Euclásio, Larimar, Rodocrosita (amorosa), Sílica Gema, Sodalita, Topázio Azul, Turquesa, Vivianita.

Concentração - Azurita, Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Topázio Imperial, Turmalinas (todas).

Condicionamentos Mentais - Charoíta, Granada, Obsidiana.

Confiança - Charoíta, Cornalina, Hemimorfita, Magnetita, Malaquita, Rubi, Smithsonita, Variscita.

Confusão Mental - Apatita, Azurita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Selenita, Tempest Stone.

Consciência - Ametista, Azurita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Rubi, Safira, Selenita, Sílica Gema, Sugilita, Uvarovita.

Constância - Zircão.

Continuidade - Zircão.

Controle - Crisoprásio, Goshenita, Ônix, Quartzo Enfumaçado.

Cooperação - Albita, Quartzo (Cristal Catedral), Vesuvianita, Vivianita.

Coordenação - Azurita, Goshenita, Quartzo Enfumaçado.

Coragem - Ametista, Bixbita, Cornalina, Crisoprásio, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Jadeíta, Sodalita.

Correção - Euclásio, Smithsonita.

Covardia - Bixbita, Cornalina, Crocoíta, Granada.

Crenças - Adamita, Azurita, Calcantita, Calcita Verde, Halita, Lepidolita, Madeira Petrificada, Obsidiana, Opala Negra, Quartzo (Cristal Elestial), Safira.

Criança Interior - Ágata Azul Rendada, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Larimar, Quartzo Rosa, Smithsonita.

Criatividade - Ajoíta, Alexandrita, Amazonita, Andaluzita, Cornalina, Crocoíta, Euclásio, Hemimorfita, Larimar, Quartzo Olho de Tigre, Rubelita, Safira, Sodalita, Topázio Imperial, Vanadinita, Wulfenita, Zincita.

Crítica - Rodocrosita, Rubi.

Culpa - Crisocola, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Sílica Gema, Zircão.

D

Dependência - Rodocrosita.

Depressão - Ágata de Botswana, Ágata Musgo, Azurita, Citrino, Coral, Crisocola, Enxofre, Espinélio, Granada, Lápis Lázuli, Larimar, Opala, Peridoto, Pirita, Quartzo Azul, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rosa, Quartzo Rutilado, Rodocrosita, Rubi, Safira, Sílica Gema, Topázio Imperial, Turquesa, Vesuvianita, Zircão.

Desapego - Calcita Verde, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial).

Desapontamento - Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi.

Desespero - Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Rubi, Tempest Stone.

Desorientação - Adamita, Água Marinha, Azurita, Quartzo Enfumaçado, Rubi, Turmalina Preta.

Dinamismo - Cinábrio, Cornalina, Crocoíta, Hemimorfita, Rubi.

Diplomacia - Euclásio.

Disciplina - Azurita, Lápis Lázuli, Rubi.

Dispersão de Energias - Âmbar, Malaquita, Quartzo (Cristal), Turquesa.

Disposição - Bixbita, Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Piromorfita, Rubi.

Divertimento - Ágata Azul Rendada, Larimar, Smithsonita.

Dores Emocionais - Dioptásio, Larimar, Malaquita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Tempest Stone.

Dúvida - Rubi.

E

Ego - Crisoprásio, Hemimorfita, Peridoto, Rodocrosita.

Ego negativo - Crisoprásio, Hemimorfita, Peridoto.

Egoísmo - Enxofre, Granada, Rodocrosita.

Elegância - Alexandrita, Hemimorfita, Sílica Gema, Smithsonita.

Poder interior - Cinábrio, Crisântemo, Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Jadeíta, Malaquita, Quartzo (Cristal), Rubi, Selenita, Serpentina, Sílica Gema, Tanzanita, Turquesa, Variscita, Verdelita.

Energia Eletromagnética - Quartzo Rutilado, Rutilo.

Entusiasmo - Hemimorfita, Smithsonita.

Equilíbrio do Centro - Ágata Dendrítica, Alabastro, Âmbar, Calcita Vermelha, Citrino, Galena, Hematita, Jaspe, Magnetita, Quartzo (Cristal), Quartzo Enfumaçado, Realgar, Rubi.

Equilíbrio Emocional - Adamita, Ametista, Aventurina, Citrino, Dioptásio, Esmeralda, Jaspe, Kunzita, Larimar, Malaquita, Nefrita, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal), Quartzo Rosa, Realgar, Rodocrosita, Rubi, Serpentina, Shattuckita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Topázio Imperial, Turquesa, Unakita, Uvarovita.

Esperança - Dioptásio.

Espírito de Aventura - Cinábrio, Larimar.

Espontaneidade - Larimar, Vanadinita.

Estabilidade - Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo.

Evolução - Zircão.

Excelência - Euclásio, Rubi, Safira, Sílica Gema.

Excitamento - Cornalina, Crocoíta, Kunzita.

Expectativa - Pirita.

Expressão Pessoal - Água Marinha, Amazonita, Apatita, Esmeralda, Jadeíta, Larimar, Malaquita, Nefrita, Quartzo (Cristal), Quartzo Azul, Quartzo Rosa, Safira, Smithsonita, Topázio Azul, Turmalinas (todas), Turquesa, Vanadinita

F

Felicidade - Calcita Laranja, Escolecita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris), Smithsonita.

Feminilidade - Crisocola, Opala Branca, Pedra da Lua, Rubi, Sílica Gema.

Flexibilidade - Crisoprásio, Larimar, Rubi, Selenita.

Fluidez - Crisocola, Larimar, Opala Branca, Sílica Gema.

Fobias - Azurita, Dioptásio, Sugilita, Tempest Stone.

Foco - Âmbar, Howlita, Pérola, Quartzo (Cristal), Unakita.

Força - Crocoíta, Malaquita, Realgar, Rubi, Topázio Imperial.

Frustração - Pirita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubelita

G

Ganância - Crisoprásio.

Generosidade - Papagoíta, Rodocrosita, Sílica Gema.

Graça - Quartzo (Cristal), Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

H

Habilidade - Esmeralda.

Harmonia - Angelita, Barita, Brasilianita, Esmeralda, Galena, Larimar, Opala, Pedra da Lua, Realgar, Rubelita, Rubi, Sílica Gema, Turquesa, Verdelita.

Histeria - Crisoprásio, Halita, Hematita, Quartzo (Cristal), Selenita, Sugilita, Tempest Stone.

Hostilidade - Crisocola, Lepidolita, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita.

Humildade - Rodocrosita.

I

Ideais - Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Identidade - Danburita, Jade do Transvaal.

Imagem Materna - Crisocola, Cuprita, Pedra da Lua, Pérola, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rutilado, Rutilo, Sílica Gema.

Imagem Paterna - Cuprita, Diopsídio, Esmeralda, Quartzo Rosa, Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo, Verdelita.

Imaginação - Azurita, Crisoprásio, Espinélio (azul), Granada, Labradorita, Ulexita.

Imaturidade - Azurita, Crisocola.

Indecisão - Cornalina, Crocoíta, Malaquita, Ônix, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Independência - Aventurina, Barita, Pedra do Sol.

Individualidade - Danburita, Jade do Transvaal, Unakita.

Inferioridade - Cornalina, Crisoprásio, Rubi.

Inibições - Cornalina, Papagoíta, Rodocrosita.

Inocência - Água Marinha, Diamante, Diamante Herkimer, Larimar, Topázio Azul, Zircão.

Inovação - Magnesita.

Insegurança - Cornalina, Crocoíta, Diamante, Diopsídio, Madeira Petrificada, Magnesita, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita (emocional), Rubi.

Integração - Lingam, Vivianita.

Inteligência - Azurita, Larimar, Safira.

Interiorização - Lápis Lázuli.

Intolerância - Bixbita, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Turquesa.

Introversão - Cornalina, Indicolita, Lápis Lázuli.

Inveja - Diamante, Peridoto, Rodocrosita, Sugilita, Topázio Imperial.

Irmandade - Angelita, Barita, Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral).

Irritabilidade - Enxofre, Halita, Magnesita, Pérola, Turquesa.

J

Julgamento - Bixbita, Rubi, Safira, Sugilita.

L

Lazer - Larimar.

Lealdade - Pérola, Rodocrosita, Vesuvianita.

Letargia - Ágata de Botswana, Cornalina, Crocoíta, Selenita.

Liberdade - Halita, Larimar.

Liderança - Crisântemo, Malaquita, Rubi.

Limites Pessoais - Galena, Quartzo (Cristal Laser), Rodocrosita, Turmalina Preta, Wulfenita.

M

Mágoa - Albita, Calcita Rosa, Crisocola, Peridoto, Quartzo Rosa, Rubi, Sílica Gema.

Maleabilidade - Selenita.

Manias - Kunzita.

Masculinidade - Crocoíta, Cuprita, Lingam, Opala de Fogo, Pedra do Sol, Selenita.

Maturidade - Crisocola, Esmeralda, Malaquita, Rubi, Sílica Gema.

Medos - Aventurina, Azurita, Bixbita, Calcantita, Calcita Rosa, Charoíta, Citrino, Coral Negro, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Madeira Petrificada, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Pedra do Sol, Rubi, Topázio Imperial, Vesuvianita.

Memória - Âmbar, Ametista, Andaluzita, Azurita, Kunzita, Lápis Lázuli, Sodalita.

Merecimento - Crisoprásio, Quartzo Rosa, Sílica Gema.

Mudanças - Calcantita, Calcita Verde, Calcita Azul, Dioptásio, Goshenita, Halita, Lepidolita, Malaquita, Rubelita, Shattuckita, Tempest Stone.

N

Natureza (conexão) - Ágata Dendrítica, Coral, Cornalina, Larimar, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita, Shattuckita, Variscita, Verdelita, Wulfenita.

Naturalidade - Larimar.

Negatividade - Hematita, Magnetita, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Laser) , Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Turmalina Preta, Turquesa.

Nervosismo - Apatita, Citrino, Crisocola, Diamante, Magnesita, Opala, Rodocrosita, Rubi.

O

Objetividade - Diopsídio, Rubi, Sodalita.

Observação Detalhada - Ágata de Botswana, Azurita, Quartzo (Cristal), Quartzo Olho de Falcão, Ulexita.

Obsessão - Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Tempest Stone.

Ódio - Crisocola, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa.

Originalidade - Aventurina, Larimar, Pedra do Sol.

Organização - Cinábrio, Vanadinita.

Orgulho - Quartzo Rosa, Rodocrosita.

Otimismo - Papagoíta, Quartzo Olho de Tigre, Smithsonita.

Ousadia - Cornalina, Crocoíta.

P

Paciência - Azurita-Malaquita, Crisocola, Danburita, Howlita, Peridoto, Rodonita, Sílica Gema, Thulita, Vanadinita.

Paixão - Cornalina, Crocoíta, Dioptásio, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema.

Pânico - Cornalina, Crisocola, Crisoprásio, Crocoíta, Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Sílica Gema, Tempest Stone.

Passividade - Cornalina, Crocoíta, Opala de Fogo, Rubelita, Rubi.

Paz - Angelita, Celestita, Crisoberilo, Crisocola, Indicolita, Lápis Lázuli, Larimar, Magnesita, Papagoíta, Quartzo (Cristal), Rubelita, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Percepção - Azurita, Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Turquesa.

Perdão - Crisoberilo, Crisocola, Dioptásio, Larimar, Lepidolita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rutilo, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Perseverança - Danburita.

Personalidade - Coral, Danburita, Diamante, Diamante Herkimer, Esmeralda, Rubelita, Safira, Selenita, Smithsonita, Zircão.

Pesadelos - Coral, Granada, Obsidiana, Quartzo Enfumaçado, Rodocrosita, Rubi, Sugilita.

Planejamento - Andaluzita, Azurita.

Poder Pessoal - Cinábrio, Cornalina, Crisântemo, Crocoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Jadeíta, Malaquita, Quartzo (Cristal), Quartzo Enfumaçado, Rubi, Serpentina, Shattuckita, Tanzanita, Turquesa, Zincita.

Possessivo - Quartzo Rosa.

Potencial do Futuro - Calcita Dente de Cão.

Praticidade - Diopsídio, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Quartzo Olho de Tigre.

Preconceito - Sugilita.

Preguiça - Cornalina, Crocoíta, Piromorfita.

Preocupação - Azurita, Madeira Petrificada.

Progresso - Malaquita.

Propósito - Diamante, Diamante Herkimer, Rubi.

Proteção - Alexandrita, Angelita, Diamante, Diamante Herkimer, Hematita, Jaspe, Malaquita, Obsidiana, Pirita, Quartzo (Cristal Elestial), Quartzo (Cristal Laser), Quartzo Enfumaçado, Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Sugilita, Topázio Imperial, Turmalina Preta, Turquesa.

Pureza - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Celestita, Diamante, Diamante Herkimer, Larimar, Pérola, Quartzo (Cristal), Selenita, Sílica Gema, Topázio Azul, Zircão.

R

Racionalização - Andaluzita, Azurita.

Raiva - Citrino, Crisocola, Enxofre, Heliotrópio, Hemimorfita, Larimar, Magnetita, Obsidiana, Peridoto, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubi, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa, Vesuvianita.

Reconciliação - Brasilianita, Crisocola, Hemimorfita, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Smithsonita.

Relacionamentos - Apatita, Barita, Brasilianita, Esmeralda, Hemimorfita, Larimar, Nefrita, Opressão, Papagoíta, Peridoto, Quartzo (Cristal Gêmeos Tântricos), Rodocrosita, Rubelita, Rubi, Serpentina, Smithsonita, Uvarovita, Vivianita, Zincita.

Relaxamento - Ametista, Crisocola, Fluorita, Hemimorfita, Larimar, Sílica Gema, Turquesa.

Remoção de Obstáculos - Cinábrio, Malaquita, Obsidiana, Quartzo (Cristal Elestial), Selenita.

Remorso - Crisocola, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Responsabilidade - Azurita, Cuprita, Fluorita, Hemimorfita, Malaquita, Rubi.

Rigidez - Calcita Verde, Madeira Petrificada, Quartzo (Cristal), Selenita.

S

Segurança - Ágata Musgo, Madeira Petrificada, Magnesita, Malaquita, Quartzo Enfumaçado, Rubi.

Sensatez - Azurita, Fluorita.

Sensibilidade - Crisocola, Rodocrosita, Sílica Gema.

Sexualidade - Crisoprásio, Diamante, Espinélio, Fluorita, Granada, Jaspe Vermelho, Quartzo Vermelho, Rubelita.

Significado da Vida - Alabastro, Azurita.

Sinceridade - Pérola, Rodocrosita.

Solidão - Calcita Rosa, Dioptásio, Dolomita, Escolecita, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Solidariedade - Jade do Transvaal, Quartzo (Cristal Catedral).

Sonhos - Azurita, Diamante, Diamante Herkimer, Jadeíta, Jaspe Paisagem, Nefrita, Quartzo Enfumaçado, Serpentina, Ulexita.

Sorte - Alexandrita, Amazonita, Turquesa.

Suavidade - Ágata Azul Rendada, Brasilianita, Crisocola, Larimar, Quartzo Rosa, Sílica Gema, Smithsonita.

Sucesso - Amazonita, Jaspe Pele de Leopardo, Malaquita, Quartzo Olho de Tigre.

Superioridade - Crisoprásio, Rubi.

T

Talento Artístico - Amazonita, Turquesa.

Temores - Azurita.

Tenacidade - Cornalina, Crocoíta.

Tendências Autodestrutivas - Citrino, Rubelita, Sugilita.

Tensões - Alabastro, Ametrino, Citrino, Crisocola, Larimar, Malaquita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Turquesa.

Timidez - Água Marinha, Cornalina, Crocoíta, Lápis Lázuli, Rodocrosita, Topázio Azul.

Tolerância - Bixbita, Crisocola, Sílica Gema.

Tranquilidade - Larimar, Papagoíta, Safira, Sílica Gema, Turquesa.

Traumas emocionais - Calcita Azul, Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Crocoíta, Larimar, Malaquita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Selenita, Sílica Gema, Smithsonita, Tempest Stone, Topázio Imperial.

Tristeza - Calcita Rosa, Crisocola, Dolomita, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

V

Vacilo - Cornalina, Quartzo Enfumaçado.

Vazio - Citrino, Dioptásio, Larimar, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

Verdade - Água Marinha, Azurita, Celestita, Charoíta, Cuprita, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Quartzo (Cristal), Rubi, Topázio Azul, Turquesa.

Vergonha - Cornalina, Dioptásio, Quartzo Rosa, Rodocrosita.

Vícios - Ametista, Charoíta, Selenita, Sugilita.

Violência - Crisocola, Rodocrosita, Sílica Gema, Sugilita, Turquesa.

Virtude - Larimar, Sílica Gema, Zircão.

Visão - Andaluzita, Azurita, Indicolita, Labradorita, Lápis Lázuli, Pirita, Quartzo (Cristal) , Sílica Gema, Sílica Gema, Ulexita.

Vitimização - Dioptásio, Quartzo (Cristal Ísis), Rodocrosita, Sílica Gema, Smithsonita.

Vitória - Piromorfita.

Vontade - Citrino, Cornalina, Crocoíta, Cuprita, Enxofre, Espinélio (amarelo), Malaquita, Rubi.

Voz - Água Marinha, Topázio Azul.

Vulnerabilidade - Crisocola, Larimar, Quartzo Rosa, Rodocrosita, Sílica Gema.

 

 

Plano Intuitivo - o Elemento Fogo corresponde à este plano  (intuição ou a capacidade de antecipar o futuro através de imagens e insight). Entendimento imediato ou não de qualquer situação.

 

É através da  Intuição que nos aproximamos da essência de uma situação, das suas possibilidades, do seu significado num contexto mais amplo. Intuir é um processo criativo, que coloca no objeto tanto quanto dele retira. O Fogo está associado ao puro Espírito, ao idealismo, à fé, ao entusiasmo com que nos apaixonamos pela vida, à intensidade com que nos procuramos expandir em infinitas possibilidades e direções. É o puro prazer da expansão em busca de um significado, por isso a depressão equivale à falta de Fogo. Quando estamos deprimidos, não temos entusiasmo para agir, não encontramos um sentido para as experiências, preferimos ficar sossegados e no nosso cantinho escuro, não queremos nos expandir, evitamos as atividades que antes nos inspiravam, deixamos de acreditar que vale a pena estar vivo. É esse o poder do Fogo, energia irradiante, excitável, exuberância e entusiasmo, autoconfiança e identidade, direção consciente do poder da vontade, liberdade de expressão e ingenuidade. Tipo: intuição. Temperamento: colérico (bilioso).

 A

Abertura de Portais - Iolita, Quartzo (Cristal Janela), Quartzo (Cristal Elo do Tempo), Selenita, Tanzanita.

Abundância - Diamante, Diamante Herkimer, Dioptásio, Malaquita, Rubi, Turquesa.

Agnosticismo e Ateísmo - Ametista.

Alegria do Espírito - Escolecita, Hemimorfita, Larimar, Sílica Gema, Smithsonita.

Alma - Apofilita, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal Janela), Tanzanita, Turquesa, Uvarovita.

Amor Incondicional - Apatita, Calcita Rosa, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Dioptásio, Hemimorfita, Kunzita, Larimar, Lepidolita, Morganita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodocrosita, Rubelita, Sílica Gema, Tanzanita, Turmalina Melancia, Vivianita.

ncoramento (estar presente no próprio corpo no aqui e agora) - Andaluzita, Malaquita, Quartzo (Cristal Elestial), Rubi.

Anjos - Ágata Azul Rendada, Água Marinha, Ajoíta, Angelita, Apofilita, Celestita, Fenacita, Hemimorfita, Larimar, Lepidolita, Moldavita, Morganita, Quartzo (Cristal Elestial), Smithsonita, Sugilita, Tanzanita, Vivianita.

Arcanjos - Ajoíta, Apofilita, Fenacita, Hemimorfita, Lepidolita, Sugilita, Tanzanita, Vivianita.

Arquivos da Alma e do Espírito - Quartzo (Cristal Arquivista).

Atlântida (Conexão) - Labradorita, Larimar.

Aura (limpeza e equilíbrio) - Ametrino, Cianita, Quartzo (Cristal), Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Zircão.

B

Beleza - Lápis Lázuli, Larimar, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Turquesa.

Bondade - Morganita, Quartzo (Cristal Ísis), Sílica Gema.

C

Canalização - Água Marinha, Ametista, Apofilita, Boji Stone, Celestita, Iolita, Lepidolita, Moldavita, Quartzo (Cristal Canalizador), Quartzo (Cristal Dow), Quartzo Enfumaçado, Safira, Selenita, Shattuckita, Smithsonita, Tanzanita.

Carma - Ametista, Ametista Elestial.

Chacras (alinhamento) - Boji Stone (par), Citrino, Diamante, Diamante Herkimer, Goshenita, Quartzo (Cristal), Selenita, Topázio Incolor.

Clariaudiência - Azurita, Celestita, Iolita, Pedra da Lua, Smithsonita.

Clarividência - Apatita, Azurita, Celestita, Diamante, Diamante Herkimer, Iolita, Jaspe Paisagem, Pedra da Lua, Peridoto, Quartzo (Cristal Esfera), Quartzo Rutilado, Safira, Sílica Gema, Smithsonita, Vivianita.

Co-criação - Malaquita, Quartzo (Cristal Dow), Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo, Sílica Gema.

Compaixão - Ametrino, Crisocola, Dioptásio, Morganita, Quartzo (Cristal Ísis), Quartzo Rosa, Rodonita, Safira, Sílica Gema, Thulita.

Compreensão do Espírito - Azurita, Heliodoro, Quartzo (Cristal Tabular), Safira, Tanzanita.

Comunhão - Quartzo (Cristal Dow), Quartzo (Cristal Tabular), Tanzanita.

Consciência Cósmica - Moldavita, Sugilita, Tanzanita.

Consciência Espiritual - Água Marinha, Azurita, Crocoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Escolecita, Heliodoro, Hemimorfita, Quartzo (Cristal), Quartzo Rosa, Safira, Selenita, Sílica Gema, Sugilita, Tanzanita, Zircão.

Consciência Planetária - Jaspe Paisagem, Morganita, Quartzo (Cristal Guardião da Terra).

Contemplação - Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Safira.

Corpos Sutis (alinhamento) - Alexandrita, Âmbar, Ametrino, Boji Stone (par), Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Quartzo Rutilado, Rutilo.

Criatividade - Alexandrita, Crocoíta, Escolecita.

D

Decisões - Azurita, Calcita Verde, Crocoíta, Espinélio (amarelo), Heliodoro, Rubi.

Despertar Espiritual - Diamante, Diamante Herkimer, Espinélio (violeta), Fluorita, Quartzo (Cristal Dow), Selenita.

Deusa - Quartzo (Cristal Ísis), Sílica Gema.

Devas - Jadeíta, Quartzo (Cristal Templo Dévico), Rubi, Tanzanita, Wulfenita.

Devoção - Fluorita, Heliodoro, Rubi, Safira.

E

Elementais - Quartzo (Cristal).

Elevação - Apofilita, Quartzo (Cristal Dow), Tanzanita.

Poder  Espiritual - Apofilita, Crisântemo, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal Dow), Tanzanita.

Energia Feminina - Boji Stone (lisa), Crisocola, Lingam, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal Ísis), Sílica Gema.

Energia Masculina - Boji Stone (com protuberâncias), Lingam, Pedra do Sol.

Equilíbrio - Água Marinha, Ametrino, Quartzo (Cristal).

Equilíbrio Yin/Yang - Boji Stone (par), Lingam, Pedra da Lua com Pedra do Sol.

Escolhas - Azurita, Calcita Verde, Espinélio (amarelo), Heliodoro, Malaquita, Serpentina.

Espiritualidade - Ametista, Diamante, Diamante Herkimer, Fluorita, Heliodoro, Iolita, Moldavita, Quartzo (Cristal), Sílica Gema, Tanzanita.

Essência do Ser - Fenacita, Selenita, Tanzanita.

Eu Superior - Apofilita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Escolecita, Moldavita, Quartzo (Cristal Biterminado), Quartzo (Cristal Dow), Quartzo (Cristal Tabular), Selenita, Tanzanita.

Expansão - Apofilita, Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Selenita, Tanzanita.

Expressão da Verdade do Espírito - Água Marinha, Quartzo (Cristal Biterminado), Quartzo (Cristal Canalizador), Quartzo (Cristal Dow), Quartzo (Cristal Tabular), Rubi, Turquesa.

Extraterrestres (conexão) - Fenacita, Hemimorfita, Moldavita, Sugilita.

F

Fé - Azurita, Pérola, Turquesa.

Felicidade - Escolecita, Hemimorfita, Larimar, Quartzo (Cristal Arco-íris).

Fluidez - Larimar.

Fraternidade - Barita (Rosa do Deserto), Hemimorfita, Morganita, Quartzo (Cristal Catedral), Vivianita.

H

Habilidades Psíquicas - Pedra da Lua, Quartzo (Cristal Transmissor), Smithsonita.

Harmonia - Escolecita, Larimar, Quartzo (Cristal Drusa), Rodocrosita, Sílica Gema, Turquesa.

I

Iluminação - Diamante, Diamante Herkimer, Quartzo (Cristal), Selenita.

Iniciação - Calcita Dourada, Calcita Dente de Cão, Tanzanita.

Inspiração - Safira.

Interiorização - Azurita, Quartzo (Cristal), Sugilita.

Intuição - Diamante, Diamante Herkimer, Espinélio (azul), Fluorita, Labradorita, Quartzo (Cristal) , Shattuckita, Smithsonita, Sodalita, Tanzanita.

K

Kundalini - Crocoíta, Realgar, Rubi.

Lemúria (conexão) - Angelita.

L

Liberação de Padrões Antigos - Calcita Verde, Dioptásio, Malaquita, Quartzo (Cristal Elestial).

M

Mãe Terra - Ágata Musgo, Alexandrita, Barita (Rosa do Deserto), Boji Stone, Coral, Diamante Herkimer, Galena, Jadeíta, Labradorita, Magnetita, Pedra da Lua, Quartzo (Cristal Guardião da Terra), Quartzo Rutilado, Turquesa.

Magia - Alexandrita, Tanzanita.

Manifestação - Crocoíta, Cuprita, Quartzo (Cristal Dow), Quartzo Rutilado, Rubi, Rutilo.

Meditação - Ametista, Iolita, Lápis Lázuli, Quartzo (Cristal), Selenita, Sugilita, Tanzanita.

Multidimensionalidade - Fenacita, Moldavita, Quartzo (Cristal Elo do Tempo), Selenita, Tanzanita.

Musas - Safira.

P

Pensamentos-semente - Quartzo (Cristal Semente).

Plano Causal - Cianita, Lepidolita.

Plêiades (conexão) - Moldavita.

Prana - Cuprita, Realgar.

Prece - Ametista.

Projeção Astral - Calcita Ótica, Diamante Herkimer, Hematita Arco-íris, Safira.

Proteção Espiritual - Ametista, Angelita, Cianita, Diamante, Diamante Herkimer, Enxofre, Quartzo (Cristal Laser), Selenita, Sugilita, Tanzanita, Turmalina Preta, Turquesa.

Pureza do Espírito - Ajoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Larimar, Morganita, Quartzo (Cristal), Selenita.

Purificação - Diamante, Diamante Herkimer, Lápis Lázuli, Quartzo Rutilado, Rutilo, Selenita, Sílica Gema, Tanzanita.

R

Reagrupamento de Energias - Âmbar.

Realidades Paralelas - Calcita (todas), Quartzo (Cristal Elo do Tempo).

Reconhecimento - Rubi.

Repercussão - Quartzo (Cristal Dow), Quartzo (Cristal Transmissor).

Responsabilidade - Azurita, Hemimorfita.

Rituais - Iolita, Malaquita, Quartzo (Cristal), Tanzanita.

S

Sabedoria Espiritual - Apofilita, Charoíta, Diamante, Diamante Herkimer, Heliodoro, Morganita, Quartzo (Cristal), Selenita, Shattuckita, Tanzanita.

Segurança Espiritual - Celestita, Quartzo (Cristal Dow), Sugilita, Tanzanita.

Sírius (conexão) - Labradorita, Moldavita, Quartzo (Cristal Ísis).

Solitude - Dioptásio, Escolecita, Quartzo (Cristal Dow), Sílica Gema, Turquesa, Uvarovita.

T

Telepatia - Quartzo (Cristal Biterminado).

Terapia de Vidas Passadas - Ágata Musgo, Calcita Violeta (Cobaltocalcita), Dioptásio, Lepidolita, Quartzo (Cristal Elo do Tempo).

Transmutação - Charoíta, Dioptásio, Fluorita, Selenita, Sugilita, Tanzanita.

U

União - Quartzo (Cristal Dow), Rodocrosita.

Universalidade - Hemimorfita, Morganita, Quartzo (Cristal Catedral).

V

Verdade - Azurita, Charoíta, Quartzo (Cristal), Rubi, Shattuckita, Sílica Gema, Turquesa.

Visualização Criativa - Aventurina, Galena, Jaspe Paisagem, Labradorita, Magnetita, Peridoto, Sílica Gema.

Vontade - Azurita, Charoíta, Rubi, Tanzanita.  

 

 

Os Cristais e as Profissões

 Administrador de empresas (gerente) – Topázio e Citrino.

Advogado - Esmeralda e Safira. 

Ambientalista - Cornalina e Malaquita.

Arquiteto – Coral e Quartzo Branco.

Artistas - Quartzo Rosa e Selenita.

Astrólogo – Ametista e Malaquita.

Atleta – Coral e Hematita.

Ator – Ágata e Sodalita.

Babá - Hematita, e Malaquita.

Barbeiro – Pedra da Lua e Pedra do Sol.

Banqueiro e Bancário – Aventurina e Diamante.

Cabeleireiro – Ametista e Selenita.

Calista – Calcita e Quartzo Branco.

Cantor - Água Marinha e Crisocola.

Cientista – Fluorita e Lápis Lázuli.

Contramestre – Água Marinha e Safira.

Cirurgião – Hematita e Malaquita.

Comunicador e Publicitário – Aventurina e Citrino.

Construtor e Operário de Construção – Ágata e Cornalina.

Costureiro – Peridoto e Pérola.

Cozinheiro - Ágata Musgo e Citrino.

Dançarino – Malaquita e Sugilita.

Dentista – Fluorita e Malaquita.

Detetive – Azurita e Quartzo Olho de Tigre.

Diretor de Escola – Ametista e Quartzo Azul.

Dona de Casa - Abalone e Esmeralda.

Eletricista - Quartzo Rutilado e Turmalina.

Enfermeiro - Esmeralda e Jade.

Engenheiro (em geral) – Pirita e Madeira petrificada.

Educador - Quartzo Rosa e Turquesa.

Escritores - Ágata Azul  e Safira.

Estudantes - Lápis Lázuli e Sodalita.

Executivos – Ônix e Pedra da Lua.

Esteticista – Pedra da Lua e Pérola. Farmacêutico – Âmbar e Quartzo Rosa

Fisioterapeuta – Calcita e Sodalita.

Fazendeiros - Ágata Musgo e Âmbar.

Funcionários Públicos – Citrino e Cornalina.

Garçons - Pedra da Lua, Rodonita.

Gerente de Hotel – Granada e Pedra da Lua.

Governanta - Água Marinha e Malaquita.

Inventores – Crisocola e Lápis Lázuli.

Instalador (geral) – Ágata de Fogo.

Jardineiros – Jade e Madeira Petrificada,

Jornalistas – Cornalina e Lápis Lázuli.

Lavadeira –  Água Marinha e Safira.

Manicura – Malaquita e Hematita.

Maquinista – Ágata de Fogo e Madeira petrificada.

Marinheiro – Pedra da Lua e Pérola.

Massagista – Jade e Quartzo Rosa.

Mecânicos – Quartzo Olho de Tigre e Topázio.

Médicos (em geral )  -  Malaquita e Quartzo Rosa.

Mergulhadores - Água Marinha e Malaquita.

Militares – Cornalina e Jade.

Minerador e Garimpeiro - Malaquita, Turmalina.

Ministro - Ametista, Rubi, Safira.

Motorista – Ágata e Cornalina.

Músicos – Crisocola e Lápis Lázuli.

Operários - Coral, Turquesa.

Pasteleiro – Ágata de Fogo e Rubi.

Pescador – Pérola e Pedra da Lua.

Policiais – Ágata e Ônix.

Políticos – Jade e Turquesa.

Porteiro – Pedra da Lua e Rodocrosita,

Professores – Ametista e Hematita.

Projetista – Ônix e Topázio.

Psicólogo – Ametista e Azurita.

Radiotelegrafista – Obsidiana e Ônix.

Recepcionista - Pedra da Lua e Quartzo Rosa

Secretária - Água Marinha e Ametista.

Técnico (em geral) – Turmalina Preta e Hematita.

Terapeuta  Alternativo - Água Marinha e Citrino.

Telefonista – Ágata e Água Marinha.

Vendedor – Ágata e Citrino.

Veterinário - Ágata Musgo e Jade.

 

Banhos com Cristais

Ao adquirir um cristal, olhe para todos com os olhos da alma. Aquele que lhe chamar a atenção é o que você necessita, pois o cristal é quem escolhe seu dono.

Para executar o Banho você deve deixar seu cristal imerso em um recipiente com três litros de água 24hs antes para que a energia do mesmo seja captada pela água que será derramada sobre seu corpo. Após seu banho higiênico, faça uma concha com as mãos e passe a água energizada dos pés até o pescoço, decretando suas necessidades.

Os cristais mais usados são:

A

Abalone - É uma concha orgânica. Está associado à cura, a serenidade, a nobreza e  honestidade.

Ágata - Utilizada para fortalecer o poder do sol em seu usuário (coração), aperfeiçoando seu ego e autoestima.

Água Marinha - Chamada também de pedra dos marinheiros, ela auxilia no desenvolvimento do mental abstrato, possibilitando clareza de pensamento, de visão mental, de pensamentos sentimentos elevados.

Alabastro - Encoraja a gentileza, a ternura e o amor. Aprimora a arte de ouvir.

Ametista - é a pedra que fornece a cura para a tristeza, mágoas, depressão e orgulho. Possui efeito tranquilizador para acalmar a mente em estados hipertensos ou oprimidos. É a pedra do futuro, das realizações e das metas.

Amazonita - Exerce poderosa influência na obtenção de sucesso.

Âmbar - Anima a disposição e estimula o intelecto. Ajuda a conectar-se com a consciência da perfeição universal e a realização espiritual.

Aventurina - É associada à criatividade, a imaginação, a prosperidade, ao sucesso profissional e ao equilíbrio.

Axinta - Cristal de grande força energética.  Ajuda afirmar e manter nossas crenças espirituais atuantes no plano físico. Ensina a viver a espiritualidade no cotidiano. Traz paz de espírito e compreensão profunda tanto de nossos problemas quanto os problemas alheios. Aumenta a empatia.

Azurita - Expande nossa mente e também estimula a capacidade.

B

Brasilianita - associada às realizações acadêmicas, à atenção aos detalhes, à habilidade de estudo e da inteligência. Impulsiona a investigação ou estudo de assuntos ocultos, incomuns ou bizarros, sem permitir que por eles sejamos influenciados.

Berilo vermelho - Ajuda a libertar-nos de preconceitos e reduz a intolerância para com os outros, aumentando a compreensão e empatia.

C

Calcedônia - Este quartzo ajuda a pessoa mitigar dúvidas e utilizar mais da reflexão, objetiva e construtivamente, com perspectivas positivas, tornando-se uma pessoa aberta.

Calcita - Fornece a amplitude de alcance do nosso poder mental e projeta a alma no espaço.

Calcita mel - Atua sobre o centro intelectual superior, a verdade e a sabedoria. Promove a conexão com o plano mental. Favorece a capacidade de conhecer a verdade em si mesmo.

Calcita verde - Relacionada à cura do plano mental, ajudando no equilíbrio e na liberação de idéias ultrapassadas e limitadoras. Facilita comunicação entre a mente e o coração, fortalecendo a mente e dando sabedoria.

Calcita vermelha  - Relacionada ao intelecto, a sabedoria, as habilidades psíquicas, a projeção mental, ao desenvolvimento da consciência e a memória.

Carnélia - Energiza as partes psíquicas, emocionais e mentais. Traz coragem e resistência, inspira concentração, felicidade e sociabilidade.

Cassiterita - Age como uma condutora da mente consciente ou na busca da consciência cósmica. Promove produtividade, praticabilidade de organização. Favorece empreendimentos mundanos e ocupações práticas.

Celestita - Aumenta o desenvolvimento espiritual a iluminação, a consciência e a pureza. Encoraja e facilita a oração. Ensina a vivermos a nossa espiritualidade no dia-dia de modo tranquilo e conecta com nossos mestres e guias espirituais.

Cianita - Aumenta a capacidade mediúnica e promove estados alterados de consciência, estimulando sonhos vividos e visualizações claras, também aumenta a lealdade, honestidade e a sinceridade.

Citrino – Usado para obter a prosperidade, segurança, e domínio sobre a matéria.

Coral - Protege contra o mau-olhado, e ajuda em casos de infertilidade e perturbações produzidas por feitiçaria. O seu uso é também indicado para àqueles que procuram vivenciar um contato direto com a natureza.

Cordierita - Estimula a liderança, o poder, a força interior, a autoconfiança e habilidade na execução das tarefas materiais e espirituais.

Cornalina - Deve ser usada por pessoas tímidas ou quem não tem coragem, para tomar decisões. Aumenta a autoconfiança.

Crisocola -  Favorece o equilíbrio emocional, alivia a tristeza e raiva, trocando esses sentimentos por perdão e compreensão.

Cristal e quartzo - É a fonte da força cósmica, ideal para sessões de cura. Possui uma vitalidade radiante, muito forte, indicada para harmonizar ambientes. É o cristal da sabedoria e da clarividência. Pode ser utilizado em qualquer Chacra.

D

Diamante - É uma pedra para quem deseja ter sonhos vívidos e clareza astral. Em combinação com a rodocrosita, ajuda a lembrar dos sonhos. Amplifica a energia de outras pedras. Tem a capacidade de irradiar e difundir energias, sendo, por esse motivo, uma potente ferramenta de limpeza para o corpo físico-físico, físico-vital, físico-astral, físico-mental, trazendo harmonia e entendimento de causa das coisas.

E

Escapoliota - Facilita a integração da mente e do corpo. Ajuda, extremamente, as pessoas a tornarem-se mais analíticas, lógicas, com resoluções rápidas.

Esmeralda - Equilibra e cura, seu uso constante favorece a aquisição de abundância e riqueza.

Euclásio - Conhecido como a estrela da Índia, facilita a benevolência, o altruísmo e a generosidade. Ótima para lidar com pessoas difíceis, pois acentua o tato e a diplomacia.

F

Feldspato - Encoraja as ligações pessoais, desmascara os inimigos, dignifica a vida emocional.

Feldspato aventurina - Mantém o equilíbrio harmonioso entre o casal. Dá ao usuário uma aura de sensualidade atraente.

Fluorita - É uma pedra muito poderosa, especialmente em nível psíquico. Fortalece a habilidade para se perceber níveis mais elevados de realidade. Serve como um verdadeiro escudo psíquico e no desbloqueio de energias. Impulsiona a verdade, o intelecto e a consciência. Excelente para limpeza da aura. Dá alívio nos casos de stress. Fortalece o tecido ósseo, na pneumonia e nas inflamações viróticas.

G

Galena - Poderoso transmissor de vibrações mentais e de experiências parapsicológicas como telepáticas, etc.

Granada - Revigora o espírito e comunica beleza e alegria a personalidade.

Granito - Encoraja-nos a fluir com situações e ajuda-nos a encontrar nosso caminho em direção à evolução espiritual. Ensina a viver em estado de graça. Todos os corpos são sutilmente alinhados.

Gípsita - Aumenta a prosperidade, o sucesso profissional e a força de vontade e possibilita o aprimoramento do caráter. Traz inspiração aos sonhos.

Goethia - Infunde ânimo, bom humos e faz o caráter mais doce e agradável.

H

Heliodoro - Liga um indivíduo à sabedoria do eu superior, gerando altruísmo e promovendo a alta espiritualidade, dons de cura, força de vontade e amor pelo próximo. Facilita na aprendizagem e na comunicação, trazendo conforto emocional-mental pela posse da inteligência superior.

Heliotrópio - É uma pedra vital, doadora de vida, que estimula a coragem e também a generosidade e o idealismo.

Hematita - O verde-escuro metálico combina-se com o vermelho-escuro para criar um purificador muito potente para o corpo físico. Também conhecida como a pedra dos bons negócios.

Hidenita - Induz a ligação espiritual, iluminação, compaixão universal, transcendência e paz profunda.

J

Jacinto - Promove a visão e a compreensão espiritual, iluminação.

Jade verde - Ajuda a canalizar as paixões de modo construtivo, tornando as expressões de amor mais fáceis.

K

Kunzita – Ajuda-nos a atrair amigos e nos ensina a combinar autoestima com disciplina.

L

Lápis Lazúli - Pedra de contemplação e meditação e está diretamente ligada com o Chacra Frontal. É também utilizada para meditar sobre temas transcendentais, estimulando a visão superior ou intuição.

Lepidolita - Promove transcendência espiritual, consciência cósmica, equilibrando as energias da alma. Estimula a meditação, oração, bondade e ajuda no tratamento de insônia.

M

Magnetita - Ajuda a meditação. Está ligada à estabilidade, à força e a perspectiva. Ensina a telepatia, pensamentos e amplifica nossas visualizações e preces.

Moscovita - Favorece a projeção astral e facilita o contato com nossos mestres e guias espirituais.

Morganita - Boa para pessoas preconceituosas.

Mica - Os místicos dos cristais associam à aprendizagem. Basta segurar um pedaço de mica ao luar, movê-lo com delicadeza e deixar a sua luz inundar a mente consciente. Supõe-se que isto aumente a consciência psíquica o dom da profecia. É recomendável para proteção, por ser altamente isolante.

O

Obsidiana - Deve ser utilizada com muito cuidado, pois pode se transformar em uma arma negativa. Ela permite penetrar profundamente nos pensamentos mais íntimos das pessoas. Permite atravessar as barreiras do consciente para atingir os pensamentos ocultos e todas as mágoas ou aspirações latentes no subconsciente.

Olho de gato - Constrói determinação, força mental, força de vontade, coragem, tenacidade, vigor, resolução, autoconfiança, inteligência e conhecimento, a constância, a estabilidade e a habilidade de superar os obstáculos.

Olho de tigre - Desenvolve a força de vontade.  Ajuda as pessoas a obterem insights sobre suas próprias faltas. Ajuda a pensar mais claramente. Melhora a proteção, a clareza de pensamento, o poder pessoal, integridade, a força de vontade, a praticabilidade, o assentamento, a integração do espírito com a matéria.

Ônix - refere-se ao plano físico, a sobrevivência e a realização do ego pessoal.  Age como um imã, atraindo as forças espirituais ao corpo. Seu uso é ideal para pessoas dispersas ou que revelam tendências ao devaneio e fantasia exagerada. É a pedra que ajuda a resolver os problemas econômicos.

Opala – É a gema de Deus, do Amor, Fé e Criatividade, contém água, fogo e éter. Deveria ser usada num cordão ou em um anel de ouro.

Opala de fogo - Inspira energia dinâmica, muito utilizada para realização de negócios.

Olivina - Alivia a mente de problemas negativos. Ajuda os relacionamentos difíceis, aumenta a paciência. Favorece a liberdade pessoal, diminuindo a depressão e promovendo maior receptividade aos assuntos espirituais.

P

Pedra da Lua - Equilíbrio através da neutralização das emoções negativas. Traz inspiração, encoraja ligações pessoais, combate o desequilíbrio mental, melhora a intuição e a receptividade.

Pérola -  Traz paz, inspira pureza, honestidade, inocência, integridade, concentração, meditação.

Perita - Fortalece o corpo astral. Reduz a ansiedade, a depressão, a frustração e as falsas esperanças. Estimula a inteligência, a análise e a criatividade. Promove o desenvolvimento psíquico, a memória, a habilidade de canalização de energia, a aprendizagem, a percepção.

Pedra da cruz - Conhecida como a pedra do misticismo e da fé que move montanhas, a cruz desenhada nesta pedra, representa os quatro pontos cardeais, os quatro reinos, as quatro estações, as quatro fases da lua.

Q

Quartzo Azul -  Induz à paciência, tolerância e compaixão. Favorece relações e a expressão, estimulando o comportamento casual e espontâneo.

Quartzo Branco - Este cristal possui dons infinitos, promove o desbloqueio mental e corporal, também tem o poder de ampliar nossos pensamentos, abrir portais para comunicações entre as pessoas ou com o mundo astral. É um cristal que estimula a concentração e a meditação, trazendo paz ao ambiente, onde são desenvolvidas essas atividades.

Quartzo Rosa - O quartzo rosa traz paz interior, equilíbrio emocional, nos relacionamentos, abrindo o coração para o amor, tanto pessoal, como o amor humanitário, fazendo com que as pessoas aceitem melhor umas as outras.

Quartzo Verde - A cor verde é considerada uma cor calmante, usado para atrair dinheiro e bons negócios.

Quartzo fumê -  Protege nosso corpo espiritual contra energias negativas, traz equilíbrio as emoções, nos da força para caminhar quando há o medo de errar, nos traz a vontade de aprender e também de reconhecer nossos erros .

Quartzo rutilado -  Promove determinação, o autocontrole, a força de vontade e autoconfiança.  Também está associada com felicidade, comunicação com os guias espirituais e cura em geral.

Quartzo turmalinado - Esta combinação produz um equilíbrio entre elementos contrastantes.

R

Rodocrosita - Tem forte influência no processo criativo e cria sentimentos de paz e calor humano.

Rodonita - Coloca em ação o potencial de uma pessoa. Restaura a energia física, especialmente após traumas ou choques físicos ou emocionais.

Rubi - Considerados pelos indianos como as pedras mais valiosas porque preservam a saúde do corpo e da mente. Fortalece a faculdade intuitiva e ajuda a iniciativa, reforça a confiança, aumenta a flexibilidade, a vitalidade e o poder de liderança. É uma pedra de energia que estimula a integridade, a devoção, a felicidade, a cura, a coragem, a paixão, o romance, o entusiasmo e a generosidade.

S

Safira - Diminui as tensões e alinha os planos físico/mental/espiritual desenvolve a intuição e induz à paz.

Sodalita – Induz à  comunicação e criatividade, ajuda a ser mais objetivo, menos crítico sobre os modos de lidar com a existência. Ensina a examinar as metas.

Sugilita -  Desenvolve a visão da Alma, estimula o psiquismo e traz a consciência espiritual. Topázio amarelo - Ajuda na tomada de decisões corretas, traz o sucesso e a prosperidade.

Topázio azul - Inspira habilidade de liderança, conhecimento psíquico de crescimento espiritual, tranquilidade e insights psíquicos.

Topázio claro - Ajuda a comunicação com os espíritos da natureza, com os animais e com as plantas, fortalecendo assim, as energias vitais, emocionais e mentais.

Topázio dourado -  Induz à generosidade, felicidade, bom humor, otimismo, criatividade, sabedoria.

Topázio rosa - Aumenta a criatividade, relaxa, equilibra as emoções.

Topázio verde - Guia-nos para o perdão e para a compreensão.

Turmalina amarela – Induz à inteligência e consciência espiritual.

Turmalina azul - Estimula a tranquilidade, sintonia e harmonia.

Turmalina marrom – Traz a coragem, estabilidade e praticidade.

Turmalina negra -  Desvia as energias negativas em vez de absorvê-las. Afasta o medo e transmuta a negatividade. Um poderoso curador das desordens da mente. Traz forte proteção, aumentando a sensibilidade e compreensão.

Turmalina verde – É uma pedra curativa para as emoções e intuições. Projeta e criar metas satisfazendo as necessidades específicas do indivíduo.

Turmalina rosa – Afasta perigos, medos e barreiras no plano físico, mental, emocional e espiritual.

Turquesa - Ajuda no crescimento pessoal e expande a consciência. Auxilia nas situações do dia a dia e da sua vida em geral.  Inspira criatividade, paz, equilíbrio emocional, comunicação, lealdade e sabedoria.

W

Wulfenita - Energiza e purifica o corpo físico. Utilização de forças criativas em todos os aspectos do ser..

 

Talismãs Planetários de Cristais

Nas antigas civilizações dos egípcios, romanos e druidas, acreditava-se que os talismãs possuíam poderes mágicos e religiosos.  Usados na forma de coração, escaravelhos, olhos, serpentes, deuses e deusas, eram feitos com pedras preciosas brilhantes. O talismã para proteção pode ser feito com um cristal colocado sobre o ponto focal. Sua energia é similar à do pingente e é benéfico quando usado sobre o Chacra do coração. Quando programado, o talismã pode dar poderes específicos ao usuário. Por exemplo, se você transmitir ao cristal a imagem para atrair as forças positivas da luz, aumentar a sorte, acelerar a iniciação na percepção mais elevada ou protegê-lo da negatividade, o talismã reterá o objetivo para você. Ele acredita no que sua mente transmite.

Sol-domingo - Astro Rei, esteio do nosso sistema solar estrela mais próxima da Terra, rege  a saúde, vitalidade, autoridade e poder.  Representa a personalidade, Ego, o princípio masculino. Pedras Correspondentes: Diamante,  Rubi,  Topázio, Enxôfre, Cornalina, Âmbar, Pedra do Sol, Cristal de Quartzo, Olho de Tigre.

Lua -  segunda-feira - Embora não seja um planeta, a Lua é responsável pela circulação da água na Terra e dentro de nós mesmos. Ele irradia uma energia feminina maternal, e do bem-estar e felicidade, sendo responsável por nossa energia mental e espiritual. Pedras Correspondentes: Pérola, Opala, Pedra da Lua, Turqueza, Água Marinha, Esmeralda, Quartzo Rosa, Safira, Selenita.

Nódulo Norte da Lua  - O nó norte da lua ainda tem um efeito sobre a Terra, relacionada ao desejo mundano, fama, cobiça, grande inteligência, o comportamento obsessivo, a demência ea inércia.  Pedra Correspondente: Granada.

Nódulo Sul da Lua  - O nó sul da Lua é responsável pelas energias de inteligência focalizado, a libertação, o não-apego, desarranjo, habilidades psíquicas e penetrante insight.  Pedra Correspondente: Olho de Tigre

Marte - terça-feira - Encontra-se entre a Terra e Júpiter, Marte é um pouco menor do que o nosso planeta, mas, por causa de sua proximidade, que tem uma influência definitiva campo energético da Terra.  É responsável pelas energias ardente de força, os esforços militares, conflitos e habilidade mecânica,  cirurgia, acidentes, ferimentos, violência, poder e construção. Pedras Correspondentes: Cornalina, Coral vermelho, Jaspe vermelho, Rubi, Turmalina melancia, Crocoíta, Granada, Heliotrópio, Kunzita, Ônix, Opala de Fogo, Rodocrosita, Rodonita. 

Mercúrio - quarta-feira - Apesar de um pequeno planeta, o efeito do mercúrio é ampliado pela sua proximidade ao sol. Ele irradia uma energia correspondente ao intelecto despertado, da sabedoria e da comunicação. Pedras Correspondentes: Água Marinha, Esmeralda, Calcedônia.  Citrino, Safira, Topázio, Mercúrio, Ágata, Ametista, Aventurina, Kunzita, Safira amarela.   

Júpiter - quinta-feira - É o maior planeta do Sistema Solar, está localizado entre Marte e Saturno.  É responsável pelas energias da individualidade, de expansão, boa sorte, a aprendizagem espiritual, filosofia e religião.  Governa a prosperidade, o crescimento, o perdão, a filosofia, esportes, sorte e viagens longas.  Pedras Correspondentes: Safira amarela, Topázio amarelo, Citrino, Ametista, Charoíta, Lápis Lázuli, Safira Azul, Sugilita, Tanzanita. 

Vênus - sexta-feira -  Situado entre Mercúrio e a Terra  está perto o suficiente para ter uma influência significativa sobre nós, conhecido como estrela da noite, ou estrela da manhã, rege as artes, a cultura, posses, beleza, charme, harmonia e sentimentalismo.  Representa o sentido dos valores e as conexões de todos os tipos. Pedras correspondentes:  Diamante Herkimer, Quartzo branco, Calcita clara, Turmalina Verde e Rosa.

Saturno  - sábado -  Está situado entre Júpiter e Urano.  Sua energia é de organização e disciplina, a estagnação, o não-apego, a redução, o trabalho duro e sabedoria nascida da experiência. Pedras Correspondentes:  Esmeralda, Hematita, Jade, Malaquita, Obsidiana, ônix, peridoto, Turmalina Preta.

 

Os anéis e os cristais - Mãos e dedos

. A Mão Direita é considerada Solar ou de polaridade positiva;

. A Mão Esquerda Lunar ou de polaridade negativa;

. As pedras Rubi (Sol), Coral (Marte), Safira Azul (Saturno), Hessonita (Rahu) e Olho-de-gato (Ketu) são de natureza solares;

. As pedras Pérola (Lua), Esmeralda (Mercúrio), Diamante (Vênus), e Safira Amarela (Júpiter) são de natureza lunares;

. O uso delas nos Dedos das respectivas Mãos intensificam, este tipo de energia;

. Por outro lado, o uso das pedras nas Mãos de natureza oposta, equilibram estas energias na pessoa.

Dedo polegar – Vênus – Diamante

Dedo indicador – Júpiter – Safira amarela

Dedo médio – Saturno – Safira azul

Dedo anelar – Sol – Rubi

Dedo mínimo – Mercúrio - Esmeralda

 

 

 

topo